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Lojas físicas como centro de distribuição: Dicas importantes

Lojas físicas como centro de distribuição: Dicas importantes

Nos últimos tempos, tem crescido o número de grandes varejistas que utilizam suas lojas físicas como centro de distribuição.

Essa abordagem vem sendo impulsionada pela adoção de estratégias omnichannel, as quais possibilitam integrar canais de compra físicos em digitais em uma jornada de compra fluída e consistente.

Um grande exemplo disso são as compras online que oferecem a opção de retirada na loja, dando maior agilidade e comodidade aos clientes.

No entanto, essa mudança de estratégia apresenta grandes desafios, aos quais as precisam estar atentas para obter sucesso.

A seguir, você poderá obter dicas importantes e conhecer alguns pontos de atenção, caso você também esteja pensando em utilizar suas lojas físicas como centro de distribuição. Confira!

Por que as grandes varejistas estão utilizando lojas físicas como centro de distribuição?

Nos últimos anos, o setor varejista vem passando por grandes transformações. Muitas dessas mudanças devem-se às mudanças de hábito dos consumidores, especialmente no que diz respeito à forma como eles desejam comprar.

É notório, por exemplo, que o comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, em especial depois da pandemia da covid-19.

De acordo com o Mastercard SpendingPulse, o comércio eletrônico brasileiro registrou crescimento de 75% em 2020,  representando 11% das vendas do varejo.

E essa trajetória de crescimento, que vem sendo registrada ano após ano, se manteve em 2021. Também de acordo com o Mastercard SpendingPulse, o segmento registrou expansão de 25,5% no primeiro semestre de 2021.

Apesar do crescimento ser justificado pela pandemia e pelas medidas de restrição à circulação, que levou ao fechamento de lojas em diversos estados brasileiros, essa não é uma tendência passageira.

Segundo dados do relatório Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson em parceria com a Enext, 72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce após o fim das medidas de restrição da pandemia.

Diante desse cenário, as empresas varejistas têm trabalhado para oferecer as melhores experiências de compra aos seus clientes. E oferecer uma estratégia Omnichannel tornou-se essencial.

A utilização das lojas físicas como centro de distribuição é uma peça fundamental nessa estratégia.

Isso porque, essa abordagem permite às empresas oferecer serviços como “compre no site ou no app e retire na loja”.

Ao oferecer essa opção, as empresas resolvem dois grandes desafios enfrentados pelo e-commerce: entrega rápida e eliminação do custo do envio.

De fato, 62% dos lojistas que realizam vendas online reconhecem que  o valor do frete é o item que mais impacta negativamente suas vendas, segundo pesquisa  da Melhor Envio com o E-Commerce Brasil.

Além disso, o frete caro é a principal causa de abandono do carrinho no e-commerce, representando 53% das ocorrências, segundo estudo do Baymard Institute.

Ao utilizar as lojas físicas como centro de distribuição, as empresas podem incorporar facilmente uma estratégia de “compre online e retire na loja”, facilitando a vida do cliente e tirando um peso da logística.

Quais as vantagens de utilizar lojas físicas como centro de distribuição?

Os varejistas que são capazes de aproveitar suas lojas físicas como nós de distribuição para atender a pedidos de e-commerce têm o potencial de obter uma série de benefícios que podem ajudar suas operações a se tornarem mais lucrativas. Dentre eles, vale destacar:

Tempo de entrega mais rápido

Nesse modelo de negócios, quando um cliente faz um pedido online por meio do site, app ou outro canal de negociação digital, o varejista pode atender à demanda na loja que estiver fisicamente mais próxima do cliente

Isso reduz instantaneamente o tempo que o pedido deve gastar em trânsito para chegar ao cliente, transformando o envio no mesmo dia ou no dia seguinte em um feito muito mais gerenciável.

Além disso, torna-se possível adotar a estratégia em que o cliente retira o produto na loja, reduzindo ainda mais o tempo necessário para que o cliente esteja em posse de sua compra.

