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Siga 10 dicas para a sua loja na maior data do ano, a Black Friday

Imagem de uma vitrine de loja de roupas com manequins e um cartaz colado no vidro escrito: "black friday sale"

Siga 10 dicas para a sua loja na maior data do ano, a Black Friday

A Black Friday é o maior evento de varejo do ano! Nessa data, as vendas disparam e os clientes aproveitam as oportunidades de compra em todos os lugares do mundo.

Embora ainda estejamos algumas semanas longe da data, o evento já está no radar dos brasileiros. Se você quer saber qual a melhor maneira de aproveitar essa oportunidade imperdível para dar aquela impulsionada nas vendas da sua loja antes do Natal, está no post certo!

Com a flexibilização das medidas de isolamento social e a retomada do comércio, a expectativa para a Black Friday 2021 é grande. No ano passado, em meio à pandemia, a Black Friday rendeu o montante de R$13,09 bilhões aos e-commerces brasileiros.

Este ano, as coisas estão melhorando para varejistas online e offline. Dados mostram que o tráfego dos shoppings está se recuperando em 2021. Em julho deste ano, os shoppings tiveram um aumento de 55% no tráfego de pedestres, em comparação com o início do ano. Incrível, não é?

Algumas empresas já vêm se preparando há meses com grandes promoções para a data, inclusive, muitas lojas estão fechando negócios mais cedo do que nunca. Se você está no time de varejistas que ainda não programou nada para Black Friday, não se desespere pois ainda há tempo!

Neste artigo preparamos 10 dicas para a sua loja na Black Friday! Aqui vamos lhe explicar como as promoções da Black Friday podem beneficiar seu negócio e o que fazer para preparar a sua loja ou o seu e-commerce para esse grande evento.

Mas antes disso, que tal entendermos melhor sobre a Black Friday?

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento comercial que se originou nos Estados Unidos e se espalhou para países ao redor do mundo. É uma oportunidade para empresários, comerciantes e (é claro) varejistas promoverem seus produtos de maior sucesso e assim “liberarem” seus depósitos de estoque antigo ou não vendido. As marcas fazem isso reduzindo os preços em suas lojas físicas e/ou virtuais. E não se trata apenas de produtos à venda, muitos freelancers e proprietários de empresas também oferecem seus serviços a um preço reduzido.

Hoje em dia a Black Friday não acontece mais apenas nos Estados Unidos, hoje a maioria dos países ao redor do mundo aproveita essa data para estimular o consumo antes dos feriados de dezembro e das férias de verão.

A Black Friday foi criada com o foco para compras em lojas físicas. Algo que está mudando com o tempo, especialmente durante a pandemia.

Diante disso, você que é varejista precisa se concentrar em como se preparar para todos os cenários possíveis durante a Black Friday, a fim de melhorar o desempenho da sua loja e garantir uma jornada completa para os seus clientes.

Quando é a Black Friday 2021?

A Black Friday tradicionalmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças. Neste ano, a Black Friday acontecerá em 26 de novembro, com início à meia-noite do dia anterior.

Mas não é incomum que os descontos comecem alguns dias antes e continuem durante a “Black Week”, semana que antecede a Black Friday. Neste ano, a Black Week acontece de 22 a 26 de novembro de 2021.

Mas as vendas de novembro não param por aí! Depois da Black Week e da Black Friday, a Cyber Monday é a segunda-feira após a sexta-feira de promoções e é conhecida como uma oportunidade para criar ofertas ainda mais competitivas. Ela começou a ser utilizada exlcuisivamente por empresas de tecnologia, porém no ano passado muitos segmentos fizeram proveito da data.

No ano passado, a Cyber Monday foi uma das grandes tendências a ser exploradas pelos lojistas virtuais brasileiros, fato que deve se manter em 2021.

Leia até o final para saber quais são as 10 dicas para a sua loja na Black Friday!

Por que participar da Black Friday?

Se você está lendo este artigo, é provável que já saiba que essa é uma oportunidade imperdível de aumentar suas vendas!

