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GIS: como esta ferramenta pode ajudar em sua loja

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GIS: como esta ferramenta pode ajudar em sua loja

Otimizar a estratégia de marketing e definir localidades estratégicas são dois pontos cruciais para obter sucesso no varejo. O Sistema de Informações Geográficas (SIG), ou GIS (Geographic Information System), nesse sentido, é uma ferramenta ideal para ajudar as empresas a alcançarem esses objetivos.

O software de mapeamento revela um mundo de informações vitais para os varejistas, que vai desde levantamento de perfis demográficos a identificação de concorrentes em locais próximos.

Ao visualizar informações com o GIS, os varejistas podem interpretar melhor os dados, melhorar a tomada de decisões e aprimorar as comunicações. Saiba mais sobre esse sistema e como você pode aproveitá-lo para tornar o seu negócio mais competitivo.

Afinal, o que é GIS?

Trata-se de um sistema projetado para capturar, armazenar, processar, analisar, gerenciar e apresentar todos os tipos de dados geográficos. A palavra chave para essa tecnologia é Geografia – isso significa que parte dos dados é espacial. Em outras palavras, dados que são de alguma forma referenciados a locais na Terra.

A essas informações espaciais são adicionados dados tabulares, conhecidos como dados de atributos. Para entender melhor, considere esse exemplo:

Considere todas as escolas de uma cidade. A localização real delas são os dados espaciais. Dados adicionais, como o nome da escola, o nível de ensino ministrado, o tipo (privada ou pública), o valor da mensalidade (se for privada), os nomes dos alunos, etc. compõem os dados do atributo.

O GIS pode ser usado como ferramenta tanto na resolução de problemas como nos processos de tomada de decisão, bem como para visualização de dados em um ambiente espacial. Mas, como isso pode ser utilizado no varejo? Confira a seguir!

Encontre seu lugar

O local errado pode afetar muito o sucesso do seu negócio, independentemente de quão atraente seja seu produto ou serviço. O mapeamento GIS pode ajudar os varejistas a determinar a localidade mais adequada para sua loja.

Mapear e avaliar os possíveis locais de instalação de uma loja física, seja em caso de criação ou expansão, envolve considerar muitos fatores que podem ajudar a impulsionar as vendas. Alguns deles são:

  • Padrão de vida do bairro;
  • Tráfego local;
  • Demanda do consumidor;
  • Dados estatísticos referente a segurança, etc.

Uma ferramenta de mapeamento dá aos varejistas o poder de armazenar, quantificar, visualizar e gerenciar dados sobre diferentes localidades a fim de evitar um local potencialmente ruim.

Identifique sua concorrência

Conhecimento é poder. E com o software GIS, os varejistas entendem exatamente onde os concorrentes estão em relação às suas próprias instalações. O mapeamento de concorrência com o GIS vai além de um acúmulo de informações em planilha e oferece uma representação visual de concorrentes próximos, dos produtos e serviços que eles oferecem, suas horas de operação, táticas de marketing e muito mais.

O GIS proporciona aos varejistas uma compreensão clara e visual do que está acontecendo em seu mercado, fornecendo-lhes insights que podem impulsionar o desenvolvimento de produtos, ações de marketing e estratégias de fidelização de clientes.

Analise os dados demográficos do cliente

Entender seus clientes e suas decisões de compra é crucial para aumentar a lucratividade e também para desenvolver estratégias de marketing adequadas. Para aproveitar ao máximo os recursos de mapeamento do GIS, os varejistas precisam, primeiro, de informações básicas do seu público, como nome, endereço, código postal e produtos adquiridos.

Em seguida, os varejistas podem vincular esses dados comumente coletados a informações geográficas usando o mapeamento GIS. Você não apenas poderá extrair insights de dados demográficos baseados em localização, mas também traçar grupos de clientes lucrativos e aprender mais sobre comportamentos de estilo de vida.

Para conseguir essas informações, é necessário estimular o engajamento de seus público alvo. Uma forma de conseguir isso é realizando vendas em lojas digitais (e-commerce) ou, ainda, oferecendo ofertas especiais para clientes cadastrados.

Gerencie rotas de entrega

O GIS também é uma ferramenta poderosa para otimizar o gerenciamento de rotas. Com ele, você pode ter um panorama visual dos locais onde serão feitas as entregas e, assim, distribuí-las de forma ordenada, a fim de alcançar melhor eficiência.

Além disso, se você efetua entregas para diferentes estados, é possível identificar, por exemplo, lugares estratégicos onde você pode criar um armazém de distribuição. Assim, você consegue reduzir custos e diminuir o prazo de entrega, favorecendo à satisfação dos clientes.

Elabore campanhas de marketing direcionadas

Os varejistas que utilizam o GIS podem criar representações multidimensionais de preferências de consumidores, tendências de compras, etc. A análise de padrões é uma etapa essencial na comunicação com os clientes por meio de marketing eficaz.

O uso da análise espacial no varejo permite planejar estratégias de marketing direcionadas, inovar com novas mídias e lançar campanhas de mala direta com maior precisão.

Ou seja, é possível identificar tendências de compra em uma determinada região e, assim, direcionar as campanhas publicitárias de seus produtos, maximizando suas vendas.

Gerencie melhor seus representantes de vendas

O GIS também pode servir como um repositório central de insights para representantes de vendas que estão vasculhando uma área, observando pontos de venda competitivos, etc.

Com base nas informações fornecidas pelo sistema, como dados demográficos e presença de concorrência, é possível identificar áreas potenciais com mais precisão e, assim, aumentar as chances de realizar novos negócios.

Tome decisões estratégicas mais acertadas

O software de mapeamento revela um mundo de informações vitais para os varejistas, de perfis demográficos a concorrentes próximos e muito mais. Ao visualizar informações com o mapeamento GIS, os varejistas podem interpretar melhor os dados, melhorar a tomada de decisões e aprimorar as comunicações.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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