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Ship from Store: de ponto de venda a centro de distribuição

Ship from Store: de ponto de venda a centro de distribuição

Em 2019, o faturamento do e-commerce cresceu 22,7% em relação ao ano anterior, de acordo com um relatório.

Surpreendentemente, o resultado foi ainda melhor em 2020, quando a economia sofreu os impactos da pandemia do coronavírus. No acumulado do ano, o e-commerce fechou com índice positivo de 73,88%. Nesse contexto, é importante ter atenção ao comércio eletrônico e a conceitos relacionados, como o Ship from Store.

A logística de distribuição é estratégica para a ampliação de lucros e o atendimento de diferentes demandas do mercado consumidor, como comentado em outro artigo.

Afinal, muitas pessoas não aceitam esperar dias ou semanas para receber um produto em suas residências. Por isso, o prazo de entrega é um dos principais motivos de desistência em compras online.

O Ship from Store está em conformidade com o omnichannel, estratégia que promove a integração e padronização das experiências de compra nos universos online e offline. Essa é uma das principais tendências do varejo.

Este artigo conceitua o Ship from Store, apresenta seus benefícios e indica por que a prática está de acordo com o que se espera do comércio no futuro. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Significado de Ship from Store

A expressão ‘Ship from Store’ pode ser traduzida como ‘Envio direto da loja’ e faz referência a uma prática logística na qual os produtos comprados são enviados diretamente do estabelecimento para o endereço de entrega.

Muitas empresas que têm lojas físicas vendem online, em canais digitais como uma loja virtual, redes sociais, marketplaces, telefone e aplicativos de mensagem.

No entanto, muitas vezes, utilizam um centro de distribuição ou o próprio estoque de fornecedores para enviar produtos.

A utilização de estoque de loja própria, no entanto, pode ser mais interessante. No Ship from Store, cada ponto de venda atua, também, como um centro de distribuição, o que otimiza a logística.

O consumidor pode, portanto, comprar produtos online e retirar na loja ou receber por delivery em pouco tempo.

Naturalmente, essa é uma estratégia que requer integração de sistemas gerenciais e departamentos e que pode ser complexa.

Grandes redes de varejo, por exemplo, podem utilizar os estoques de diferentes lojas como origem do produto.

Nesses casos, precisam, com base no endereço do cliente, optar pela loja mais próxima e, assim, entregar produtos com mais rapidez e economia. O Ship from Store pode, no entanto, beneficiar também as empresas.

Benefícios do SFS

O Ship from Store  é indiscutivelmente benéfico aos consumidores, pois atende ao desejo de comprar produtos com comodidade, a preços baixos e com curtos prazos de entrega.

Ao colocar a loja como centro de distribuição, o lojista consegue atender a demanda de clientes geograficamente próximos e, assim, pode conquistar um importante lugar no mercado competitivo.

No entanto, a estratégia também é, potencialmente, favorável às empresas. Ao utilizar pontos de venda como centros de distribuição, é possível atender melhor à demanda do mercado, o que é essencial e fundamental para o sucesso.

Se a loja estiver em uma localização geográfica estratégica, pode entregar produtos com agilidade e até mesmo frete grátis e, assim, aumentar a satisfação de seus consumidores.

A maior independência de fornecedores é, também, um claro benefício do Ship from Store. Para que o ponto de venda funcione como um centro de distribuição, afinal, é preciso garantir níveis de estoque adequados, para que a empresa esteja mais preparada para atender as demandas, sem necessidade de efetuar compras frequentes.

Essa independência promove mais segurança, pois eventuais mudanças e problemas com fornecedores influenciam menos na capacidade de efetuar vendas.

A empresa consegue, portanto, controlar melhor o seu estoque, com base em dados históricos sobre a demanda e compras anteriores.

Essa prática é mais natural para pequenas e médias empresas, que não costumam utilizar centros de distribuição.

Nesse sentido, os benefícios podem ser mais facilmente perceptíveis em grandes redes de varejo. Afinal, a demanda por produtos tende a ser maior e as diversas lojas que compõem a rede podem formar um hub de distribuição.

A possibilidade de troca de mercadorias entre os estoque é um benefício adicional, pois ajuda a evitar desperdícios e indisponibilidade de produtos.

Tendência futura

O Ship from Store está de acordo com a jornada de compra do consumidor moderno e as estratégias de omnichannel. Portanto, a implementação dessa prática pode ser muito benéfico para lojas no futuro.

Na verdade, essa já é uma realidade em muitas empresas e a pandemia deve ter alertado muitas outras empresas sobre a importância do e-commerce, da boa gestão de estoque e da logística eficiente.

A logística de distribuição deve, cada vez mais, prezar por entregas mais rápidas e econômicas. Nesse sentido, empresas que pratiquem o Ship from Store devem, por meio de logística própria ou de transportadora terceirizada, prezar por essas necessidades.

O ‘Ship from Store’ já é uma realidade em grandes lojas do varejo nacional no Brasil, como a Marisa, as Americanas e a Renner, que usa inteligência artificial para identificar a localização do consumidor e definir a origem do produto, com base no estoque mais próximo.

As lojas Americanas, aliás, têm obtido um relativo protagonismo no ‘Ship from Store’, devido à promessa de entrega de produtos, inclusive itens de mercado, em até duas horas na casa do consumidor e a propaganda em meios de comunicação.

Essas atuações sugerem que o Ship from Store deve ser comum no futuro, especialmente em cenários de crescimento do e-commerce. Portanto, empresas que desejam atender às demandas do consumidor moderno, devem conhecer e se adaptar a essa e outras práticas de sucesso.

A utilização de pontos de venda como centros de distribuição, como comentado ao longo do artigo, é uma prática alinhada às tendências do varejo. Além de atender a importantes demandas do mercado consumidor, essa estratégia também oferece benefícios às empresas, que devem se adaptar. Nesse sentido, o ‘Ship from Store’ e outras práticas do omnichannel podem ser muito interessantes.
Você quer saber mais sobre vendas online? Então aproveite e leia o artigo ‘Como as grandes do varejo físico estão olhando para o e-commerce‘.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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