5 motivos para trocar de ERP
O ERP é a sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning, que traduzido significa planejamento dos recursos da empresa. Trata-se de um software que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Para escolher o ERP ideal, é importante analisar desde a tecnologia envolvida e a facilidade na utilização até a adequação do sistema ao seu tipo de negócio. Nem sempre isso é possível já que alguns sistemas não acompanham a tecnologia atual ou o crescimento da empresa.
Conheça os principais motivos para você começar a pensar em trocar de ERP:
1. Simplificar operações diárias
O crescimento de uma empresa pode deixar as operações diárias complexas. A criação de processos, controles e departamentos exigem alterações no sistema, por isso, a má conexão entre os programas pode causar instabilidade no ERP e deixá-lo vulnerável a erros, tanto do ponto de vista tecnológico, quanto do de negócios.
2. Facilitar mudanças futuras
O ERP deve suportar os futuros processos que surgirão para que os erros sejam mínimos. É importante o investimento na tecnologia, mas a escolha tem que facilitar as mudanças. Caso a empresa planeje grandes investimentos, ter um sistema de nível global, que garanta confiança, pode ser uma etapa de preparação, possibilitando maior segurança e informações precisas aos futuros investidores.
3. Adequar o sistema atual pode sair caro
O custo-benefício é um tema a ser pensado. Novos sistemas de gestão podem ser caros, pois incluem a compra de licenças e hardware, contratação de empresas de consultoria, treinamentos e disponibilidade de funcionários para atuar no projeto. Mas, muitas vezes, adequar o sistema atual pode sair mais caro que implementar um novo.
4. Adequar-se às exigências fiscais
O desenvolvimento das empresas, as movimentações do mercado e a exigência de novas leis fiscais no país demandam novos processos. Por conta disso, as empresas precisam de sistemas de gestão que acompanhem as tendências e agreguem valor e inovação para os seus negócios.
5. Automatizar processos
Com a grande evolução em automatização no processo de arrecadação e controles sobre as empresas nos últimos anos, tais como a informatização do fisco – SPED Fiscal/Contábil/PIS/COFINS (Sistema Público de Escrituração Digital), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), etc – se tornou necessário que as empresas atendessem a todas as exigências legais. Para isso, um ERP avançado se tornou fundamental para a automatização e precisão dessas informações e inovações.
Agende uma apresentação e saiba como melhorar seus resultados com a ajuda do NLGESTÃO.