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Segurança online: 6 dicas para mantê-la na sua empresa

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Segurança online: 6 dicas para mantê-la na sua empresa

A internet trouxe uma série de vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores. Contudo, quando o assunto é segurança online, ambos os lados ainda precisam ter bastante atenção, evitando problemas.

Não em vão, a nova Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) tem sido um dos assuntos mais discutidos do momento. Afinal, adequações quanto a captura e utilização desses dados precisarão ser feitas e tanto as empresas quanto seus clientes precisarão ter conhecimento claro quanto aos termos.

Enquanto as mudanças ainda não são exigências e pontos vêm sendo discutidos, alguns cuidados já podem e devem ser tomados. Isso garantirá a segurança para o consumidor, para as empresas e estimulará uma relação de confiança mais promissora entre as partes.

Confira as dicas que selecionamos para auxiliar nessa tarefa:

Mantenha rotinas preventivas para segurança do seu banco de dados

Problemas de segurança online podem levar o seu negócio a receber críticas de consumidores, reviews negativos e uma propagação que afetará diretamente na confiabilidade e reputação da marca.

Por isso, a máxima “prevenir é melhor do que remediar” deve estar dentre as prioridades do seu negócio.

Para isso, é de extrema importância manter processos de verificações e manutenções preventivas nos servidores de sua empresa, sejam eles de responsabilidade de um profissional interno ou terceiro.

Afinal, a cada nova venda processada, mais dados de seus clientes ficam sob sua responsabilidade, ampliando a necessidade de assegurá-lo quanto aos cuidados que você tem com as informações que armazena.

Um analista de banco de dados cuidará desse tipo de rotina, quando há uma grande estrutura interna. Em caso de não tê-los consigo, é indispensável verificar e acompanhar os procedimentos realizados por seus fornecedores.

Tenha uma política de privacidade de dados clara e explícita para seus clientes

Você, certamente, já deve ter entrado em algum site e verificado próximo a formulários ou em páginas de check-out em lojas virtuais a disponibilização de um link que redireciona ao conteúdo com a política de privacidade da empresa.

Bem, essa é uma prática não somente recomendada, como necessária – mesmo que a maioria das pessoas não tenham o hábito de tomar conhecimento sobre essa política.

Esse documento servirá tanto para ajudar a passar confiança para seus clientes atuais e potenciais, quanto para preservar sua marca em ocasiões atípicas onde a segurança online venha a ser afetada.

É possível desenvolver a política de privacidade de sua empresa utilizando modelos de outras instituições do segmento ou com atuação similar à sua. Contudo, é sempre válido revisar as peculiaridades junto a um profissional especializado: um advogado!

Automatize comunicados com boas práticas de segurança online para seu cliente

Em alguns casos, você poderá cercar-se de todos os cuidados possíveis para que seu cliente não seja afetado por um problema de segurança online, mas fatores externos relacionados às condutas e escolhas dele será suficiente para gerar alguns problemas.

Invasões nos computadores do consumidor final ou mesmo golpes podem ocorrer diretamente com o cliente, devido a práticas pouco recomendadas ou menor cuidado por parte dele, como por exemplo:

  • Utilizar a mesma senha em diversos locais;
  • Utilizar um único endereço de e-mail para todos os tipos de cadastro;
  • Utilizar redes de internet compartilhadas;
  • Acessar sites pouco seguros;
  • Ignorar a necessidade de um antivírus;
  • Ignorar a necessidade de obter uma rotina de cuidados com os computadores pessoais;
  • Criar senhas fracas;
  • Evitar a troca contínua de senhas de acesso; dentre outros.

Apesar de parecerem óbvios esses procedimentos, poucas pessoas os fazem adequadamente, aumentando o risco de problemas de segurança online.

Uma boa forma de auxiliar seus clientes é criar mensagens automatizadas que recomendem, lembrem ou instruam a manter essas rotinas presentes.

Você pode automatizar réguas de relacionamento por e-mail considerando períodos padrão ou sob demanda, sendo ativadas conforme comportamento dele.

Outros meios de comunicação também podem ser bastante válidos, como disparo de SMS ou recursos de notificação PUSH, caso trabalhe com um aplicativo.

Também é válido manter uma estratégia de comunicação educativa, ensinando aos seus clientes quais são meios de comunicados oficiais e como se dá essa tratativa, reduzindo a possibilidade de eles caírem em fraudes.

Uma outra dica, em especial para as lojas virtuais, é manter comunicações junto aos clientes informando a evolução de cada etapa de compra, como por exemplo:

  • Confirmação de compra;
  • Confirmação de pagamento;
  • Expedição do pedido;
  • Código de rastreio;
  • Confirmação de recebimento; dentre outros, conforme mapeamento de processo realizado.

Escolha bem as plataformas e serviços de hospedagem que utilizará

Se você possui um e-commerce, precisa dar uma certa atenção à plataforma escolhida. Isso significa que, além de cobrir as necessidades de sua loja, ela precisa entregar soluções completas que cumpram requisitos de segurança online.

Isso vale tanto para o serviço de hospedagem que oferecem quanto para as integrações que possibilitam, seja de ferramentas de relacionamento e comunicação ou de meios de pagamentos.

Caso a hospedagem seja feita por conta própria, você deverá ter ainda mais cuidado, já que serão necessárias mais integrações, com outros requisitos adicionais.

Esteja atento ao sistema de pagamento escolhido

Caso a plataforma escolhida não traga um sistema de pagamentos híbrido (próprio), será necessário avaliar cautelosamente as diversas opções do mercado. Afinal, é importante que a integração disponível esteja homologada e não demande esforços extras para sua implantação.

Nesse sentido, é importante pesquisar, dentre as que te interessam ou foram recomendadas pelo fornecedor da plataforma, quais cuidados elas oferecem e como atuam em possíveis situações de crise.

Invista em sistemas antifraude

Você sabia que o comércio eletrônico sofre uma tentativa de fraude a cada cinco segundos? Esse dado foi disponibilizado pela Konduto, uma das empresas brasileiras que oferecem serviço de sistema antifraude.

A informação reforça a necessidade de investir nesse tipo de sistema, obtendo selos e certificados digitais adequados ao seu negócio.

Um exemplo é o certificado Digital SSL, também conhecido apenas como SSL, que não apenas contribui para a segurança do site, podendo ser reconhecido por seus clientes por meio do endereço de acesso no navegador com “https://”, como também ajuda suas páginas a ranquearem melhor nos mecanismos de busca (Google, Bing, etc.)

E aí, você já coloca em prática essas dicas mantendo a segurança online para sua empresa e seus clientes? Aproveite para se aprofundar no tema e saber mais sobre segurança de dados e segurança da informação!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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