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Como preparar meu negócio para ter sucesso no varejo

Como preparar meu negócio para ter sucesso no varejo

Como ter sucesso no varejo? Essa é uma pergunta cada vez mais difícil de responder em virtude das profundas mudanças que estão acontecendo nesse setor. A transformação digital está reduzindo significativamente as distâncias entre pequenos e grandes empreendimentos e tornando as empresas muito mais competitivas.

Hoje, negócios de todos os tamanhos utilizam poderosas ferramentas de gestão, analisam grandes volumes de dados e buscam promover experiências incríveis para seus clientes. Mas isso é o suficiente? Continue a leitura e descubra como preparar seu negócio para ter sucesso no varejo!

Aposte em uma estratégia omnichannel

O e-commerce cresceu muito nos últimos anos e, hoje, ocupa um lugar de destaque no setor varejista. No entanto, hoje os clientes exigem muito mais do que a possibilidade de comprar em diferentes canais. Eles buscam uma experiência de compra ininterrupta, independentemente de estar comprando on-line, por telefone ou em uma loja física. Isso é o que chamamos de omnichannel.

Para ter sucesso no varejo, as empresas precisam estar preparadas para atender às demandas de diversos tipos de clientes, tais como:

  • Consumidor A: quem prefere pesquisar na loja on-line antes de ir à loja física para concluir a compra pessoalmente.
  • Consumidor B – aquele que pode recorrer ao smartphone enquanto está em sua loja para ajudar a decidir se seus preços são competitivos, verificar se seus produtos têm críticas positivas ou para encontrar detalhes adicionais sobre seus produtos.
  • Consumidor C: quem está interessado nos produtos que você vende, mas precisa vê-los pessoalmente, no entanto, prefere realizar as compras pela Internet.
  • Consumidor D: aquele que prefere a comodidade da compra on-line, mas que não deseja pagar pelo frete ou não deseja esperar o tempo de entrega, logo, deseja retirar o produto na loja física.

Omnichannel significa reconhecer que indivíduos diferentes usarão canais diferentes para tomar decisões de compra. Além disso, eles concluirão a compra de maneiras diferentes. Capturar seus consumidores da maneira que funciona para eles significa estar preparado em vários canais, ou seja, ter uma presença omnichannel.

Atente-se às datas especiais do varejo

Atualmente, o varejo conta com diversas datas especiais, nas quais há um grande impulso nas vendas. Além das datas festivas, como dia das mães, natal, dia das crianças, etc. agora, há outras ocasiões em que as empresas precisam se atentar, como black friday, cyber monday e, mais recentemente, semana Brasil.

Para ter sucesso no varejo, é preciso aproveitar essas datas e criar ações que realmente envolvam seu público-alvo e, acima de tudo, preparar sua loja para o possível aumento de demanda. Isso envolve, dentre outras coisas:

  • Realização de ações de marketing focadas em seu público-alvo em suas redes sociais e por e-mail;
  • Oferecer promoções realmente atrativas;
  • Gestão de estoque eficaz para preparar sua loja (on-line ou física) para o aumento da demanda.

Crie experiências atraentes na loja

A chegada de grandes players internacionais no mercado brasileiro, como a Amazon, deve aumentar ainda mais a relevância do e-commerce na vida dos consumidores. No entanto, o lado experimental do varejo – a parte que envolve descobrir ótimos produtos e socializar com os outros – não desaparecerá.

As pessoas ainda vão para lojas físicas, não porque desejam “comprar coisas”, mas porque desejam obter experiências que não encontrarão em nenhum outro lugar.

Se você estiver administrando uma loja física, precisará garantir que as pessoas que entram no seu espaço encontrem experiências únicas e atraentes.