Custos de frete mais baixos

Isso está relacionado ao ponto acima. Como o varejista está enviando do local mais próximo do cliente, em muitos casos ele será capaz de reduzir os custos de frete em comparação com o envio de um centro de distribuição único. 

É importante observar, porém, que em alguns casos isso pode resultar na perda de descontos de remessa a granel, o que pode impactar negativamente as margens do varejista se não for gerenciado corretamente.

Por isso, é fundamental investir em soluções de logística que permitam uma visualização completa de seus pedidos por localidade, facilitando a elaboração de rotas que possam otimizar os custos com transporte.

Finalmente, oferecer a opção de retirar na loja, em muitos casos, pode ajudar as empresas a reduzirem os gastos mensais com frete.

Menos perda de estoque

Como ressaltado anteriormente, ter os produtos mais perto dos clientes é uma estratégia que ajuda a reduzir os custos de envio.

Porém, a empresa deve considerar outros fatores, como a idade do produto que foi pedido.

Para reduzir as perdas de estoque, alguns varejistas podem decidir que é mais econômico atender aos pedidos do estoque mais antigo, independentemente da localização. 

Isso significa que eles podem vender estoque antigo, evitando perdas decorrentes do envelhecimento de um produto.

Otimização das devoluções

A logística reversa no comércio eletrônico pode ser incrivelmente cara para os varejistas devido às despesas de envio e manuseio que geralmente acarreta. 

Ao utilizar as lojas físicas como centro de distribuição, os varejistas podem incentivar os clientes a fazer devoluções ou trocas na loja mais próxima, diminuindo o custo de processamento de muitas devoluções.

Dicas importantes para utilizar as lojas físicas como centro de distribuição

A estratégia de utilizar as lojas físicas como centro de distribuição traz grandes desafios e oportunidades. Se você deseja implementar essa estratégia, fique atento às seguintes dicas

1.Garanta uma visibilidade 360 

 A utilização das lojas físicas como centro de distribuição não deve ser encarada apenas como uma mudança de localidade.

Isso representa, antes de tudo, uma mudança de visão operacional e deve abarcar todos os processos empresariais.

É fundamental que sua empresa integre os processos da loja física e do e-commerce, criando fluxos de trabalho consistentes e funcionais.

Não só seu processo de vendas deve ser omnichannel, mas toda a operação. 

Tanto os colaboradores que trabalham no estoque, nas vendas e nas compras quanto a alta gerência precisam ter uma visão 360 de tudo que está acontecendo, para garantir a fluidez e a eficácia nos processos.

2. Atente-se ao gerenciamento de estoque

O estoque, sem dúvidas, é o coração de uma empresa varejista. Como tal, ele precisa ser gerido de maneira eficaz, uma vez que qualquer problema que ocorra nesse segmento impacta toda a operação da empresa.

Em uma abordagem omnichannel, é fundamental que o estoque das lojas físicas e digital seja integrado e gerenciado em uma base única, a fim de oferecer visibilidade em tempo real.

Imagine, por exemplo, que você possui apenas uma unidade disponível de determinado produto e, pouco depois de vendê-lo pela internet, outro cliente o compre na loja física. 

Sem uma integração eficaz, esse tipo de situação tem grande probabilidade de acontecer. Agora, imagine que o cliente que fez a compra online optou por retirar o produto na loja. Ao chegar e descobrir que o item está indisponível, ele terá uma experiência de compra negativa, quase impossível de reverter.

3. Incentive a ida do cliente a loja

A estratégia de vender online com a opção de retirada na loja é vantajosa para os clientes, que não precisam arcar com o custo do frete e podem ter os produtos em mãos mais rapidamente.

Mas ela também traz muitas vantagens para as empresas, tanto do ponto de vista operacional, ao reduzir os fluxos de trabalho de logística, quanto no que se refere a oportunidades de venda.

