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Blockchain: como esta tecnologia impacta no varejo

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Blockchain: como esta tecnologia impacta no varejo

O uso da tecnologia de forma estratégica tem sido pauta dos nossos blogs.

Hoje iremos falar sobre o Blockchain, uma tecnologia revolucionária que pode oferecer uma grande quantidade de oportunidades para a indústria de varejo.

Essa tecnologia está sendo bastante adotada por varejistas ao redor do mundo, pois o Blockchain vem ganhando cada vez mais força em termos de popularidade e utilização.

Finalmente pode-se dizer que o Blockchain está saindo da sombra das criptomoedas e é hora dos líderes do varejo analisarem como essa tecnologia pode ser aplicada para solucionar seus maiores problemas de negócios!

Se você tem interesse no assunto, leia este artigo até o final para aprender mais sobre o Blockchain e como esta tecnologia impacta no varejo. Mas, antes de tudo, que tal entendermos melhor sobre essa tecnologia que vem ganhando a atenção do mundo?

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O que é Blockchain?

Em poucas palavras, Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e o recebimento de certos tipos de informações pela internet. Essa tecnologia atua de uma maneira tão eficiente que torna difícil ou até impossível alterar, hackear ou enganar o sistema.

Blockchain são praticamente códigos gerados de forma online que carregam informações conectadas, como blocos de dados, formando uma corrente. Cada bloco contém um número de transações, e toda vez que uma nova transação ocorre no Blockchain, um registro é adicionado a uma espécie de livro razão do usuário.

É o sistema Blockchain que permite o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas, ou moedas digitais. Nesse campo, a tecnologia Blockchain funciona como um livro razão (ou livro contábil) que registra as transações das moedas virtuais, como o Bitcoin. Esse registro é bastante confiável pois, como dissemos antes, é praticamente impossível hackear o Blockchain.

No geral, a tecnologia Blockchain registra informações como: a quantidade de criptomoedas transacionadas, quem enviou, quem recebeu, em qual data a transação foi feita e em qual lugar ela está registrada.

Com isso, percebemos que a transparência e a segurança são alguns dos principais pilares da blockchain.

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Quais são os benefícios comerciais do Blockchain?

O principal benefício do Blockchain é justamente poder utilizá-lo como um banco de dados para registrar transações, mas seus benefícios vão muito além disso. O Blockchain remove a possibilidade de adulteração por um hacker ou agente malicioso, além de fornecer tais benefícios comerciais:

Economia de tempo: o Blockchain reduz os tempos de transação de dias para minutos. A transação é mais rápida porque não requer verificação por uma autoridade central;

Economia de custos: as transações precisam de menos supervisão. Os participantes podem trocar itens de valor diretamente. O Blockchain elimina a duplicação de esforços porque os usuários têm acesso a um livro razão compartilhado;

Mais segurança: Os recursos de segurança do Blockchain são altamente eficientes para atuar contra adulterações, fraudes e crimes cibernéticos.

Agora que você conhece o básico de como o Blockchain funciona, pode começar a pensar em como aplicar a tecnologia às suas estratégias de dados, privacidade e sistemas de pagamentos.

Como surgiu o Blockchain?

O Blockchain foi inventado por Satoshi Nakamoto, em 2008, para servir como o livro razão de transações públicas da criptomoeda Bitcoin, o que tornou a Bitcoin a primeira moeda digital a resolver o problema de gastos duplos sem a necessidade de uma autoridade confiável ou um servidor central.

Embora o Blockchain ainda seja quase que exclusivamente utilizado para o registro e armazenamento de transações de criptomoedas, essa tecnologia vem sendo estudada e aplicada em outros campos, incluindo estes:

Blockchain para processamento de pagamentos e transferências de dinheiro: as transações processadas em uma Blockchain podem ser liquidadas em questão de segundos e reduzir (ou até eliminar) as taxas de transferência bancária;

Blockchain para monitoramento de cadeias de suprimentos: usando Blockchain, as empresas podem rapidamente identificar ineficiências em suas cadeias de suprimentos, bem como localizar itens em tempo real e ver como os produtos funcionam de uma perspectiva de controle de qualidade;