Agora, a “experiência” correta varia, dependendo do seu negócio. No entanto, muitas empresas estão obtendo sucesso no varejo com o seguinte:

  • Fornecendo um serviço incrível ao cliente. Atendentes cordiais, acolhedores e inteligentes no varejo são difíceis de encontrar. É por isso que você deve inspirar seus funcionários a levarem o melhor de si para trabalhar e ir além no atendimento a seus clientes, levando a experiência de loja para o próximo nível. Agora, tudo começa com o investimento em sua força de trabalho. Esforce-se para ser um local atraente para trabalhar, criando um ambiente fantástico de loja e tratando e oferecendo remuneração e benefícios adequados aos seus colaboradores. Esses são alguns dos principais quesitos para desenvolver uma equipe de sucesso.
  • Identificando zonas quentes e frias: Toda loja física possui locais que são mais frequentados que outros. Essas informações são muito importantes para definir as estratégias de organização de sua loja. Você pode, por exemplo, promover mudanças no layout a fim de aumentar o número de zonas quentes, remanejar produtos com margem de lucro alta que estiverem em zonas frias e muito mais.
  • Dobrar na personalização: A personalização será uma tendência importante nos próximos. Não estamos falando apenas de colocar o nome de alguém em um assunto de e-mail ou de permitir que os clientes coloquem suas iniciais nos produtos. Estamos nos referindo à personalização que permite que os compradores criem produtos e os personalizem até os mínimos detalhes. Obviamente, esse tipo de ação não é válida para todo segmento. Contudo, se o seu negócio permite, é um ponto que deve ser levado em consideração na busca pelo sucesso no varejo.

Invista em ferramentas de gestão

Informação é poder! Mais do que nunca, essa máxima tem sido aplicada no mundo dos negócios e é um dos pilares para se obter sucesso no varejo. Nesse sentido, contar com ferramentas apropriadas de gestão é uma necessidade cada vez mais latente, independentemente do tamanho de seu empreendimento.

A todo momento, gestores são confrontados com situações que exigem decisões rápidas e certeiras. Para isso, eles precisam contar com relatórios gerenciais que traduzam a operação da empresa para fazer as melhores escolhas e, assim, contribuir para a prosperidade do negócio.

Por isso, contar com um sistema integrado é essencial, uma vez que com essa solução é possível acompanhar resultados, planejar demandas, melhorar os controles, maximizar a produtividade, tomar decisões mais embasadas e muito mais.

Confira outras vantagens em contar com um sistema de gestão adequado para seu negócio:

Melhore seu PDV:

Se você ainda tiver uma caixa registradora desajeitada, considere adotar um sistema de PDV na nuvem que seja mais rápido, mais elegante e mais poderoso. Assim, além de você obter mais rapidez no atendimento, poderá contar com recursos como inventário, integração com programas de fidelidade e com comércio eletrônico, análise de crédito, crediário, etc, tudo em um só lugar.

Controle melhor suas finanças:

Abandone a caneta e o papel ou a planilha. Nivele até um sistema de contabilidade que possa sincronizar automaticamente vendas, reconciliar contas e muito mais. Assim, você consegue elaborar um fluxo de caixa mais efetivo, de forma mais rápida, o que possibilita antever problemas financeiros e resolvê-los antes que eles efetivamente aconteçam.

Gestão de estoque eficaz:

O estoque é o coração de uma empresa varejista. Por isso, é impossível falar de como ter sucesso no varejo sem mencionar a necessidade de uma boa gestão desta área. Um sistema gestão de estoque adequado possibilita o acompanhamento em tempo real, ajuda a aumentar a produtividade por meio de soluções integradas e otimizadas e ajuda a melhorar o atendimento ao cliente. As melhores ferramentas de gestão ainda oferecem integração com as áreas fiscais e contábeis, garantindo o cumprimento das exigências legais, permite um acompanhamento simplificado em todo o ciclo de estoque (compra, armazenamento, venda e entrega) e fornece dados históricos que ajudam no planejamento de demanda.

Novas opções de pagamento:

Atualmente, os consumidores estão utilizando diversos tipos de pagamento, que vão muito além do dinheiro e cartão de crédito. Por isso, é interessante que sua empresa conte com um sistema que esteja preparado para essa demanda, oferecendo suporte à tecnologias como QR Code e carteira digital.

Como você pode ver, para ter sucesso no varejo é essencial contar com um sistema de gestão que suporte a sua operação e ofereça soluções adequadas para melhorar processos, reduzir custos, simplificar a condução dos negócios e muito mais.

A solução NL Gestão unifica todos os processos desde a compra, obrigações fiscais e vendas em um único sistema, com informações exatas e confiáveis em tempo real. Com ela, sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios de gestão e, assim, ter sucesso no varejo. Entre em contato agora mesmo e descubra tudo que podemos oferecer para sua empresa.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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