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Merchandising no ponto de venda: 14 dicas valiosas para vender mais

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Merchandising no ponto de venda: 14 dicas valiosas para vender mais

O ponto de venda (PDV) é o espaço no qual ocorre à decisão da compra e é onde, o consumidor realiza a experiência de interação com a marca, seja por meio de promotores de vendas ou pelo contato com produtos e serviços. Desta forma, o merchandising no ponto de venda é vital para a fidelização de clientes.

Para as estratégias de merchandising para PDV exigem a utilização de técnicas e ferramentas tecnológicas. Com consumidores cada vez mais exigentes e conectados, a concorrência é acirrada e não estar inserido neste contexto pode ser crucial para o sucesso dos negócios.

Confira a seguir as 14 dicas para o sucesso da sua estratégia de merchandising no ponto de venda:

O PDV é toda a loja

O planejamento de merchandising no ponto de venda deixou de ser há tempos, uma ação específica de um time de uma loja. É preciso focar em todo o espaço: fachada, iluminação, sonorização, precificação e até mesmo, fragrância.

Faça um checklist de todas as variáveis que constituem a jornada de consumo dos clientes dentro da sua loja. Tudo precisa ser pensado para tornar esta experiência a melhor possível, com foco em fidelizar e cativar.

Aposte nas sensações

O varejo já percebeu que as ações sensoriais são estimulantes e interessantes, de acordo com o tipo de produto ofertado. Porém, se o objetivo é se diferenciar da concorrência e encantar o consumidor, é fundamental ir além do que ele espera, seja criativo.

Cross-merchandising

Este tópico fala sobre a compra do consumidor por associação e impulso. Desta forma, a disposição dos itens correlacionados deve ser muito bem pensada. O que faz com que o consumidor compre itens não programados.

Atue nas zonas de calor da loja

Existem locais na sua loja, nos quais os consumidores transitam mais, eles são chamados de zonas de calor. Fique ligado onde são estes locais e exponha os itens com maior saída nestes pontos, potencializando o merchandising no ponto de venda.

Exponha o valor dos preços

Este é um fator decisivo na estratégia de merchandising no ponto de venda. Os valores são um dos primeiros indicadores para a decisão final de compra. Desta forma, a identificação objetiva do preço, sem muitas informações na mesma etiqueta, é crucial para o sucesso do plano traçado para o seu merchandising no ponto de venda.

O aspecto humano na estratégia de merchandising no ponto de venda

O trabalho com promotores de vendas, aqueles colaboradores que demonstram e explicam melhor um determinado produto, é essencial. Estes profissionais atuam como vendedores, porém são mais vistos como consultores, já que conhecem o produto ou serviço oferecido mais detalhadamente.

Personalize o atendimento do seu cliente

Um atendimento exclusivo, mais dedicado, também deve fazer parte do plano do merchandising no ponto de venda. Ao utilizar promotores consultores à disposição dos consumidores, este passa a se sentir com atendimento personalizado, o que não deixa de ser verdade, então, acaba mais inclinado a comprar.

Não deixe seu PDV vazio

Uma estratégia de merchandising no ponto de venda não pode ocorrer com um espaço sem mercadorias. Quando uma loja está vazia, isso acaba por desanimar o consumidor a realizar compras. Os produtos em promoção costumam ter rápido giro, por isso, é crucial manter o PDV sempre abastecido.

A disrupção tecnológica é uma grande aliada

O merchandising no ponto de venda é composto por diversos recursos, incluindo as evoluções tecnológicas, que além de serem muito uteis ainda cativam os consumidores. Estas inovações incluem desde ferramentas de análise de dados, leitores de códigos de barras, o uso de tablets, smartphones, drones, entre outros dispositivos que farão da jornada do cliente, uma experiência única e maravilhosa dentro do seu varejo.

Os consumidores inclusive tem a expectativa de terem este tipo de vivência. Como estão cada vez mais conectados, eles estão ávidos pela interação digital com as marcas e por experiências tecnologicamente sofisticadas. Trata-se de um recurso que gera resultados concretos como recurso de merchandising no ponto de venda.

PDV harmônico

A gôndola deve ser gerenciada por categorias e ser sinalizada. O cliente não pode ficar perdido na sua loja. Você pode ainda criar um caminho que deseja que o shopper percorra. Esta estratégia de merchandising no ponto de venda costuma ser responsável pelas compras por impulso.

Ressalte os diferenciais do produto e da marca

O merchandising no PDV deve garantir que o consumidor escolha seu estabelecimento, produto ou serviço diante de uma infinidade de opções, por isso munir ele de informações relevantes permite que entenda os diferenciais que a sua marca possui e acaba sendo a resposta certa para as questões, necessidades e desejos dos clientes.

Por isso, seja objetivo e ofereça informações de forma espontânea, mostre todos os benefícios do seu produto, funcionalidades e a credibilidade da sua marca, atribui o compromisso de oferecer uma solução de qualidade.

Utilize as datas do varejo para elaborar suas ações de merchandising no ponto de venda

O foco desta ação é vender mais, já que a temática das datas pode fazer com que produtos específicos sejam envolvidos nas ações para atrair a atenção dos consumidores. Muitas datas criam uma conexão emocional e a sua marca pode então, fazer parte de um momento especial, fidelizando este consumidor.

Treinamento do time de vendas

Para que suas ações de merchandising no ponto de venda sejam um sucesso, o treinamento das equipes locais permite que os profissionais possuam todas as informações sobre o projeto. O envolvimento da equipe auxilia no processo de fidelização dos clientes e no sucesso dos negócios.

Atualize a decoração periodicamente

Fique atento para desgastes de peças e também desenvolva um cronograma de acompanhamento dos materiais que compõem o merchandising no ponto de venda da sua loja. Existem ainda, ações de periodicidade específica, que exige decorações sazonais, um exemplo clássico aqui é o Natal.

Oferecer ações de merchandising no PDV significa expor e estimular a presença da sua marca para que o consumidor possa vir a conhecê-la ou ainda, lembrar-se das qualidades dos produtos, serviços e soluções que ela disponibiliza.

O merchandising no ponto de venda deve ser pensado de maneira que chame a atenção imediata, o que confere maior visibilidade para as marcas ou serviços. O objetivo é sempre impulsionar as decisões de compra dos consumidores visitantes.

Possuir uma estratégia de merchandising no ponto de venda é essencial, pois a maneira como os produtos são dispostos e os recursos visuais usados favorecem o incremento de lucro no segmento varejista.

 

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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