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Natal no Varejo: Dicas para não errar no planejamento

Natal no Varejo: Dicas para não errar no planejamento

Estamos chegando no mês de dezembro mais uma vez e se você é comerciante sabe que isso só pode significar uma coisa: é hora de acelerar o planejamento das vendas de Natal e da temporada de férias!

A temporada de Natal no varejo é o maior evento de compras do ano. Para varejistas de pequeno e médio porte, as vendas de fim de ano podem representar até 40% de sua receita anual.

Para este ano a expectativa de vendas é grande! Conforme um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Natal de 2021 devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Não tenha dúvida de que os maiores varejistas do mundo começam a se preparar com antecedência para essa temporada lucrativa. Se você também deseja que o seu Natal no varejo seja um sucesso, mas não sabe exatamente como planejar a sua temporada, este artigo é para você.

Neste post você vai perceber que alcançar o seu maior desempenho do ano e, consequentemente, atingir o máximo de sucesso no varejo de Natal e fim de ano é totalmente possível. Mas, para isso, você deve começar agora mesmo!

Para ajudá-lo a fazer isso, reunimos várias tarefas e dicas para não errar no planejamento. Confira logo abaixo!

Os maiores erros de marketing de Natal

Como já falamos, não é nenhum segredo que o Natal é uma época importante para as vendas de praticamente todos os tipos de negócios. Porém, muitas vezes, as empresas podem cometer erros caros em seu marketing de Natal.

Nesta etapa falaremos sobre os 5 erros que as empresas cometem no período de Natal e como evitá-los em seu marketing.

1- Esquecer de maximizar todos os outros eventos sazonais

Além da Páscoa, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, existem outros eventos ao longo do ano em que você poderia estar planejando conteúdo e marketing.

Por exemplo, a Cyber ​​Monday, primeira segunda-feira após a Black Friday, também movimenta o varejo. Certifique-se de estar pronto para atender os seus clientes nesses dias também.

Recomendamos que você tenha um calendário com datas comemorativas para verificar também eventos menores, pois todos esses eventos oferecem a oportunidade de promover seu negócio de alguma maneira.

Você não precisa sempre estar oferecendo descontos para participar desses eventos. Na verdade, eles são apenas um aviso para o seu marketing. Se você não quiser entrar na onda dos descontos, pense no que você pode fazer para movimentar a data escolhida.

2- Não anunciar cedo o suficiente

Os anúncios do Facebook e Instagram exigem um processo estratégico de teste, otimização e dimensionamento, portanto, se você deixar esse processo tarde demais, não será capaz de obter o máximo retorno sobre o investimento de seus anúncios natalinos. Se você pensa em promover anúncios para o Natal, sugerimos que comece já.

Não espere até o último minuto para começar a pensar nos anúncios, muito menos em testá-los. Mesmo um especialista em anúncios não será capaz de começar a trabalhar sem a fase de teste.

Certifique-se de dar tempo para esse processo para garantir o máximo retorno sobre os gastos com publicidade. Essa parte é muito importante para o sucesso do seu Natal no varejo.

3- Ter ofertas ruins

Não há nada de errado em oferecer descontos. É eficaz. Sempre foi, sempre será.

Mas nas redes sociais, no Natal, os descontos vão encher o feed de notícias das pessoas. Então, como você se destaca? Uma maneira é garantir que sua oferta seja diferente, e não apenas os habituais 10% de desconto que todo mundo também está oferecendo.

Além de oferecer uma economia financeira, de que outra forma você pode melhorar a vida de seus clientes? Aqui você pode pensar em oferecer um presente grátis na compra ou algum tipo de serviço personalizado.

4- Não investir o suficiente

Os custos aumentam no quarto trimestre do ano. Não há como contornar isso.

Portanto, se você quiser usar anúncios no Facebook e no Instagram, terá sim que gastar mais dinheiro.

Se a sua loja for física, que tal buscar boas referências de vitrine e decoração para enfeitar a sua loja?

Você também pode pensar em embalagens de Natal personalizadas com sacolas e papel de presente. Atente-se também às fitas, laços e cartões. Uma boa dica é apostar em opções sustentáveis que contribuam com a preservação do meio ambiente.

Se for preciso, invista em contratações temporárias para os dias mais movimentados, uma prática super comum no comércio e muitas vezes necessária.

5- Não trabalhar com um especialista

Não somos especialistas em tudo e nem conseguimos ser. Portanto, se o Natal é um dos períodos mais importantes para as vendas do seu negócio, você precisará de especialistas para ajudá-lo.

A NL Informática oferece soluções inovadoras, como o NLGestão, o NL Gestão de Vendas e o Venda Fácil. Quer saber mais sobre esses produtos? Então, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Seguindo essas dicas para não errar no planejamento do seu Natal no Varejo, você já consegue ter uma ideia do que não fazer no seu negócio nessa época.

A partir de agora, compilamos algumas ações que o ajudarão a aumentar suas vendas de Natal!

Ações para preparar sua loja para o Natal

1- Planeje bem sua vitrine

Já falamos aqui sobre a importância da vitrine bonita, mas vale reforçar esse assunto.

Certifique-se de que seus expositores (ou seja, vitrines e expositores na loja física, layouts na loja on line) possam chamar a atenção e motivar as pessoas a comprar. Comece desde já a planejar o que você exibirá em sua loja e crie as histórias que contará por meio da sua decoração de Natal.

Antes de iniciar esse processo, tenha certeza de que você tem os materiais para montar vitrines e decorações deslumbrantes. Esses incluem:

– Luzes – invista em uma boa iluminação que faça seus monitores se destacarem. Se possível, use luzes brancas para gerar interesse.

