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Varejo 4.0: conheça o varejo da era digital

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Varejo 4.0: conheça o varejo da era digital

A expressão varejo “4.0” está se tornando cada vez mais popular. Essa nova abordagem visa à digitalização da experiência de compra e é uma oportunidade para as marcas redefinirem o relacionamento com seus clientes. Graças às tecnologias móveis, na verdade, elas podem simplificar e enriquecer a jornada do usuário.

Na loja física, o cliente tem a possibilidade de, antes de fazer uma compra, dar uma olhada e ver se o produto que ele deseja comprar também está disponível online (talvez por um preço mais barato).

Com a transformação digital, a oportunidade de buscar informações de produtos online, comparar preços em diversas plataformas de comércio eletrônico e finalizar suas compras confortavelmente em seu sofá, redefiniu e ainda está redefinindo os hábitos de compra dos consumidores de forma mais dinâmica e interconectada. É o que chamamos de abordagem Omnichannel.

A nova face do mercado varejista

A expressão Varejo 4.0 resume os novos hábitos de compra dos consumidores, onde online e offline se tornam dimensões complementares, delineando ainda mais caminhos de compra híbridos. Nesse contexto, as marcas têm a oportunidade de repensar e enriquecer a experiência da loja, estabelecendo assim um relacionamento direto e pessoal com seus clientes.

Todos nós sabemos que os consumidores estão conectados 24/7. As informações são facilmente acessadas em qualquer local em vários dispositivos móveis e compartilhadas abertamente por comunidades digitais.

Há uma consciência crescente de que os dados pessoais têm um valor econômico para os varejistas, marcas e profissionais de marketing, tornando a transparência, a ética e a governança cada vez mais importantes.

Os consumidores interessados ​​em tecnologia são multi-geracionais, desde Baby Boomers a Millennials e Geração Z, todos estão engajados ativamente com a economia digital e suas plataformas de mídia social preferidas.

Mas, o que isso significa para os varejistas que buscam evoluir sua proposta de valor para o cliente? Não há solução simples, pois ainda estamos na era da descoberta. Conceitos inovadores recentes trouxeram pagamentos sem dinheiro, produtos de marca digitalmente personalizáveis, serviços de assinatura digital personalizada, etc.

O fato é que o digital é como a eletricidade: é um ativador invisível que permite criar produtos, serviços e experiências que, em alguns casos, integram-se aos já existentes e, em outros, apenas os substituem.

O uso da tecnologia para criar experiências únicas

As empresas estão se adaptando tanto às mudanças na demanda quanto ao mercado: desenvolvendo processos, modelos de negócios, produtos e serviços inovadores e combinando experiências digitais com físicas. As tecnologias móveis dão suporte a essas mudanças, criando dinâmicas completamente novas, com o objetivo de melhorar o desempenho do ponto de vista organizacional e comercial. Mas não é só isso.

Por meio de ferramentas como apps, dispositivos inteligentes (Internet das Coisas) e plataformas web, o varejo 4.0 opera de forma contextualizada e geolocalizada. Você pode, por exemplo, traçar perfis de clientes, conhecer seus interesses e seus comportamentos, tornando cada experiência de compra, online e na loja, um evento único e pessoal.

Da mesma forma, é possível criar campanhas de marketing direcionadas, oferecendo a cada cliente aquilo que ele está procurando.

O varejo 4.0 é uma resposta a consumidores cada vez mais exigente

O cliente tornou-se o centro de todas as estratégias de negócio. Diante de um público cada vez mais exigente e conectado, os varejistas precisam inovar rapidamente, seguindo a velocidade das mudanças do mercado.

A indústria passou de multichannel para omnichannel e agora está dando um passo à frente na integração total entre ponto de vendas e pontos de contato com os clientes. O objetivo é a criação de uma experiência de compra personalizada e perfeita, reconhecível pelos consumidores.

Para acelerar o processo de inovação, muitas empresas estão criando postos de trabalho com funções e habilidades específicas, como “responsável pelo omnichannel e a transformação digital”. Esses profissionais sabem como gerenciar mudanças e quais pontos precisam ser trabalhados.

Dentre os principais aspectos que vêm sendo abordados nas empresas podemos destacar:

Consolidação da estratégia geral. A marca deve ser capaz de criar uma experiência homogênea, única e original, que se espalhe por todos os canais, desde as lojas físicas até as redes sociais, e-commerce e outros. As diretrizes devem ser criadas pelo departamento de comunicação e devem ser respeitadas por todos os ambientes online e offline, como programas de fidelidade, design de campanhas de marketing, gerenciamento de redes sociais, etc.

Garantia da variedade de produtos em cada loja. No varejo 4.0, seja online ou offline, o ponto de venda precisa oferecer as mesmas opções de produtos para atender plenamente às necessidades dos consumidores.

Melhoria da experiência de compra.  É preciso apresentar inovações criativas, mas, acima de tudo, funcionais. Os clientes valorizam a facilidade e a exclusividade, sem abrir mão da segurança. Quando eles fornecem dados, esperam em troca uma oferta melhor e mais personalizada. Além disso, oferecer opções de pagamento diversificadas e modernas é um atributo muito valorizado.

Integração de todas as etapas da cadeia de suprimentos. Uma estreita colaboração entre fornecedores, vendedores, revendedores, varejistas etc., permite um fluxo constante de informações com o objetivo de melhorar a comunicação, a eficiência e os lucros.

Desafios do varejo 4.0

Para o consultor em tecnologia, processos e transformação, Fábio Hideke, “o maior desafio não é nem entender a tecnologia ou ter acesso a ela, pois isso será cada dia mais fácil e barato. Mas, sim, sair da negação e do medo do desconhecido para ser um explorador de um mundo em transformação”.

Outra grande preocupação é a segurança cibernética. A adoção de novas tecnologias traz consigo novos riscos que precisam ser corretamente gerenciados para evitar, por exemplo, vazamentos de dados.

Incidentes de segurança podem ser tremendamente prejudiciais para imagem da marca e precisam ser evitados ao máximo.

Por onde começar

Se inovar é a chave para não perder a competitividade, é fundamental que os varejistas descubram e construam a combinação certa de tecnologias digitais inteligentes para suportar ofertas e experiências que os consumidores perceberão como diferenciais.

A transição para o varejo 4.0 requer que os líderes das empresas considerem cuidadosamente onde investir recursos escassos. As decisões de investimento devem gerar resultados financeiros tangíveis no curto, médio e longo prazo.

Para orientar um curso eficaz rumo ao varejo 4.0, é preciso contar com uma estrutura consolidada e, ao mesmo tempo, flexível. Isso inclui um sistema de gestão ágil e completo, que unifique todos os processos e garanta a precisão e integridade das informações.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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