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Inteligência artificial no varejo e seus desafios

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Inteligência artificial no varejo e seus desafios

Modernizar para não “morrer”: esta vem sendo a bandeira do varejo tradicional diante da grande ascensão do e-commerce. O setor vem passando por profundas transformações em busca de maior eficiência nos processos, redução de custos e melhora na satisfação do cliente. Nesse sentido, o uso da inteligência artificial no varejo tornou-se um elemento-chave na digitalização das lojas físicas, personalizando a experiência do cliente e criando uma interação mais comprometida entre os negócios e os consumidores.

Essa tecnologia tem sido responsável por criar uma oportunidade de preencher a lacuna entre os canais de vendas virtuais e físicos. Confira a seguir como a inteligência artificial (IA) está mudando e impactando o varejo, além dos desafios e benefícios do uso dessa tecnologia!

Tudo sobre IA

A inteligência artificial, em sua essência, se concentra em tornar as máquinas inteligentes ou capazes de resolver problemas da melhor maneira possível. Hoje, a IA é capaz de fazer com que as dispositivos aprendam com a experiência, se ajustem a novas entradas e realizem tarefas humanas.

Essa tecnologia combina rapidamente grandes conjuntos de dados com processamento rápido e iterativo e algoritmos detalhados, que permitem ao programa aprender automaticamente a partir dos padrões estabelecidos.

Mas, como utilizar a Inteligência Artificial no varejo? Não importa quão grande ou pequena seja sua empresa, de alguma forma ela pode se beneficiar da integração da IA ​​em suas funções diárias.

Do gerenciamento diário de tarefas à obtenção de insights sobre os clientes, a IA é a base da tecnologia em um ambiente varejista.

A utilização da inteligência artificial no varejo pode simplificar atividades gerenciais, automatizar tarefas, simplificar processos e muito mais.

Além disso, a IA pode, até mesmo, reunir padrões e preferências detalhadas do cliente, o que contribui para decisões de negócios mais embasadas, envolvendo estratégias de marketing, gestão de estoque, etc.

A inteligência artificial no varejo atual

Em breve, a tecnologia equipada com inteligência artificial surgirá em todos os lugares do ambiente de varejo, e muitas experiências na loja serão moldadas pelo processamento de dados.

A Farfetch, varejista de moda de luxo, apresentou recentemente uma solução para alterar a experiência do cliente na loja com sua plataforma Store of the Future. Segundo seu fundador, essa solução vincula canais on-line e off-line, usando dados para aprimorar a experiência no varejo.

Assim como o comércio eletrônico, a Store of the Future permitirá que as empresas coletem dados de clientes enquanto navegam na loja. No provador, a tecnologia de espelho inteligente permite que os compradores solicitem tamanhos, cores ou itens diferentes.

As informações como compras anteriores e histórico de navegação são armazenados no banco de dados da Farfetch, para que a empresa possa acessar posteriormente.

Isso não apenas cria um melhor relacionamento entre o cliente e a empresa,mas também permite que o varejista obtenha uma ampla coleção de informações que possibilita a criação de ofertas especiais com base nos hábitos e preferências de cada consumidor.

Compreender quais produtos estão sendo experimentados e não comprados, por exemplo, é um dado muito importante para o setor varejista de moda. É o equivalente físico para as coisas que foram colocadas em um carrinho de compras on-line e não foram compradas.

As lojas físicas carecem da capacidade de recuperar informações essenciais de contato com o cliente. Um local de varejo equipado com tecnologia de IA é uma maneira inteligente de obter informações sobre os hábitos e preferências dos compradores.

Outras soluções de IA no varejo

O exemplo citado anteriormente ainda é uma solução para poucos. A iniciativa foi dada e, na velocidade como as inovações são implementadas, dentro de dois ou três anos plataformas iguais a da Farfetch podem se popularizar no mercado.

Como é o caso dos chatbots, os assistentes virtuais que imitam a linguagem humana para prestar prestar auxílio aos clientes em sites e redes sociais.

A grande vantagem desse tipo de solução é ter um atendimento de qualidade disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, sem ter nenhum custo adicional por isso. Além disso, as marcas podem lidar com milhares de consultas simultaneamente, sem precisar empregar uma grande força de trabalho.

Os chatbots podem ser configurados para responder perguntas, fornecer sugestões de compras e fornecer suporte imediato. Usando uma mistura de chatbots de IA e humanos, os varejistas poderão melhorar significativamente seu atendimento e fornecer aos usuários uma melhor resolução de seus problemas.

Quando os clientes recebem atenção imediata e personalizada, eles se envolvem profundamente com a marca, abrindo caminho para a fidelização.

Outra área em que é possível verificar grandes benefícios do uso da inteligência artificial no varejo é o controle de estoque, mais precisamente na realização de inventários.

Atualmente, a maioria dos erros de inventário é resultado de erro humano ou controle de qualidade manual. Utilizando soluções de IA baseadas em visão computacional, é possível ter um alto nível de precisão, de forma automática. Basicamente, trata-se de máquinas dotadas de câmeras capazes de efetuar contagem de um grande número de itens em poucos segundos.

Além de maior precisão, as empresas passam a contar com maior rapidez na realização da contagem e reduz significativamente a necessidade pessoas durante o processo, o que impacta diretamente nos custos.

Desafios de implementação de inteligência artificial no varejo

Para implementar a IA de forma efetiva, as empresas precisam criar um ambiente voltado a mudanças. Com a velocidade das inovações tecnológicas, os clientes estão exigindo cada vez mais e as empresas precisam acompanhar as transformações que acontecem no mercado.

Um exemplo simples diz respeito às formas de pagamento. Atualmente, os clientes podem pagar pelo celular, via QR Code ou carteiras digitais, com cartões de aproximação e muito mais.

A IA é capaz de analisar diversos dados dos clientes e perceber mudanças em seu comportamento. A empresa deve estar preparada para se adequar às novas demandas e isso, acima de tudo, exige uma mudança de cultura organizacional.

Outro desafio diz respeito à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A inteligência artificial se alimenta, basicamente, de dados. No entanto, para coletar informações pessoais é preciso seguir uma série de regras disposta na lei e, ao mesmo tempo, investir em segurança da informação para evitar vazamentos.

O fato é que a IA pode fazer muito mais para as empresas de varejo. Os exemplos listados acima são apenas a ponta do iceberg. Em todos os processos, essa tecnologia pode fornecer informações realmente valiosas que devem ser tratadas como ouro.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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