E-commerce: Melhorando a experiência dos clientes
Com o passar dos anos cada vez mais varejistas têm encontrado no e-commerce uma canal de vendas eficaz para relacionar-se diretamente com seus clientes e conhecer de maneira quase que instantânea suas preferências.
Estima-se que em 2012 o ecommerce brasileiro movimente R$22,5 bilhões, com crescimento de 20% em relação a 2011. Os números são do estudo WebShoppers 26ª. edição, uma iniciativa do e-bit.
Este crescimento, segundo o mesmo estudo, está impulsionado pelo crescimento do número de domicílios com computadores, a difusão do acesso a banda larga, o amadurecimento e consolidação da estrutura de varejo online e a segurança nas operações (pagamento e entrega).
Cada vez mais consumidores encontram no varejo online um canal de conveniência, e por consequência o volume de dados gerados por esta opção continuam a crescer à medida que as aplicações se tornam mais conectadas e as expectativas destes consumidores aumentam. Na verdade, de acordo com IDC e Gartner, mediu-se que volumes de dados aumentam dez vezes a cada cinco anos, superando rapidamente a capacidade das tecnologias existentes.
Como consequência, há uma necessidade crescente de processar dados em tempo real para agregar mais valor a experiência do consumidor junto a loja online.
Como resposta a este complexo mundo de novas necessidades e padrões, há uma nova perspectiva para os aplicativos elaborados com tecnologia Java, que fazem parte de diversas aplicações de varejo online, bem como, de outras aplicações presentes na grande maioria das empresas.
A nova tendência, denominada in-memory, é que os dados sejam armazenados onde são usados: na memória, permitindo armazená-los e gerenciá-los de maneira fácil e rápida. Consequentemente, o varejista online pode beneficiar-se da quantidade massiva de informações, com processamento em tempo real.
Com esta possibilidade, varejistas do mundo ecommerce podem oferecer experiência superior a seus clientes:
lidando com picos de demanda e crescimento de tráfego;garantindo tempos de resposta estáveis.acelerando o processo de buscas em seu site;trabalhando a sugestão de compra na tela de acordo com a preferência do consumidor naquele momento,inserindo publicidade dirigida ao consumidor e oferecendo outras opções de transações online que sua loja eventualmente venha a oferecer;
Ao optar por acelerar suas aplicações, é necessário que haja 100% de confiabilidade e alta disponibilidade embutidas. A boa notícia é que esta preocupação já é parte integrante das melhores soluções de mercado.
É fato que um número cada vez maior de cidadãos brasileiros está aderindo ao ecommerce. Se por um lado no varejo tradicional a localização, mix de produto e o atendimento na loja contam muito na escolha do consumidor, no e-commerce a disposição, a confiabilidade e principalmente a rapidez no processo de compras é fator crucial para que o consumidor opte por sua loja online.
E sua loja, está preparada para atender a esta demanda?
Fonte: Administradores.com