– Blockchain para IDs digitais: a Microsoft está experimentando a tecnologia Blockchain para ajudar as pessoas a controlar suas identidades digitais, ao mesmo tempo em que dá aos usuários controle sobre quem acessa esses dados;

– Blockchain para compartilhamento de dados: a tecnologia Blockchain pode atuar como um intermediário para armazenar e mover dados corporativos com segurança entre os setores;

Blockchain para proteção de direitos autorais e royalties: Blockchain poderá ser usado para criar um banco de dados descentralizado que garante que os artistas mantenham seus direitos musicais e forneça distribuições de royalties transparentes e em tempo real aos músicos;

Blockchain para gerenciamento de redes de internet: Blockchain pode se tornar um regulador de redes IoT para identificar dispositivos conectados a uma rede sem fio, monitorar a atividade desses dispositivos e determinar a confiabilidade desses dispositivos, e também para avaliar automaticamente a confiabilidade de novos dispositivos adicionados à rede, como como carros e smartphones;

Blockchain na área da saúde: O sistemaBlockchain também poderá desempenhar um papel importante na saúde. Provedores de saúde ao redor do mundo já estão usando o Blockchain para gerenciar dados de ensaios clínicos e registros médicos eletrônicos, mantendo a conformidade regulatória.

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E como o Blockchain impacta no varejo?

Até aqui, você já percebeu que o Blockchain é uma tecnologia com bastante autoridade no que diz respeito às transações de criptomoedas e que está crescendo em muitos setores diferentes. Mas o que isso tudo tem a ver com o varejo? É nisso que iremos focar a partir de agora! Leia este artigo até o final para entender mais a respeito do Blockchain e como esta tecnologia impacta no varejo.

Todos os avanços tecnológicos ajudam as empresas de varejo de inúmeras maneiras.

No entanto, as novas tecnologias às vezes deixam os empresários e varejistas impotentes para descobrir como integrá-los à vida cotidiana sem precisar estudar demais ou fazer investimentos inatingíveis.

Assim, algumas empresas já começaram a usar o conceito de Blockchain em diferentes áreas do varejo, e essa tecnologia é menos complexa do que parece.

A tecnologia tem o potencial de mudar o jogo da proteção contra fraudes. É importante que os líderes do varejo entendam o que é e o que não é Blockchain e o que pode e o que não pode fazer.

Aqui, vamos apresentar uma visão geral de como o blockchain pode impulsionar as estratégias de proteção contra fraudes e resolver problemas comuns no varejo, como cadeia de suprimentos e segurança de dados. Confira a seguir algumas das áreas em que o blockchain pode agregar valor ao varejo.

6 áreas em que o blockchain pode agregar valor ao varejo

1. Cadeia de suprimentos

Blockchain pode ser amplamente usado no varejo para rastrear a cadeia de suprimentos. Usando essa tecnologia, o varejista pode saber quando ocorreu cada “evento” dentro da cadeia de suprimentos, quem é o proprietário, onde ocorreu, a condição dos produtos e todas as outras informações detalhadas sobre a remessa.

2. Banco de varejo

Os sistemas bancários de varejo podem se beneficiar da tecnologia Blockchain no gerenciamento de fraudes, identificação do ID do cliente, segurança do pagamento internacional (principalmente para varejistas on-line) e avaliação de risco usando os dados dos clientes.

3. Transparência da produção

Outra maneira pela qual a tecnologia Blockchain é usada no varejo é para permitir que os clientes, ou compradores, obtenham informações mais detalhadas sobre o produto que estão comprando.

Essas informações podem envolver onde o produto foi fabricado, se é um produto ecologicamente correto ou de trabalho ético. É também uma ótima maneira de mostrar aos clientes a autenticidade do produto e evitar que os compradores comprem produtos falsificados dos fabricantes.

4. Análise de dados do cliente

A tecnologia Blockchain armazena dados imutáveis, para que o varejista tenha acesso a perfis avançados de clientes, conhecendo o histórico detalhado de pagamentos de seus clientes, os pontos de recompensa e todas as informações relacionadas.

Além disso, dada a facilidade dessa tecnologia, esses tipos de pontos de contato com o cliente podem ser tratados em tempo real.

