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Social commerce: Confira algumas dicas de como utilizar no varejo

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Social commerce: Confira algumas dicas de como utilizar no varejo

Uma coisa é certa: você já sabe que as redes sociais são ferramentas importantíssimas para toda empresa que tem como objetivo aumentar suas vendas e atingir seu público-alvo, onde quer que ele esteja.

Foi com esse propósito que surgiu o social commerce (também conhecido como comércio em redes sociais), uma das estratégias de negócio mais revolucionárias do momento, especialmente para você que é varejista!

Tudo isso pois vender diretamente em aplicativos de mídias sociais, as famosas redes sociais, pode ser considerado uma ótima técnica de publicidade e de vendas para marcas ao redor mundo.

Ao utilizar essa estratégia, os varejistas podem aproveitar as redes sociais para interagir com os clientes e incentivá-los a comprar diretamente dos seus aplicativos favoritos, sem precisar visitar o site oficial de uma marca. Incrível, não é?

Conforme uma pesquisa conduzida pelas empresas Hootsuite e We Are Social e publicada em abril do ano passado, mais de 60% de toda a população mundial está online. Só no Brasil, esse número cresce para 81% da população.

Os números da pesquisa também sugerem que mais de 7 em cada 10 usuários utilizam plataformas sociais ao buscar informações sobre produtos de seu interesse. Ainda segundo o estudo, cerca de 45% da população entrevistada utiliza as redes sociais como o Facebook e o Instagram com esse propósito específico. Esses dados revelam a grande tendência que é vender nas redes sociais!

Você já ouviu falar a respeito do social commerce? Se ainda não, esse é o momento certo!

O marketing de mídia social pode beneficiar as marcas de varejo em todas as etapas do funil de vendas. Descubra como começar a vender e construir relacionamentos com seus clientes nas redes sociais.

Neste post reunimos algumas dicas para você, varejista, se destacar nas redes sociais e facilitar o momento de compra dos seus clientes por meio apenas dos perfis nas redes sociais da sua marca. Leia até o final, confira algumas dicas de como utilizar o social commerce no varejo e não fique para trás dos seus concorrentes!

Mas, antes de tudo, que tal descobrirmos o que de fato significa o termo social commerce?

Leia também: Futuro da loja física: quais as tendências e o que já é realidade

O que é Social Commerce?

Em português, a tradução do termo “social commerce” quer dizer comércio social. Porém, na prática, esse é um conceito bem mais amplo.

Social commerce significa o processo de venda de produtos diretamente nas mídias sociais. Pode-se dizer que é basicamente a união entre as redes sociais e a interação que essas mídias proporcionam, incluindo troca de informações sobre o seu produto.

Com o social commerce, toda a jornada de compra – desde a descoberta e pesquisa de produtos até o processo de check-out no momento da compra– ocorre diretamente em uma plataforma de mídia social.

E como o social commerce funciona na prática?

Essa tendência funciona mais ou menos assim: o seu cliente está navegando pelas redes sociais e se depara com um anúncio de algum produto da sua loja (um tênis bonito, por exemplo) no feed do Instagram ou do Facebook, clica em “comprar agora” e conclui a compra ali mesmo no aplicativo. Assim que a compra estiver concluída, ele pode continuar aproveitando sua experiência habitual na rede social sem perder o ritmo.

Atualmente, algumas das plataformas sociais que permitem o social commerce são Instagram , Facebook, TikTok, Pinterest, entre outros.

Leia também: Venda pelo Instagram e pelo Facebook sem precisar gastar mais com e-commerce!

Por que você deve utilizar o social commerce?

O maior benefício de adotar uma estratégia de social commerce é porque ela ajuda a converter vendas diretamente nas mídias sociais de maneira simplificada e totalmente na plataforma.

Como já dito anteriormente, se um cliente descobre sua marca ou produto nas redes sociais, ele não precisa mais sair da plataforma para realizar a compra. Esse processo simplificado elimina o atrito e minimiza o risco de alguns clientes desistirem no meio da compra devido a um processo de checkout de compra complicado ou demorado.

