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6 estratégias de e-commerce para varejistas

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6 estratégias de e-commerce para varejistas

Se você possui uma loja online que vende produtos ou serviços, pode estar interessado em boas estratégias de e-commerce para varejistas.

Uma pesquisa de mercado realizada pela DHL mostrou que a previsão de crescimento do comércio eletrônico é de, em média, 22% até 2021 para a América Latina. Um número bem próximo do previsto para o aumento nacional (17%). Confira aqui a pesquisa.

Neste texto, iremos falar sobre como sua loja virtual pode atingir seus objetivos de vendas e melhorar sua posição no mercado através de boas práticas. 

Mas, para isso, você deve verificar se o seu e-commerce está preparado para receber possíveis compradores. O seu site deve ser acessível através de qualquer tipo de dispositivo (desktop ou smartphone) e precisa ter um design legível – com informações claras para que os consumidores possam navegar com facilidade e encontrar aquilo que procuram. 

Antes de arregaçar as mangas e implementar qualquer tipo de estratégia de e-commerce, lembre-se que os clientes esperam sites intuitivos e compatíveis com dispositivos móveis. E como a maioria deles acessa conteúdos pelo smartphone, as empresas com um site otimizado, provavelmente, ganharão nas vendas no lugar daquelas que não possuem um.

A seguir estão 9 estratégias que consideramos importantes para o sucesso do seu comércio eletrônico nos próximos meses:

Pesonalização

Não deve ser novidade para sua equipe de marketing que a maioria das pessoas não gosta de compartilhar informações privadas sobre si. Isso também pode acabar sendo um contraponto quando falamos em estratégias de e-commerce para varejistas.

Porém, quando os consumidores confiam que seus dados serão gerenciados e utilizados de forma responsável para receber recomendações personalizadas, entendem melhor sobre os benefícios.

Utilizar informações de forma correta para fins de personalização também gera um ótimo impacto na satisfação dos clientes.

Mas tenha muito cuidado! Se os dados de seus compradores forem mal gerenciados ou utilizados de forma negativa, sua empresa pode perder a boa reputação.

Modelos de assinatura

Já que falamos de personalização, não podemos esquecer de uma outra tendência que, ultimamente, está mostrando resultados crescentes no comércio eletrônico: as assinaturas online.

As vendas por assinatura dobram a cada ano e já movimentam mais de 2,5 bilhões de dólares. Esse crescimento acontece em maior parte pelo consumo de serviços em plataformas de mídia online, como por exemplo o Netflix e o Spotify. 

Mas essa crescente não está limitada apenas ao consumo de mídia. Muitas empresas têm apostado em uma estratégia que você já deve ter visto por aí, conhecida como “assinatura de box”. 

Trata-se de uma forma diferente dos clientes recebem produtos e curadoria em seu lar, de forma recorrente e pagando uma mensalidade fixa por isso. 

Os produtos podem ser variados e geralmente os pacotes ou planos são divididos em 3 tipos:

Serviços de curadoria: tem como objetivo fornecer aos clientes produtos novos ou personalizados;

Serviços de reabastecimento: servem para a entrega conveniente e recorrente de produtos;

Serviços de acesso:  Tem como objetivo oferecer acesso exclusivo a descontos e outras vantagens para inscritos.

Visualização Interativa do Produto

Um dos principais motivos pelos quais alguns compradores ainda têm um certo receio ao fazer compras on-line é que, muitas vezes, o produto parece “intangível”, já que o consumidor não pode tê-lo em suas mãos antes de efetuar uma compra. 

Por isso, a visualização do produto torna-se um item essencial para os sites e é uma boa estratégia de e-commerce para varejistas.

Isso ajuda as pessoas a entenderem todos os detalhes de um produto, evitando possíveis decepções ou reclamações e críticas negativas por parte do comprador.

Um bom exemplo de visualização interativa é a recente adição da opção de zoom em vários sites de comércio eletrônico. Esta estratégia tem sido de grande ajuda para empresas e permite que os consumidores vejam determinados detalhes do produto.

