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PDV Móvel: Saiba como esta estratégia pode melhorar sua loja

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PDV Móvel: Saiba como esta estratégia pode melhorar sua loja

Você sabe o que é o PDV móvel? Conhecido também como ponto de venda móvel, esse elemento é uma estratégia que pode ser adotada pelas empresas para reduzir as filas dentro de um negócio. 

Dessa forma, a equipe consegue atender os clientes de forma rápida e eficiente, o que otimiza a sua experiência no momento da compra. 

Ou seja, esse é um modelo que é alternativo ao modelo tradicional de vendas, já que permite ao vendedor efetivar a compra no próprio local, sem a necessidade de direcionar o cliente até o caixa. 

Outra questão ligada ao ponto de venda móvel é que pode ocorrer o transporte de ações e até mesmo de dinheiro e pagamentos, dentro do local, para outro. 

Tudo isso, controlado por meio de um sistema da empresa e monitorado também pela sua equipe de colaboradores. 

Como esse é um assunto importante e que tem crescido em diversas lojas do varejo, assim como em uma assistência técnica iphone São Paulo, falaremos com mais detalhes a seguir! Prossiga a leitura e obtenha mais informações. 

O contexto para o surgimento do PDV Móvel

Provavelmente, você já foi até uma loja e se deparou com uma longa fila para realizar a compra de um produto. 

Sem dúvidas, você ficou bastante desanimado e pensou em desistir da compra. Isso é uma realidade e infelizmente, ocorre em muitas empresas, o que pode levar o abandono do produto e um desestímulo por parte do cliente.

Diante disso, o PDV móvel surge como uma alternativa bastante interessante ao caixa e às filas longas. 

Por ser um elemento que pode ser deslocado, um ponto de venda móvel, permite até mesmo que o pagamento seja feito no local, seja por meio de pix ou de uma transação via cartão de débito ou crédito. 

Com isso, a empresa consegue reduzir ou eliminar as filas, o que torna ainda melhor a experiência do cliente no contato com a marca. 

Com o aumento do número de empresas, torna-se cada vez mais necessário ter um diferencial da marca, seja de uma loja física ou de uma empresa que presta consultoria de ti preço

O atendimento é um dos pontos fundamentais para atrair ou repelir um cliente. Com o tempo cada vez mais corrido, que proporciona um rápido atendimento, se destaca no mercado e no cenário competitivo. 

Os benefícios em investir nesse modelo de vendas

A partir do entendimento do contexto que leva ao surgimento do PDV móvel, vamos conversar também sobre os benefícios em investir nesse modelo de vendas para sua loja que comercializa serviços de topografia. Acompanhe a seguir!

Redução de atritos entre cliente e colaborador 

É muito importante, a partir do entendimento do que é um PDV móvel, detalhar os benefícios oferecidos. 

Começaremos com a redução de atritos entre o cliente e o colaborador. Imagine que um cliente deseja comprar várias roupas em sua loja varejista e no momento de passar o pedido se depara com uma loja fila.

Em muitos casos, essas empresas só dispõem de um ou dois colaboradores no caixa, o que aumenta ainda mais a irritabilidade do cliente. Além dele estar em uma longa fila, só tem 2 funcionários no caixa. Isso é sinônimo de uma longa espera. 

Com isso, o cliente já entra em atrito e pode realizar reclamações da loja  ou até mesmo, desistir da compra. Essa desistência provoca perda de dinheiro para a loja e uma redução de imagem positiva da empresa. 

Com o PDV móvel em sua empresa de instalação de energia solar o cliente pode ter um atendimento muito mais rápido e ainda, personalizado. 

 

Mais velocidade no processo de concluir uma compra 

A lógica do PDV móvel é evitar longas filas, ou seja, garantir que o atendimento ocorra de forma mais rápida. 

Isso traz mais velocidade no processo de concluir a compra, já que o cliente já pode estar com seu produto à mão e conseguir finalizar a compra, ou até mesmo, já se informar diretamente com o colaborador sobre algo que seja do seu interesse. 

Ou seja, essa é uma ótima opção de fazer com que o cliente conclua mais rápido a compra e saia satisfeito da sua loja. 