– Acessórios – acabe com os acessórios genéricos e compre algo específico para o Natal e para a temporada de férias.

2- Solicite mercadorias específicas para o Natal

Você venderá itens para presentes ou mercadorias com o tema natalino? E os pacotes de presentes? Você já deve ir pensando nisso tudo. Conclua seu planejamento de estoque de férias e peça mercadorias até a metade deste mês para garantir que você seja capaz de estocar os itens de feriado.

O mesmo vale para os cartões-presente. Encomende cartões-presente voltados para o feriado e planeje onde e como você irá promovê-los. Os cartões-presente são super populares durante o Natal e são ótimos para seus resultados financeiros.

3- Deixe o seu site com cara de Natal

Nesta etapa você deve, por exemplo, planejar os banners com o tema de Natal que exibirá em seu site. Durante as festas de fim de ano, muitos varejistas criam seções ou categorias especiais para presentes, como “Para ela” ou “Presentes abaixo de R$ 50”. Essa é uma ótima ideia para se inspirar.

Se você estiver realizando promoções sazonais, certifique-se de que os visitantes do seu site possam acessar as suas ofertas facilmente.

4- Contrate funcionários extras para o fim de ano

Se você costuma contratar pessoal adicional nesta temporada, agora é a hora de começar a procurar. Comece divulgando as vagas em suas redes sociais.

Além disso, veja se você pode implementar táticas de contratação mais criativas para encontrar a equipe certa.

Você não pode deixar essa etapa para o final pois deve considerar o tempo que irá levar para treinar o seu pessoal novo.

5- Certifique-se de ter suprimentos suficientes

O feriado será agitado e ficar sem suprimentos quando o Natal estiver acontecendo pode significar um desastre. Prepare um estoque com esses suprimentos agora, para que você não precise se preocupar com eles mais tarde. Aqui estão alguns itens que você pode estocar:

– Suprimentos para caixas, incluindo canetas, papel, fita adesiva, grampeadores, etiquetas, etc.

– Papel de recibo

– Cartões de presente

– Caixas de presente

– Papel de presente

– Sacolas

– Cabides

– Produtos de limpeza

6- Aumente a segurança da sua loja

As férias trazem mais tráfego de clientes para o seu negócio, mas isso também pode significar mais oportunidades de roubo. Lembre de reforçar a segurança do seu comércio.
Aqui estão algumas dica para você seguir:

Defina as permissões de usuário corretas

A maioria dos sistemas de ponto de venda modernos permitem que você defina permissões de usuário para permitir ou restringir os membros da equipe de realizar certas tarefas. Verifique com seu provedor de soluções de PDV e veja como você pode atualizar as permissões em sua loja.

Revise suas permissões de usuário para ter certeza de saber exatamente o que sua equipe pode ver e fazer com o seu PDV. Um grande erro que muitos varejistas cometem é aplicar as mesmas permissões para todos os funcionários.

Você também deve estar atento quando se trata de quem pode processar vendas anuladas, pois essa é uma maneira muito fácil de roubar estoque.

Realize contagens parciais de estoque

Considere a contagem cíclica em vez de fazer contagens completas de estoque. A contagem cíclica significa contar fisicamente apenas certas partes do estoque a cada tantas horas, ou diariamente, para que você não precise mais fazer uma contagem completa do estoque.

Ao fazer isso, você será capaz de identificar discrepâncias de estoque e roubo mais cedo ou mais tarde. Sem falar que a contagem cíclica ajuda você a manter o controle do estoque sem interromper o horário normal da loja.

7- Esquematize os feriados e férias do seu negócio

Provavelmente você irá implementar políticas especiais para os feriados. Por exemplo, muitos varejistas são mais tolerantes com devoluções e trocas de produtos que foram comprados durante o Natal.

Você também deve deixar claro como processará as devoluções. Você permitirá que os clientes devolvam os itens sem um recibo? Devolverá o dinheiro ou deixará o cliente com crédito na loja? Esses são apenas alguns dos assuntos que você precisa lembrar de divulgar previamente.

Elabore as regras de trocas com base no que faz mais sentido para o seu negócio.

8- Certifique-se de que suas soluções tecnológicas estejam em dia

Ter um plano de Natal sólido no papel é ótimo, mas você corre o risco de ver as ações que planejou não darem certo se não tiver a tecnologia para apoiar seus planos. Antes de implementar seus programas de Natal, certifique-se de que seus sistemas de tecnologia possam lidar com a pressa. É importante que você dê esse passo antes que sua loja esteja com muito movimento.

Faça o seguinte na primeira semana de novembro:

Atualize seu software
Você está planejando implementar um novo software para as férias de Natal ou o Ano Novo? Ou talvez você queira fazer promoções especiais, mas precisa de uma nova plataforma para fazer isso. Seja qual for o caso, descubra os sistemas de que precisa e configure-os antes do Natal chegar. Isso significa que tudo deve ser instalado corretamente e todos os seus dados devem ser migrados para a nova plataforma.

Certifique-se de que seu site pode lidar com o tráfego extra
Se você está executando campanhas de marketing online e planeja direcionar tráfego para sua loja de comércio eletrônico, certifique-se de que seu site pode lidar com isso.

Teste a velocidade do seu site e converse com seu provedor de hospedagem para garantir que tudo corra bem quando as pessoas visitarem sua loja online nos próximos meses.

Conclusão

A temporada de compras natalinas já está em andamento e é hora de você começar a se preparar. As etapas que você seguir hoje determinarão se você terá sucesso ou não na época do Natal. Portanto, dê a si mesmo o presente da preparação e entre em ação o mais rápido possível!

Boas festas!

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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