Além deste recurso, é possível incluir vídeos de demonstração, para que assim o consumidor possa ver como o produto funciona e também para garantir que ele tenha a aparência esperada.

Outra opção poderosa e ainda pouco explorada nos sites de e-commerce é a experiência 3D. É possível que através dela, o cliente tenha contato com uma imagem interativa. Isso não apenas aumenta o envolvimento do cliente, mas também aumenta significativamente as taxas de conversão.

Social Commerce

Nos últimos anos, as mídias sociais se tornaram um recurso importante e valioso para os varejistas. Não só ações de remarketing e botões de compra começaram a fazer parte destes canais, mas os usuários das redes sociais também passaram a realizar compras de produtos descobertos previamente através da indicação de influenciadores. 

No Brasil, 8 em cada 10 pessoas participam de alguma rede social.

Há, por parte dos desenvolvedores e usuários, certa preocupação com relação a muita publicidade e integração do comércio eletrônico nas plataformas de mídias sociais. Mas a presença de estratégias de e-commerce nestas redes funcionam e não pode ser descartadas, já que, em média, 74% dos compradores observam as recomendações on-line de produtos.

A importância das mídias sociais como fonte de referência para sites de comércio eletrônico continua a crescer, assim como o número de consumidores que passaram a realizar compras no mundo digital.

Pesquisa por voz

Com a modernização dos motores de busca disponíveis na internet, o avanço da tecnologia interativa e a modernização dos smartphones, a pesquisa de voz está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas. Ela também vem possibilitando uma nova tendência de usabilidade para pesquisas sobre produtos e serviços.

Se você ainda não ouviu falar sobre Siri, Alexa e Cortana, é bom se atualizar. Estas “assistentes” tecnológicas estão presentes na vida diária de muitos clientes em potencial.

Isso possibilita que consumidores consigam realizar pesquisas com as mãos livres em qualquer lugar ou enquanto fazem outras atividades.

A interação por voz ocorre de forma um pouco diferente de uma pesquisa escrita tradicional, porque as pessoas tendem a falar de forma mais simples e prática do que escrevem. Por isso, é importante entender a relação entre a forma da pergunta e a intenção do cliente de comprar.

Para acompanhar essa estratégia de e-commerce muitas empresas precisarão se adaptar, escrevendo seu conteúdo de busca de forma mais conversacional, já que os conteúdos disponíveis na internet no futuro deverão estar menos relacionados à palavras-chave e mais a contexto e semântica.

Varejo Multicanal – Omnichannel

O Varejo Multicanal ou Omnichannel não é grande novidade no mundo das vendas. Esta pode ser uma das estratégias de e-commerce para muitos tipos de negócio. 

Muitas pessoas se conectam a uma marca a partir de vários pontos de contato em sua jornada de compra de um produto ou serviço. Por isso, para alguns modelos de varejo, estar em diversos canais, onde um cliente possa comprar o seu produto ou até mesmo obter informações sobre ele, é uma boa opção.

Lembre-se que você precisará ter fôlego e empenho para implementar e gerenciar unidades de canais de venda e isso exige bastante tempo, recursos e um bom gerenciamento do seu inventário.

Porém, há um lado bom nisso tudo. Se você realmente deseja adotar uma estratégia de vendas omnichannel, pode contar com a utilização de softwares especializados nisso. Eles devem garantir consistência em todas as plataformas, consolidar dados de todos os canais, alcançar clientes em todos os pontos de contato possíveis e ajudar a gerenciar seu inventário.

O cenário das vendas on-line está evoluindo e isso significa que o setor de e-commerce ficará maior e melhor nos próximos anos, tornando-se mais uniforme. 

Com o avanço da tecnologia e novas tendências digitais, os proprietários do comércio eletrônico deverão se atualizar e acompanhar as tendências para não ficar atrás de seus concorrentes e perderem oportunidades de vendas. 

Existem muitas outras estratégias de e-commerce existentes que você poderá utilizar em seu negócio, assim como outras novidades irão surgir.

Acreditamos que as estratégias acima serão de grande valor para iniciar melhorias no seu e-commerce e ajudar suas vendas futuras.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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