Para ajudá-lo, elaboramos um guia com 10 dicas de como preparar a sua loja para vender mais na Black Friday em 2021.

Vamos entender quais são as etapas para fazer exatamente isso?

1- Comece o seu planejamento agora mesmo

Por mais batido que isso possa soar, um bom planejamento é a primeira etapa para uma Black Friday de sucesso. Sem ele, alguns problemas podem surgir e afetar os resultados da sua sexta-feira de vendas.

Nos últimos tempos, as vendas da Black Friday começaram bem cedo. No ano passado, o Walmart começou a vender cinco semanas antes da data original.

Entendemos então que a Black Friday não é apenas mais um dia de compras, ela se transformou basicamente no evento de consumo de um mês inteiro. E em 2021, podemos esperar que essa tendência esteja muito mais viva.

Nesta época, as pessoas desejam fazer compras para as festas de fim de ano, e a maioria delas começará cedo.

Se quiser manter a sua loja competitiva e bem posicionada no mercado, você precisa planejar o que será feito, quais produtos deverão ser repostos no estoque e então anunciar suas promoções de Black Friday o mais rápido possível!

Dessa forma, você consegue levantar quais são as suas necessidades e as soluções com calma.

2- Seja específico sobre seus objetivos

A primeira pergunta que você deve fazer ao considerar as promoções não é “Que tipo de promoção devo oferecer?” Em vez disso, deve ser: “O que eu quero alcançar?” Comece identificando seus objetivos. Você quer aumentar o tráfego de pedestres? Impulsionar seus resultados financeiros?

A sua resposta o ajudará a decidir sobre a promoção de vendas certa a ser feita. Se você deseja atrair pessoas para sua loja, por exemplo, um desconto atraente pode ser a melhor opção.

3- Escolha suas ofertas especiais e defina descontos

Escolha quais produtos ou serviços você colocará em promoção. Você pode reduzir os preços de seus produtos mais populares ou de menor venda (para liberar estoque não vendido). Pode ser útil fazer uma pesquisa rápida primeiro, para descobrir quais produtos são mais populares com seu mercado-alvo e ver se eles correspondem ao que você vende.

Você pode usar uma planilha simples para delinear as vendas planejadas – identificar produtos e descontos, preços regulares e com desconto e o cronograma da promoção da Black Friday. Certifique-se de que a descrição dos produtos com desconto na sua loja online seja atraente e incentive os clientes a comprar.

Nesta etapa é imprescindível que você defina os descontos. Primeiro, reveja os preços dos seus produtos. Como você calculou o preço final de seus produtos? Que elementos você considerou? Olhe para o número e calcule que valor ou porcentagem você pode dar, sem arriscar a estabilidade do seu negócio.

Durante a Black Friday, quanto maior o desconto, melhor. Muitos lojistas oferecem pelo menos 20% de desconto, mas você pode ser criativo. Por exemplo, você pode oferecer um bom presente ou um produto de graça – como compre 1 e leve 2 – quando o pedido exceder um determinado valor. Ou, você pode oferecer determinados produtos com um desconto percentual acima da média, como 50% ou até mais.

4- Aposte na sua loja online

O comércio eletrônico continua bastante forte na Black Friday deste ano, portanto, é bom que você invista em uma ótima presença online.

É muito importante que você verifique se a sua loja online está preparada e apta a lidar com o tráfego extra durante o mês de novembro.

Isso significa investir em uma boa tecnologia que pode ajudar a sua loja online a lidar de forma eficaz com quaisquer picos de tráfego e vendas. Essa etapa precisa ser feita semanas, ou até meses antes da Black Week entrar em ação.

Quando foi a última vez que você permaneceu em um site que parecia feio, lento e difícil de usar? Uma pesquisa mostrou que 75% dos consumidores julgam a credibilidade de uma empresa com base no design e velocidade de seu site, e essa etapa é especialmente importante durante a Black Friday, quando milhões de lojas estão lutando pela atenção dos clientes.