As vendas de comércio social saltaram de US$ 560 bilhões em 2020 para US$ 732 bilhões em 2021. Espera-se que essa tendência continue ano após ano até 2026 (pelo menos).

Embora originalmente os principais usuários do social commerce fossem grandes lojas de varejo, esse não é mais o caso. O Facebook e o Instagram, em particular, configuraram opções de loja fáceis de integrar que são acessíveis a empresas de todas as formas e tamanhos.

Então, usar a técnica social commerce é incrivelmente eficiente, especialmente se considerarmos que 54% do tráfego da Internet vem de dispositivos móveis.

A seguir, confira algumas dicas de como utilizar o social commerce no varejo além de alguns exemplos de marcas que estão acertando na estratégia.

Leia também: ESG no Varejo: 6 dicas para entender e implementar esta transformação

Dicas de como utilizar o social commerce no varejo

1- Conheça seu perfil de público

Se você deseja ter as melhores métricas de engajamento, deve alinhar sua estratégia de social commerce com os destinatários da mensagem da sua marca (seu público-alvo).

Conhecer seu público-alvo social requer tempo e esforço, mas faz a diferença na hora das conversões e vendas.

Não é nenhum segredo que você pode ter melhores resultados quando transmite a mensagem certa usando a plataforma certa para as pessoas certas.

Em vez de apenas usar as mesmas mensagens que estão em seu site, seja mais intencional ao escolher produtos e palavras que se alinhem melhor ao seu público específico de clientes nas redes sociais.

Uma ótima opção é utilizar análises para se manter informado sobre dados demográficos e de desempenho, para ajudá-lo a identificar quais produtos incluir na listagem e como posicioná-los melhor na sua estratégia de social commerce!

2- Seja criativo na hora de montar sua vitrine nas redes sociais

As pessoas já mudaram seus hábitos de compras graças à pandemia.

Como a maioria dos compradores agora tem conhecimento das marcas pelas redes sociais, você deve atualizar e remodelar seus perfis, pois eles servem como uma espécie de vitrine digital da sua marca .

Tenha em mente que você tem apenas uma única chance de criar uma boa impressão e desenvolva uma experiência de compra fantástica, porque o ambiente do seu perfil de mídia social é tão importante quanto os produtos que você vende!

Ainda em 2011, a gigante do varejo Magazine Luiza trouxe ao mercado a primeira iniciativa de social commerce do Brasil, o Magazine Você.

No Magazine Você, o lojista monta uma vitrine e pode vender qualquer produto do Magazine Luiza para seus amigos e conhecidos.

Eles criaram páginas de produtos especificamente com informações como estilo, material e detalhes de envio. Todas as suas listagens agregam valor e criam confiança, o que é essencial para atrair novos clientes para fazer sua primeira compra!

3- Programe boas postagens promocionais

Criar postagens promocionais é uma excelente maneira de compartilhar mais detalhes do produto, como fotos de produtos com zoom, demonstrações curtas e orientações.

Você pode até adicionar links às suas postagens, o que ajuda você a:

  • Criar um melhor reconhecimento da marca;
  • Atender a mais demandas dos clientes;
  • Agilizar o processo de compra.

4- Humanize suas respostas nas redes sociais

Uma das principais razões pelas quais as pessoas contatam as marcas pelas redes sociais é a resposta imediata. A mídia social facilita a conexão se os clientes quiserem mais informações sobre produtos, consultas de pedidos ou perguntas gerais. Em vez de apenas dar uma resposta simples, você pode:

  • Recomendar um produto;
  • Compartilhar um link direto para comprar;
  • Oferecer um código promocional para garantir a venda.
  • Essa interação também é uma oportunidade de mostrar a personalidade da sua marca e criar confiança com o seu comprador!

