
Como ter o software gerencial ideal para sua empresa?
Investir em um sistema de gestão que acompanha o crescimento do negócio é uma necessidade cada vez mais pertinente nas empresas. Para quem gerencia a empresa, dúvidas sobre o real funcionamento e aplicabilidade do software de acordo com a realidade da empresa, ou então o receio de desperdiçar grandes investimentos em programas, são questionamentos quase que inevitáveis e importantíssimos. Afinal, o que está em jogo é a segurança de dados e praticamente todos os processos em todos os âmbitos da empresa. Melhor evitar qualquer risco de falhas, não é? Mas acalme-se, contratar um sistema que dará suporte total ao seu negócio não é nenhum bicho de sete cabeças. Preste atenção nos itens a seguir:
– Coloque tudo no papel antes da escolha:
Vamos supor que sua empresa já definiu que precisa de um software novo, já pesquisou no mercado e está pronta para comprar. Antes de comprar o software “mais barato” ou o “mais completo” analise o custo total de aquisição.
Para “rodar” o software em questão na sua empresa o que vai precisar ser atualizado? Suporte, treinamento, implantação e licenças são cobradas à parte? Coloque tudo em uma planilha e calcule qual a melhor opção para a sua empresa.
– O software deve se adaptar à sua empresa e não ao contrário:
Mesmo que a sua empresa venda um produto “commodity”, tenha certeza que seus concorrentes vendem o mesmo produto de uma forma diferente. Geralmente os softwares são vendidos com uma configuração “padrão” e as customizações são orçadas à parte.
Analise a aderência do software “padrão” ao seu negócio e identifique os pontos que vão precisar ser customizados. Se empenhe na busca de um software mais flexível e escalável.
– Implante o novo software por etapas:
Em muitos casos o dono do negócio quer implantar o novo software o mais rápido possível, às vezes pelo alto valor investido, às vezes por alguma norma governamental, enfim, existe pressão pela implantação rápida, porém este é um erro que pode custar muito caro!
Mas em um eventual problema na operação com o novo software existe o risco do negócio inteiro ficar parado! Isso significa muito dinheiro indo para o ralo! Então, implante o novo software por etapas! Assim, a confiança com o novo sistema será maior e ter a segurança dos usuários é fundamental no processo de implantação.
– Destaque todas as dúvidas e peculiaridades do seu negócio:
Por ser um processo tecnológico, o planejamento e implantação dos softwares podem se tornar muito técnicos e automáticos. Mas nem pense em aceitar isso! O sistema da sua empresa deve atender às necessidades especiais do seu negócio e qualquer tipo de dúvida ou customização precisa ser destacada. Por isso, veja bem quão “aberta” e atenciosa é a empresa que você escolheu para implantar o sistema de gestão. Troque ideias e sempre busque empresas que tenham indicações, história e tradição de mercado e principalmente, características explícitas de pessoas acessíveis e com um atendimento diferencial a cada projeto.
ERP Pra Voce
Boa noite,
Excelente artigo. Deixo aqui minha satisfação em poder ter acesso a um conteúdo de extrema relevância dentro de um nicho tão pouco explorado na internet. Nota dez mesmo.
Abração.