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Vending Machines como diferencial no Omnichannel

Vending Machines como diferencial no Omnichannel

A instalação de vending machines em locais convenientes, como prédios comerciais, aeroportos e estações de metrô, geralmente com um mix de produtos que inclui congelados, café e outros lanches, é relativamente comum no Brasil.

No entanto, a utilização dessas máquinas de venda pode ser muito útil a outros setores do varejo. A praticidade e agilidade que oferecem ao consumidor é indiscutível e esses são benefícios muito importantes no cotidiano de muitas pessoas.

A tecnologia ganha um destaque ainda maior em um cenário de digitalização do varejo e de pandemia, no qual as pessoas devem manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

Além de facilitar o dia a dia do consumidor, vending machines ajudam também a promover o reconhecimento de marca. Afinal, essas máquinas apresentam ao consumidor o logo, a identidade visual, a mensagem e os produtos da empresa cotidianamente.

A tecnologia está, ainda, alinhada com o omnichannel, uma grande tendência do varejo. Este artigo aborda mais sobre esse conceito, sugere como as vending machines ajudam a estratégia e apresenta um case de sucesso para gerar insights valiosos.

Conceito de omnichannel

A união entre ‘omni’, que tem origem no latim e significa ‘tudo’ ou ‘inteiro’, e channel (canal, em inglês), forma a palavra omnichannel, que pode ser traduzida para “todos os canais”. No comércio, este tem um conceito muito específico.

Omnichannel é uma abordagem de negócios cujo preceito é oferecer ao cliente diferentes meios para conhecer produtos e serviços, realizar compras e solicitar atendimento.

Indicado como uma das principais tendências do varejo — e já adotado por grandes redes e algumas das maiores empresas do setor — está alinhado com a jornada do consumidor moderno, que pesquisa, compra e solicita suporte em diferentes canais, online e offline.

No entanto, para colocar em prática essa estratégia, não adianta apenas colocar diversos canais à disposição do cliente — essa seria uma abordagem multichannel, ou seja, de multicanais.

O omnichannel exige integração entre sistemas, campanhas de marketing, preços, pontos de venda e atendimento e proporciona ao cliente uma interação padrão e satisfatória, independentemente do canal de preferência.

Para isso, portanto, empresas devem buscar soluções e estratégias que permitam essa integração completa e que atendam bem ao consumidor moderno, seja em uma loja física, no sistema de chat do e-commerce ou em um aplicativo de mensagem.

A estratégia de Ship from Store, por exemplo, está em conformidade com o conceito de omnichannel porque alinha benefícios de lojas tradicionais e virtuais.

Vending machines e omnichannel

Essa tecnologia é mais conhecida por brasileiros e brasileiras devido ao seu uso em locais de conveniência, como sugerido anteriormente, mas vending machines também servem a outras soluções.

Muitas pessoas não têm tempo ou vontade de ir a supermercados e lojas para comprar produtos, inclusive itens de necessidade básica, e, portanto, permitir ao consumidor adquirir mercadorias sem mudar sua rotina, pode ser um diferencial muito importante.

Afinal, a tecnologia permite que as lojas vendam em locais seguros, em um horário de funcionamento diferenciado, já que não exige a presença de um vendedor, e que ofereçam ao consumidor praticidade, como se fosse uma loja autônoma.

Naturalmente, essa não é uma opção para todos os varejistas, em especial, devido à limitação da dimensão de produtos. Geralmente, as máquinas de venda são utilizadas para itens pequenos, de consumo rápido.

A quantidade de espaço para exposição de produtos também pode ser um limite, pois se a empresa tem em seu catálogo centenas de itens, provavelmente terá que escolher apenas alguns para colocar nas vending machines.

No entanto, embora a solução seja uma boa ideia para empresas que vendem produtos pequenos ou com poucos produtos no catálogo, há modelos mais avançados que podem atender a outras demandas.

Utilizar vending machines como pontos de venda é uma ideia que está de acordo com o conceito de omnichannel porque faz uso de soluções tecnológicas para atender a necessidades do consumidor moderno.

É importante, porém, focar na experiência de compra, integrar canais e atender bem o consumidor, a fim de evitar erros comuns no omnichannel.

Case da Renner

Uma das maiores redes de varejo no Brasil, a Renner, instalou a sua primeira vending machine em uma estação de metrô da capital de São Paulo, já com planos de expansão para outras áreas de conveniência.

As máquinas de venda foram abastecidas com um mix de produtos interessante. Além de camisetas básicas, a empresa colocou à disposição para a compra máscaras de tecido, frascos de álcool em gel e outros acessórios.

A compra é realizada com facilidade, como em vending machines tradicionais. O consumidor seleciona o produto desejado utilizando um painel digital que apresenta cores e tamanhos, e, em seguida, efetua o pagamento.

O consumidor ou a consumidora deve utilizar um cartão de crédito ou débito para finalizar a compra, o que não deve ser um problema, já que este é um dos principais meios de pagamento utilizados pela população brasileira.

A Renner, com essa atitude, inova e oferece aos consumidores praticidade, conveniência, agilidade e até mesmo, contribui para a saúde, já que disponibiliza para a compra itens essenciais no combate ao coronavírus e ajuda a promover o distanciamento social.

Afinal, as pessoas não precisam ir a um mercado ou a uma farmácia, pegar filas ou trocar cédulas de dinheiro para comprar esses itens. Os consumidores podem adquirir esses produtos no dia a dia, enquanto esperam o metrô, sem sair da rotina.

O case da Renner sugere como as vending machines podem ser úteis e oferecer praticidade e conveniência ao consumidor. A tecnologia, que já é muito conhecida por disponibilizar cafés, refrigerantes e produtos semelhantes, indubitavelmente, pode ser um grande diferencial para outros setores do varejo. É importante lembrar que a prática está alinhada com o conceito de omnichannel, pois cria mais um ponto de venda para atender às necessidades do consumidor moderno, que costuma gostar de soluções tecnológicas inovadoras. No entanto, para isso, é preciso proporcionar às pessoas uma experiência de compra satisfatória.

Você acredita que vending machines serão mais comuns no futuro? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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