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Grandes varejistas: eles estão preparados para a chegada de gigantes internacionais?

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Grandes varejistas: eles estão preparados para a chegada de gigantes internacionais?

Depois de muita hesitação, gigantes internacionais do varejo, como a Amazon, finalmente decidiram iniciar suas operações no Brasil. Como era de se esperar, a entrada de novos players tão significativos fez com que os grandes varejistas revissem e/ou mudassem suas estratégias de negócio para enfrentar essa nova concorrência.

Para conseguir competir de igual para igual, essas empresas se viram obrigadas a operar com maior eficiência em seus processos a fim de reduzir custos e, dessa forma, oferecer preços mais competitivos. Além disso, a preocupação em criar uma experiência de compra perfeita ganhou ainda mais relevância. Continue a leitura para saber quais têm sido as táticas adotadas pelos varejistas para lidar com essa nova realidade de mercado!

Eficiência nos custos

Definitivamente, o preço é um muito importante no processo de decisão de um cliente. Por isso, as empresas precisam trabalhar com ofertas competitivas na disputa com as gigantes internacionais.

Dessa forma, é essencial investir numa estratégia de redução de custos a fim de disponibilizar melhores ofertas sem impactar a margem de contribuição e lucratividade.

Nesse sentido, o investimento em tecnologia tem sido a saída encontrada para reduzir os custos e aumentar a eficiência dos processos.

As soluções tecnológicas têm sido empregadas em todas as áreas do varejo, tais como gestão de estoque, marketing e logística.

Esse movimento em busca de maior eficiência e qualidade nos processos já é uma grande tendência no setor, que está sendo chamado de varejo 4.0.

Por meio de diversos tipos de ferramentas, os grandes varejistas conseguem automatizar uma infinidade de tarefas do dia a dia. Assim, além de reduzir os custos, é possível melhorar os processos e evitar erros e retrabalhos.

Melhoria da gestão

Para enfrentar a concorrência das gigantes internacionais, os grandes varejistas precisam, mais do que nunca, agir de forma estratégica. Isso inclui, dentre outras coisas, acompanhar os processos vitais de forma contínua e tomar decisões rápidas e cirúrgicas para responder a altura às iniciativas dos concorrentes.

Mais uma vez, o uso da tecnologia é um ponto fundamental para que isso seja possível. A utilização de um software ERP focado no varejo é indispensável para integrar todos os departamentos e processos de forma automática e eficaz. Dessa forma, os gestores conseguem ter acesso a relatórios gerenciais atualizados e de qualidade, a todo momento, conforme suas necessidades.

Melhoria da experiência do cliente

Os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes. Por isso, para conquistar um cliente, é preciso analisar cuidadosamente sua jornada de compra a fim de oferecer melhorias e personalizações, para tornar a experiência de compra algo inesquecível.

Para que isso seja possível, as empresas precisam investir em diversas soluções que lhes permitam conhecer melhor seus clientes e sua jornada de compra. Uma grande tendência, nesse sentido, tem sido o uso de Big Data e Inteligência Artificial.

Utilizando essas tecnologias é possível identificar, por exemplo, tendências de mercado, hábitos dos consumidores, motivos que levam a desistência de uma compra e muito mais.

Os grandes varejistas já entenderam que suas estratégias de negócio precisam estar centradas nos clientes e que só é possível fazer isso de forma eficaz com o uso da tecnologia.

Atualmente, é essencial, por exemplo, oferecer uma experiência omnichannel. Isso significa oferecer um jornada de compra completamente integrada entre os meios físicos e digitais.

O cliente atual preza a grande facilidade oferecida pela internet, mas não abre mão do contato físico com os produtos. Essa pode ser uma grande vantagem competitiva para os grandes varejistas nacionais, já que, a princípio, a principal porta de entrada das gigantes internacionais no mercado brasileiro tem sido o e-commerce.

Dessa forma, os grandes varejistas têm melhorado seus serviços digitais, oferecendo aplicativos de qualidade, sites personalizados e de fácil navegação e integrando essas soluções com as lojas físicas.

Atualmente, muitas empresas já permitem que o cliente efetue a compra pela internet e retire o produto diretamente na loja. O mesmo pode acontecer em casos de devolução ou trocas de mercadorias.

Para disponibilizar esse tipo de serviço, as empresas precisam investir, principalmente, em soluções de gestão de estoque eficiente, que possibilite um controle eficaz e descentralizado.

Eficiência em logística

O serviço de logística é, sem dúvidas, um dos grandes problemas enfrentados pelos grandes varejistas. Os consumidores exigem um serviço de entrega que seja rápido a um custo acessível e, oferecer isso, não é uma tarefa fácil.

Segundo pesquisas, o valor do frete e o prazo de entrega são os dois fatores principais que levam ao abandono do carrinho de compras no e-commerce.

Sabendo disso, a Amazon adotou uma estratégia agressiva nesse sentido. A gigante americana atrelou seu serviço de streaming, o Amazon Prime, ao seu e-commerce e passou a oferecer fretes grátis e prazo de entrega de 48 horas para os assinantes. Além disso, o valor da assinatura é muito acessível. Apenas R$ 10,00 mensais.

Para lidar com essa situação, os grandes varejistas precisam investir em soluções para tornar o processo de entrega mais rápido e barato.

Isso inclui, dentre outras coisas, utilizar serviços de geolocalização, como o GIS, para gerenciar o processo de logística de forma mais eficaz. Isso inclui, por exemplo, estabelecer centros de distribuição em lugares estratégicos e gerenciamento de frotas por localidade.

Outro ponto importante é melhorar o gerenciamento de estoque para evitar indisponibilidade de produtos, principalmente, em pontos estratégicos.

Finalmente, os grandes varejistas também têm investido em serviços de rastreamento eficaz. Dessa forma, os clientes conseguem ter uma previsão precisa do dia e até mesmo horário de entrega.

Campanhas de marketing mais eficazes

O marketing é a alma do negócio, já diz o famoso ditado popular. Por isso, as empresas precisam investir em campanhas bem direcionadas, que falem diretamente com seu público-alvo.

O hábito dos consumidores mudou consideravelmente nos últimos anos. A hiperconectividade é uma das características da atualidade. Nesse sentido, as redes sociais se tornaram um grande canal de comunicação entre empresas e consumidores. Os grandes varejistas têm investido muito nesse segmento, a fim de criar um maior envolvimento entre clientes e a sua marca.

Um bom exemplo é a Magazine Luíza, uma das maiores empresas do varejo nacional. A empresa conta com presença ativa nas redes sociais, por meio de sua personagem Magalu. Com uma abordagem descontraída, o perfil da empresa conta com diversos seguidores e é utilizado para divulgar ofertas, oferecer suporte e, assim, criar uma relação mais próxima com seus clientes.

Além disso, os grandes varejistas têm utilizado suas mídias sociais e outros meios digitais para coletar dados de seus clientes a fim criar ações de marketing mais eficazes e direcionadas.

Algumas considerações

A entrada das gigantes internacionais no mercado brasileiro está fazendo com que os grandes varejistas nacionais busquem tornar seus processos muito mais eficazes. Para isso, eles têm investido em diversas soluções tecnológicas a fim de criar uma ótima experiência de compra e de reduzir seus custos operacionais.

Quem ganha com isso são os clientes que passam a contar com preços mais atrativos, serviços melhores, além de desfrutar de uma experiência de compra muito mais agradável.

Agora você já conhece algumas das estratégias adotadas pelos grandes varejistas para lidar com a entrada das gigantes internacionais no mercado brasileiro. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma de nossas publicações!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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