De fato, as lojas físicas possuem uma série de atributos que enriquecem a experiência de compra e, portanto, devem ser exploradas mesmo nas vendas online.

A ida do cliente à loja é uma oportunidade de encantamento, tanto no atendimento, quanto na oferta de novas oportunidades de compra.

Por isso, os vendedores devem ser treinados, por exemplo, para apresentar ofertas especiais da loja, produtos relacionados à compra realizada pela internet, etc.

Também é uma oportunidade para apresentar outros serviços da empresa, como cartão de crédito, garantia estendida, programa de fidelidade, etc.

4. Avalie as necessidade de investimento

A maioria das lojas não foram projetadas para operar como centros de distribuição. Isso significa que seguir uma estratégia como essa exige investimento inicial na instalação para tornar possível o atendimento de pedidos. 

Os varejistas provavelmente também precisam aumentar os níveis de pessoal (contratando e treinando novos funcionários) para realizar as tarefas, como atendimento de pedidos, resultando em um aumento nas despesas de mão de obra.

Em muitos casos, também é necessário expandir o espaço físico ou remanejar espaço destinado à loja para o armazenamento de produtos.

5. Aposte na automação de processos 

Ao utilizar as lojas físicas como centro de distribuição, as empresas varejistas devem investir em automação de processos para não sobrecarregar as suas equipes.

É possível, por exemplo, utilizar sistemas de gestão para definir níveis mínimos de estoque de produtos-chave, gerando pedidos de compra automático para não correr o risco de ficar com estoque indisponível.

Também é possível otimizar os procedimentos de inventário, dentre muitos outros, para agilizar os processos e oferecer maior visibilidade da operação.

Algumas considerações

Se você não está planejando utilizar suas lojas físicas como centro de distribuição, é preciso ter em mente que isso implica não só em uma mudança do local de armazenamento de seus produtos, mas de toda a operação.

Essa estratégia aumentará a visibilidade do produto e combinará suas presenças de comércio eletrônico e varejo. Isso tem o potencial de impulsionar suas vendas e melhorar seus resultados financeiros.

Porém, para obter sucesso nessa empreitada, os varejistas devem investir em uma solução de gestão que atenda aos muitos desafios de um ambiente omnichannel. 

Essa solução deve ser capaz de fornecer todas as ferramentas necessárias para configurar uma operação de atendimento na loja, uma gestão de estoque integrada e a automação de processos de compra, venda, movimentação de produtos, etc. 

Essas ferramentas incluem captura de pedidos, mapeamento de lojas, gerenciamento de fluxos de trabalho, rastreamento de estoque em tempo real, dentre outras funcionalidades.

A solução tecnológica certa abrirá oportunidades para aumentar a eficiência por meio de processos padronizados, inventário mais rápido, otimização da força de trabalho na loja, redução de custos indiretos, etc.

Nesse sentido, vale destacar o NL Gestão, uma solução que unifica todos os processos empresariais, tais como compras, obrigações fiscais e vendas em um único sistema, com informações exatas e confiáveis em tempo real.

Essa solução oferece funcionalidades como gestão de estoque em tempo real, maior produtividade para seu negócio através de processos integrados e otimizados, planejamento de compras com base nas demandas históricas, dentre muitas outras.

Utilizando essa ferramenta, sua empresa poderá gerir seus processos omnichannel de forma eficaz, obter visibilidade de 360 de todos os processos e obter precisão nas informações para análises.

De fato, a NL oferece o melhor sistema de gestão para quem procura resultados surpreendentes e agilidade para estar à frente do mercado.

O software também proporciona maior agilidade e melhoria nos processos de compra e rastreamento de pedidos. Com o NL GESTÃO, sua empresa consegue centralizar todos os seus processos de forma simples e eficiente, além de contar com ferramenta de análise mais profunda sobre os seus processos e sobre a logística dos centros de distribuição.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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