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Novas tecnologias no Varejo pós pandemia: veja o que pode fazer diferença na sua loja

Novas tecnologias no Varejo pós pandemia: veja o que pode fazer diferença na sua loja

Os anos de 2020 e 2021 marcaram uma mudança monumental no comportamento do consumidor, que passou a conviver com a covid-19 e as políticas de distanciamento social.

Agora, aos poucos, a situação caminha para uma certa normalidade, mas algumas coisas nunca serão como antes. Nesse contexto, o uso de novas tecnologias no varejo estão remodelando a forma de consumir no pós-pandemia.

De fato, mesmo antes da pandemia, a tecnologia já exercia forte pressão sobre o varejo. Transformação digital e experiência omnichannel são termos que já há alguns anos direcionam as estratégias de negócios do setor.

Porém, a pandemia da covid-19 antecipou e potencializou todas as tendências, além de criar novas necessidades.

Em pesquisa realizada no início de 2021 pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), 57% dos varejistas entrevistados revelaram acreditar que a transformação digital é prioridade na empresa –  na pesquisa anterior, o percentual era de 42%.

Saber como estão sendo implementadas as novas tecnologias no varejo e entender como elas podem fazer a diferença na sua loja, portanto, é atributo fundamental para direcionar os investimentos para as soluções certas e, assim, manter a competitividade.

A seguir, você poderá conferir algumas das maiores tendências tecnológicas do segmento varejista e entender como elas agregam valor ao seu negócio. Confira!

QR Code

Talvez você fique surpreso em saber que o Código de Resposta Rápida (QR Code) foi desenvolvido em 1994, por Masahiro Hara, da Denso Wave, uma empresa japonesa.

No entanto, mesmo depois que os smartphones incorporaram as tecnologias de leitura de código de barras, as taxas de adoção das tecnologias foram baixas. Isso até 2020.

Com a pandemia, os sistemas digitais de pagamentos, como o QR Code, foram fortemente aderidos por comércios e pelos consumidores. De fato, essa foi uma dentre as inúmeras alternativas encontradas para reduzir a propagação do novo coronavírus.

Sendo assim, apesar de não fazer parte do grupo das novas tecnologias no varejo, o QR Code pode ser definido como uma nova tendência, que já conta com muitos adeptos.

O uso dessa tecnologia, inclusive, também foi potencializado pelo Pix, que permite o pagamento por meio de um código de resposta rápida. Muitas carteiras digitais também oferecem essa possibilidade.

Agora que o obstáculo da adoção já passou, essas soluções estão ajudando a criar experiências digitais mais robustas nas lojas físicas, aumentando o envolvimento do cliente e as oportunidades de upsell – sem exigir equipe adicional.

Isso porque os QR Codes permitem não só que os clientes realizem pagamentos, mas também pesquisem informações sobre produtos ou preços e acessem conteúdo com curadoria – como vídeos que retratam usos, recursos e benefícios específicos de um produto.

Além disso, os QR Codes podem fornecer análises de dados valiosos para otimizar as percepções do cliente e servir como um incentivo para uso de aplicativo móvel da marca. Depois de baixado, o app pode enviar notificações push para envolver os consumidores por meio de ofertas e promoções especiais.

Inteligência Artificial (IA)

Com o horário comercial estendendo-se aos serviços 24 horas por dia em espaços online, há uma necessidade crescente de atendimento e suporte confiável ao cliente em tempo integral.

Embora a interação humana seja insubstituível, grandes avanços foram feitos na criação de chatbots eficientes movidos por IA, que podem resolver problemas rudimentares sem a orientação de uma mão humana. 

Pode-se esperar que esses bots se tornem mais inteligentes e respondam a questões complexas à medida que essa tecnologia se torna mais avançada.

Além do atendimento ao clientes, essa é uma das novas tecnologias no varejo que podem contribuir para a alavancagem das vendas.

De fato, a IA está desempenhando um papel proeminente na criação de recomendações de produtos sob medida e visando consumidores específicos com base em análises comportamentais. Isso está melhorando muito as chances de efetivação de uma compra, mesmo para produtos que os consumidores não consideravam adquirir anteriormente.