5. Segurança de pagamentos além das criptomoedas

O produto mais popular da tecnologia Blockchain é o Bitcoin e outras criptomoedas. Usando essa tecnologia, os varejistas podem receber pagamentos em criptomoedas de seus clientes.

Os americanos Don e Alex Tapscott, autores do livro  Blockchain Revolution, compartilham insights sobre como o blockchain afeta a proteção contra fraudes tecnológicas: “O blockchain é um livro digital incorruptível de transações econômicas, que pode ser programado para registrar não apenas transações financeiras, mas praticamente tudo de valor”. O livro de valor público do Blockchain ajuda a reduzir a ocorrência de transações fraudulentas. Especificamente, a tecnologia blockchain traz anonimato que torna as transações de pagamento digital mais seguras.

Com isso, pode-se dizer que o Blockchain melhora a segurança de pagamentos online de várias maneiras. Os blocos são difíceis de editar e, em última análise, impossíveis de excluir.

6.  Privacidade de dados de pagamento

Um dos principais benefícios do uso do Blockchain é que ele cria um nível de transparência para os clientes. Quando o processamento do pagamento ocorre, os consumidores querem saber onde e como suas informações são transmitidas e, à medida que mais clientes se preocupam com a origem das mercadorias que compram , o blockchain pode ser um valor agregado para os varejistas que buscam uma vantagem na conquista de novos clientes, na retenção e em melhorar o seu relacionamento atual com os clientes.

7. Acompanhamento de inventário

O gerenciamento de estoque eficaz é fundamental no setor de varejo. Um melhor controle diminui os custos de estoque, melhora o atendimento de pedidos e a satisfação do cliente, facilita o gerenciamento da cadeia de suprimentos e melhora a previsão e as margens de lucro, entre outros benefícios

Fornecer informações como unidades de estoque e  pedidos – juntamente com os participantes da cadeia de suprimentos que interagem com esses ativos – podem ser identificados com uso de Blockchain e proporcionar visibilidade em todos os pontos da cadeia de suprimentos.

8. Automatização da administração de back-office

O Blockchain ajuda a agilizar os processos administrativos nos backoffices das empresas. Por exemplo, o uso de ‘contratos inteligentes’ que permite o pagamento rápido a contratados freelancers na conclusão de um projeto. Além disso, tarefas administrativas com muitos dados repetitivos, como administração de folha de pagamento, podem ser digitalizadas e rastreadas em tempo real.

Casos de sucesso! Saiba quais varejistas já usam a tecnologia Blockchain

Como dito anteriormente, a tecnologia Blockchain surgiu como uma solução para proteger bitcoin e outras moedas digitais. Fora de seu uso original, o blockchain tem sido tão efetivo que megavarejistas como Nestlé, Walmart, Carrefour começaram a usá-lo. Vamos conhecê-los?

Carrefour

O Carrefour usou a tecnologia Blockchain para rastrear sua produção de carne, leite e frutas da fazenda à loja. A confiança que eles construíram usando essa tecnologia para informar seus clientes ajudou a alcançar um aumento definitivo da confiança dos clientes nesses produtos respectivos.

Ele funciona com um código QR que pode ser escaneado de qualquer telefone e fornece informações de onde e quando o produto foi colhido, se contém pesticidas e assim por diante.

Nestlé

A Nestlé começou a usar a tecnologia blockchain em 2017 e, em 2020, expandiu essa tecnologia para sua marca sueca de café Zoegas. Além disso, cooperou com a The Rainforest Alliance para rastrear de onde os grãos de café vieram e como foram fabricados em sua fábrica na Suécia.

Walmart

O Walmart tem trabalhado com a plataforma Hyperledger Fabric para alguns de seus rastreamentos da cadeia de suprimentos. Eles também são parceiros da rede IBM Food Trust para garantir segurança alimentar e rastreabilidade para seus clientes.

Com o uso dessa tecnologia, é mais fácil para os varejistas rastrearem qualquer mercadoria infectada ou danificada antes que ela chegue ao depósito ou à loja. É uma tecnologia de custo e tempo eficaz para melhorar a cadeia de suprimentos.

Ficou interessado em utilizar a tecnologia Blockchain no seu negócio? Nós podemos te ajudar com isso! Deixe um comentário abaixo e nós entraremos em contato com você.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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