Melhora da experiência do cliente 

Essa velocidade no atendimento, assim como no processo de conclusão de compra proporcionam uma ótima experiência ao cliente no contato com sua marca. 

Se antes as empresas tinham um foco na venda de produtos e serviços, sem se atentar à experiência do consumidor, hoje em dia, o bom contato do cliente na realização com a marca se tornou essencial. 

Por isso, ao inserir o PDV móvel em sua loja de ar condicionado em Salvador, ou em qualquer outro negócio varejista, você só tende a ganhar. 

Uma boa experiência do cliente no contato com a marca ajuda a garantir também boas percepções em comentários e redes sociais, assim como atrair outros clientes que estão em busca da mesma experiência. 

Reduz o uso de papel dentro da loja 

No ambiente físico é muito comum que após a compra, o cliente receba uma nota fiscal impressa. 

Por exemplo, o cliente teve o ato de comprar nobreak e por isso, recebeu sua nota comprovando o pagamento. Mas, essa ação representa pouca sustentabilidade, já que emite papel. 

Por isso, existem formas da empresa enviar a nota para o cliente por email ou telefone, o que reduz a emissão de papel e ajuda a garantir a sustentabilidade. 

Com essa ação, você ainda consegue demonstrar ao cliente a preocupação da sua loja com aspectos ligados ao meio ambiente. 

Torna o processo de compra ainda mais flexível 

Mais uma vantagem do PDV móvel é conseguir transformar todo o processo de compra, com otimização do tempo do cliente, assim como com maior flexibilidade. 

De forma prática, o cliente pode chegar em seu balcão, levantar informações sobre telefones voip preços e decidir naquele momento qual produto ele irá adquirir. 

Tudo isso de forma rápida, objetiva e simples, com a realização da compra e envio da nota por email ou celular. De certa forma, isso reduz também as burocracias e torna o processo muito mais ágil.

Ou seja, com todos esses benefícios, sua empresa consegue contar também com o aumento do faturamento, já que essa é uma opção de compra muito mais atrativa ao cliente. 

Como implementar o PDV móvel em sua empresa? 

A partir de todos os benefícios que citamos nesse artigo, você deve estar pensando: tudo bem, mas como eu implemento esse sistema em minha empresa? Não se preocupe que vamos te explicar!

Para facilitar a compreensão de como isso pode ser implementado em sua empresa de manutenção de nobreak, separamos uma lista a seguir.

  • Invista em um programa de software que seja adequado;
  • Verifique os pontos da loja em que é possível implementar o PDV móvel;
  • Realize o treinamento dos colaboradores; 
  • Identifique as formas de pagamento que serão aceitas;
  • Avalie as métricas para fazer as possíveis mudanças. 

 

Vamos falar sobre cada um desses passos a seguir. O PDV móvel não necessariamente precisa da instalação de um balcão, já que um smartphone que contenha o programa de software já pode ser considerado como um ponto de venda móvel. 

Para que isso tenha efetividade, é importante identificar e investir em um programa de software que seja adequado para sua loja ou negócio, levando em conta a qualidade do programa, velocidade de carregamento e layout. 

Ou seja, as funcionalidades do software precisam ser avaliadas, de modo a garantir que a compra de fato seja rápida e a venda eficiente. 

Além disso, é importante identificar em sua loja quais são os melhores pontos para implementar o PDV móvel, de modo a evitar filas e dores de cabeça por parte dos clientes. 

O terceiro ponto diz respeito ao treinamento dos colaboradores, pois, eles precisam saber o que sua empresa está realizando e como proceder na abordagem ao cliente. 

Os colaboradores são peças fundamentais para que essa ação dê certo e por isso, eles precisam ser treinados para isso. 

Conclusão

Com o uso de um bom software, é importante que a empresa saiba também quais formas de pagamento serão aceitas. 

Por exemplo, existem locais que só aceitam o pagamento via cartão de débito, crédito ou pix, não aceitando receber dinheiro físico. 

Por fim, é importante que sua empresa consiga avaliar as métricas, identificando se realmente essa ação tem aumentado o volume de vendas e se ajustes precisam ser feitos. 

A partir dessas orientações, faça uma avaliação do sistema PDV móvel e sua aplicabilidade na empresa. 

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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