Segurança de dados

A pandemia foi uma grande potencializadora do comércio eletrônico, que já vinha em uma trajetória de ascensão.

Segundo estudo divulgado pela consultoria  Ebit | Nielsen, em parceria com o Bexs Banco, no primeiro semestre de 2021, o segmento registrou um novo recorde, atingindo um volume de vendas de R$ 53,4 bilhões, 31% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior. 

O aumento das transações online também significa um influxo de fraude, roubo de dados e violações de segurança. Agora, que está em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, essa é uma preocupação ainda mais latente.

É importante considerar que os consumidores só farão compras onde se sentirem seguros. Assim, os varejistas precisam estar na vanguarda das tecnologias de segurança ou correm o risco de perder a confiança e as carteiras de seus clientes.

Nesse contexto, em vez de apostar em novas tecnologias no varejo, muitas empresas estão recorrendo a uma solução já consolidada no mercado. Trata-se das soluções baseadas em nuvem.

De fato, ao apostar em fornecedores de tecnologia em nuvem confiáveis, os varejistas, além de obter soluções de qualidade, podem ter menos preocupações relacionadas à segurança.

Isso porque a própria plataforma em nuvem oferece ferramentas de proteção avançadas, a fim de garantir a segurança e a disponibilidade dos dados.

Obviamente, as empresas varejistas ainda precisam adotar boas práticas de segurança da informação, a fim de não comprometer a integridade e a proteção dos dados dos clientes. Também se faz necessário atualizar seus processos para garantir a conformidade com a LGPD.

Soluções de autoatendimento

A tecnologia de self-checkout, ou autoatendimento, pode não ser nenhuma novidade, mas somente agora entrou no radar das varejistas no Brasil.

De fato, essa é uma tendência que chegou para ficar e já vem sendo incorporada por empresas de diferentes segmentos.

O McDonald’s, por exemplo, recentemente decidiu implementar totens de self-checkout, máquinas onde as pessoas podem pedir suas refeições, em diversos restaurantes da sua rede.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Metrô de São Paulo também estão, gradualmente, desativando suas bilheterias tradicionais e instalando em seu lugar máquinas de autoatendimento.

A Marisa também apostou em novas tecnologias no varejo para adequar sua operação ao pós-pandemia. A empresa incorporou a solução Venda Fácil, desenvolvida pela NL Informática, ao seu próprio aplicativo.

Batizada como Sacola de Vantagens pela varejista de moda feminina, essa solução permite que os clientes possam realizar suas compras na loja física utilizando os próprios smartphones.

Isso significa que os clientes podem escolher os produtos, bipá-los utilizando a câmera do celular e realizar o pagamento de forma autônoma, pelo celular. Depois, eles precisam apenas se dirigir a um ponto específico da loja ou acionar um vendedor para realizar a conferência e retirar o alarme de segurança.

Com mais liberdade e menos filas, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos com sua experiência de compra e a consumir mais. Segundo informações da Marisa, um mês após o lançamento, a solução já representava 3% da receita dos pontos físicos e apontava um crescimento de 34% do ticket médio.

Soluções de Venda Móvel

Embora grande parte dos consumidores estejam preparados e demandem soluções de autoatendimento, ainda há uma parcela de pessoas que preferem os métodos mais tradicionais de check-out. Isso não significa, entretanto, que não há espaço para inovação.

Hoje, as empresas têm à disposição soluções que podem otimizar a experiência do cliente, oferecendo maior agilidade e um atendimento mais completo.

Um excelente exemplo é o Venda Móvel NL, outra solução desenvolvida pela NL Informática, que permite que os clientes possam concluir a compra em qualquer ponto da área de vendas da loja, com o auxílio de um colaborador.

Com o Venda Móvel NL, o vendedor pode atender em qualquer ponto da loja já com o equipamento para o pagamento do cliente em mãos, seja com uma solução específica ou com o próprio celular.

Utilizando o aparelho específico do Venda Móvel NL, é possível realizar pagamentos eletrônicos (cartões de crédito, débito, cupons, vale-presentes, vouchers), além do Pix. 