Se você ainda não pensou sobre isso, faça um teste em seu site de comércio eletrônico. Avalie a velocidade, o desempenho e a confiabilidade de sua loja online e, em seguida, encontre maneiras de reduzir o tempo de carregamento sem comprometer a qualidade.

É por isso que recomendamos que você verifique se o seu site é:

Fácil de navegar: sua loja deve ter uma navegação acessível para os visitantes explorarem e encontrarem o que procuram rapidamente.

Otimizado para celular: além de um site com boa navegação, a sua loja online deve funcionar bem em qualquer dispositivo, seja um laptop, smartphone ou tablet.

Confiável: se você deseja competir com empresas como Amazon ou Mercado Livre, os clientes precisam confiar em seu site. Os elementos que inspiram confiança são os mesmos que fazem um site parecer profissional, como um grande logotipo e um nome de domínio personalizado exclusivo para sua empresa.

Depois disso você pode liberar sua criatividade e fazer suas ofertas da Black Friday se destacarem!

5- Adapte o design do seu site ou loja online

Após garantir a velocidade e usabilidade da sua loja online, chegou a hora de deixá-la mais bonita e atrativa.

Nesta etapa você pode adicionar um banner no site com uma imagem ou vídeo anunciando seus descontos na Black Friday e mostrando seus produtos mais populares. Chame a atenção dos visitantes com fotos, imagens ou vídeos que correspondem à sua marca. Crie uma categoria específica em sua loja, chame-a de “Black Friday” e liste todos os seus produtos com desconto aqui para que sejam fáceis de encontrar.

Se você vende produtos que podem ser combinados, pode fazer uma venda cruzada deles. Adicione links – com fotos e descrição – para produtos que combinam. Por exemplo: abridores de vinho e garrafas, tapetes de ioga e roupas de ioga, bicicletas e roupas de ciclismo e assim por diante.

6- Prepare seu estoque

Ter um estoque reforçado é uma das principais dicas de Black Friday. Depois de você definir quais serão as suas ações e promoções, esse é o momento de garantir que a sua loja terá produtos suficientes.

Por isso, converse antecipadamente com os seus fornecedores sobre as suas necessidades, e fique tranquilo de que as suas entregas chegarão até o prazo que você estipulou.

7- Não se esqueça do SEO

Se você deseja que os clientes encontrem seus produtos online, uma boa tática para fazer isso é aumentar a presença do seu site no Google.

Uma dica profissional? Crie páginas especificamente para atrair tráfego orgânico.

Uma das maneiras mais econômicas de fazer isso é criar páginas de destino para a Black Friday e a Cyber ​​Monday, visando o tráfego de busca orgânica.

8- Mostre seu estoque da loja no Google

Por falar em melhorar sua presença no Google, uma dica que ajuda muito é conectar seu catálogo físico ao perfil do Google Business e permitir que seus clientes naveguem no estoque da sua loja. Uma pesquisa do Google descobriu que 90% dos compradores fazem uma busca na Internet por um produto antes de ir a um local físico de varejo. Mostrar seu estoque é uma boa maneira de atrair novos clientes e incentivá-los a visitar sua loja.

9- Incentive compras seguras na sua loja física

Se você está planejando vender pela sua loja física, certifique-se de aplicar medidas rígidas de saúde e segurança.
Você deve encontrar maneiras de acomodar com segurança os clientes que desejam fazer compras pessoalmente.

É muito importante garantir que as experiências na loja física sejam de baixo risco, o que pode ser alcançado criando lojas temporárias ao ar livre, limitando o número de pessoas permitidas na loja e garantindo que todos os clientes usem máscaras enquanto estiverem dentro da sua loja.

10- Pagamento facilitado

Para vender bem, você deve facilitar os meios de pagamento e aceitar praticamente todas as formas que seus clientes desejam pagar.

Invista em máquinas de cartão que aceitam diferentes bandeiras e considere aceitar pagamentos via Pix, PayPal e outros.

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Gostou das dicas para vender mais nessa Black Friday? Deixe seu comentário abaixo!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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