No geral, essa é uma ótima estratégia, porque você oferece um excelente atendimento ao cliente enquanto aumenta potencialmente seus resultados. Incrível, não é?

5- Use o Google Analytics para guiar sua estratégia

Trabalhar no mundo dinâmico do social commerce requer métricas rastreáveis.

Portanto, utilize o Google Analytics e confie em suas análises de redes sociais para entender o que está funcionando e o que não está.

Se você for mais fundo na análise, poderá descobrir novas oportunidades e avaliar quais postagens de social commerce impulsionam melhor as suas vendas.

A partir daí, você pode ajustar sua estratégia e tornar suas postagens futuras mais atraentes para os seus clientes em potencial!

Ainda com essa ferramenta, você pode usar dados para melhorar o design e a funcionalidade dos seus posts nas redes sociais.

6- Simplifique o seu processo de compra

Estudos mostram que os usuários de dispositivos móveis têm uma taxa de abandono de carrinho mais alta do que os usuários de desktop.

Portanto, quando os compradores mudam para telas menores para compras diárias, é muito importante obter suporte total com um processo de compra simplificado.

O social commerce já ajuda muito nesse quesito porque exclui os pontos de desistência que resultam em transações abandonadas, pois agora, os clientes não precisam fazer contas pessoais para fazer compras em seu site.

Em vez disso, eles podem simplesmente usar seus perfis nas redes sociais. Então, preste atenção no seu passo a passo de compra!

7- Faça parcerias com influenciadores digitais

Uma dica importantíssima é: considere o marketing de influenciadores .

Não é um conceito novo, mas você pode otimizá-lo para expandir seu alcance e melhorar as vendas sociais.

Um dos maiores benefícios de investir em uma campanha de social commerce é que fazer parcerias com influenciadores se torna super fácil. Eles podem usar tags de compra no Instagram para direcionar os compradores diretamente para a sua loja, promovendo os seus produtos.

Essa abordagem cria uma experiência perfeita para os consumidores, porque eles podem ver um vídeo ao vivo de algum influenciador promovendo seu produto e então, quando clicam em um link, podem fazer uma compra pelo Instagram mesmo.

Hoje em dia, com tantas pessoas seguindo o que os influenciadores recomendam, esta é uma oportunidade ideal de social commerce para expandir seu público

8- Itens com preços mais baixos vendem melhor

Se você estiver vendendo carros, roupas de luxo ou eletrodomésticos de última geração, pode não ter os mesmos resultados por meio do comércio de mídia social que os varejistas de preços mais em conta.

Mas, se você estiver vendendo uma grande variedade de produtos com preços diferentes, convém usar seus gastos com anúncios para os produtos com preços mais baixos, pois eles vendem melhor nas redes.

9- Não seja muito vendedor

Sim, até agora falamos sobre como os varejistas podem usar as mídias sociais para gerar mais vendas. Mas impulsionar as vendas não significa ser um vendedor que cansa os clientes.

Conquistar novos seguidores é uma forma importante de aumentar seu alcance social e ter retorno do investimento. Mas você perderá rapidamente esses seguidores se postar apenas conteúdo focado em vendas.

Em vez disso, construa um relacionamento com os seguidores pensando em ter mais vendas ao longo do tempo. Use seus anúncios também para aumentar o reconhecimento da marca e, assim, impulsionar as vendas.

Enquanto isso, seu conteúdo orgânico cria mais fidelidade à sua marca e o posiciona como um varejista importante em seu nicho.

Uma boa abordagem para redes sociais é seguir a regra 80-20. A grande maioria do seu conteúdo – 80% – deve entreter e informar seu público. Apenas 20% devem promover diretamente o seu negócio!

Por fim, siga essas dicas para se destacar nas redes sociais e facilitar a compra dos seus clientes por meio dos perfis sociais da sua marca! Essa tendência está em alta, o que significa que você precisa participar para não ficar para trás.

Não há nada a perder, então retome as dicas desse post e comece imediatamente!

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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