O equipamento portátil, similar a uma maquininha de cartão, ainda permite a impressão do cupom fiscal, bem como envio por e-mail. Ele também oferece suporte para e-Commerce, vendas porta a porta e outras modalidades do varejo móvel.

A solução ainda permite cadastro de clientes, aplicação de descontos e validação da venda ou transação junto à SEFAZ. É muito mais comodidade, mobilidade e facilidade no momento de concluir a venda.

Com o Venda Móvel NL, os vendedores podem prestar um atendimento completo e personalizado, garantindo uma maior satisfação do cliente e abandono de carrinhos, em virtude de longas filas, reavaliação da necessidade de compra, etc.

Soluções para gestão de estoque

As novas tecnologias no varejo contribuem para a consolidação de modelos de negócios muito mais ágeis e dinâmicos.

Isso demanda maior controle e gestão de estoque, para evitar erros, como a indisponibilidade de produtos.

De fato, à medida que as empresas varejistas aderem a novas estratégias como e-commerce e possibilidade do cliente comprar pela internet e retirar na loja, ter um acompanhamento efetivo das quantidades de produtos disponíveis tornou-se vital para o bom andamento das operações.

Nesse contexto, contar com soluções tecnológicas que possibilitem a integração das diversas atividades da cadeia de suprimentos, como a realização de inventário, contribui para a otimização dos processos e ajuda a prevenir erros operacionais e gestão.

Vale citar, por exemplo, o NL Check, uma solução que permite realizar inventários de forma simples e efetiva.

Trata-se de uma função presente no sistema NL Gestão, que funciona isoladamente por meio de um aplicativo. Sua principal contribuição é permitir a realização de inventários de forma mais rápida e fácil.

Utilizando o NL Check, os dados do inventário são automaticamente sincronizados com o sistema de gestão, possibilitando uma análise mais rápida e reduzindo o número de atividades manuais e, consequentemente, de erros.

Com maior confiabilidade e acuracidade dos dados, os gestores podem tomar melhores decisões, garantindo a disponibilidade de produtos em consonância com a demanda dos consumidores.

Razões para investir em novas tecnologias no varejo

Não há como voltar atrás. A grande aceleração no uso de tecnologia, digitalização e novas formas de trabalho vai se sustentar. 

Do lado das empresas, há muitos motivos para investir em novas tecnologias no varejo. De fato, em sua grande maioria, elas ajudam a aumentar a produtividade, impulsionam as vendas, reduzem os custos e melhoram a experiência de compra.

A crise da covid-19 criou um imperativo para as empresas reconfigurarem suas operações – e uma oportunidade de transformá-las. Na medida em que o fizerem, haverá maiores ganhos, tanto em produtividade, como em resultados financeiros.

No entanto, o motivo principal para investir em novas tecnologias no varejo é que essa é uma forte demanda dos consumidores.

As empresas que estão saindo na frente, como a Marisa, estão colhendo bons frutos, como aumento significativo do ticket médio em suas lojas físicas.

Ao apostar na digitalização e em novas tecnologias, as empresas passam a contar com dados valiosos, que permitem entender melhor o perfil e a demanda de seus clientes e, assim, oferecer serviços, ofertas e produtos customizados e direcionados.

Tudo isso, acaba por melhorar a experiência de compra e aumentar as chances de fidelização, o que impacta diretamente nos resultados.

A tecnologia também é a chave para garantir uma gestão eficaz e uma operação fluida e eficiente para lidar com modelos de negócios altamente dinâmicos e ágeis.

Sabendo disso, a NL Informática trabalha para oferecer soluções inovadoras, seguras e eficazes, antenadas com as demandas de mercado.

Soluções como o Venda Fácil, Venda Móvel e NL Check, além do próprio sistema NL Gestão, podem fazer toda a diferença na sua loja, tornando-a muito mais moderna e estruturada para receber seus clientes e oferecer uma experiência de compra única e inovadora.

Prepare sua loja para o varejo pós-pandemia. Entre em contato com a NL Informática e fale com um de nossos especialistas!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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