fbpx
 

Dia do Cliente – Dicas para encantar na sua loja

Dia do Cliente – Dicas para encantar na sua loja

Com o aumento da concorrência em várias áreas, principalmente no mercado digital, é cada vez mais importante trabalhar a fidelização do seu público.

O Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, é uma data perfeita para você implementar estratégias nesse sentido.

Quem trabalha com marketing e vendas tem sempre na ponta da língua a frase de Philip Kotler: “Fidelizar um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar clientes novos”.

Na prática, isso significa que a jornada de compra do cliente com a sua empresa não inicia no momento que ele entra no seu estabelecimento, nem termina quando o negócio é fechado. 

É preciso trabalhar para atraí-lo para sua loja, prestar um atendimento de excelência durante a sua estadia e um excelente serviço pós-venda.

De fato, existem diversas ações que podem e devem ser implementadas para tornar todo o processo de compra mais fluído, ágil e customizado. Dessa forma, torna-se mais fácil encantar os clientes em sua loja. 

Continue a leitura e conheça algumas dicas que podem ser implementadas para o Dia do Cliente!

  1. Conheça seu público

Entender os gostos e as preferências de seu público é o ponto de partida para encantar seus clientes.

Isso porque essa é a melhor forma de conhecer as expectativas de seu público e, assim, superá-las.

Especificamente para o Dia do Cliente, você pode, por exemplo, oferecer descontos em produtos conforme a preferência de cada consumidor.

Ou ainda, oferecer brindes ou recompensas que façam sentido para cada cliente.

Para conhecer seu público, você pode investir em pesquisas e também utilizar os dados de seus sistemas, como ERP, CRM ou software de frente de caixa.

2. Torne o Dia do Cliente uma data especial

Os clientes são os ativos mais valiosos de uma empresa. Por isso, o Dia do Cliente é uma data que precisa ser lembrada e comemorada.

De fato, esse é o momento perfeito para você demonstrar para o seu cliente o quanto ele é especial e o quanto sua empresa o valoriza.

Por isso, além de uma mensagem parabenizando pela data, é importante que você torne esse dia marcante e encantador.

Em sua loja, crie um clima de comemoração, com música e decoração especial. No entanto, vale lembrar que o país ainda vive os desafios da pandemia do coronavírus. Portanto, é preciso seguir todos os protocolos de segurança.

Você também pode criar ofertas especiais para seus clientes recorrentes ou de longa data ou e ainda oferecer brindes e recompensas.

3. Estimule todos os sentidos

Ao projetar o layout de sua loja para o Dia do Cliente, é natural focar em tudo o que é visual. Seu ponto de venda deve ser atraente e envolvente, mas lembre-se de que os clientes compram usando seus cinco sentidos. 

Na verdade, uma das razões pelas quais as compras na loja são tão atraentes é a capacidade de tocar e testar os produtos.

Você pode envolver o sentido da audição tocando música em seu ponto de venda. Os títulos que você escolher devem ressoar com o seu público-alvo e refletir o seu nicho. 

Por exemplo, um estudo publicado pela Association for the Psychological Sciences mostrou que as pessoas estão dispostas a gastar mais em itens de luxo quando música clássica é tocada em segundo plano.

O aroma também é um fator importante na experiência de compra. O cheiro é detectado instantaneamente pelo cérebro. Um adulto pode distinguir 10.000 cheiros diferentes, e nossos corpos geram neurônios olfativos automaticamente a cada poucas semanas para garantir que estejam funcionando adequadamente. 

O sentido do olfato funciona de maneira diferente de outros sentidos: as moléculas do cheiro detectado viajam por diferentes partes do nosso cérebro em vez de serem processadas centralmente primeiro. 

E como os cheiros costumam estar intimamente ligados às memórias e emoções, estudos confirmam que o uso de aromas agradáveis ​​na loja para fins de marketing pode aumentar a intenção de compra.

4. Oferecer serviços que demonstrem carinho

É fornecendo serviços que colocam a atenção além do lucro que você pode tornar seu ponto de venda inesquecível.

Isso pode ser demonstrado em diferentes atitudes, como um atendimento cordial, ágil e prestativo.

Algumas técnicas podem ser adotadas, como chamar o cliente pelo nome, praticar uma escuta empática, ser sincero a todo momento, focar na solução dos problemas e não nas vendas, etc.

Existem ainda outras diversas iniciativas que podem ser implementadas, que mostrem aos seus clientes que você se preocupa. Por exemplo, você pode oferecer entrega a um preço reduzido ou oferecer embrulho para presente grátis.

5. Projete uma experiência de compra única

É importante lembrar que agora tudo está disponível online. Mas a venda física é, no entanto, um bom complemento para o  e-commerce. 

Ao criar uma ótima experiência de compra, você oferece ao cliente algo que ele não pode obter com um único clique. Seu produto ou serviço torna-se assim a memória de uma experiência única que incentiva os consumidores a permanecerem fiéis.

Nesse sentido, vale a pena investir em estratégias omnichannel, que permitem aos clientes transitar entre os canais físicos e digitais de maneira fluída e eficaz.

Desse modo, você pode oferecer facilidades como a opção de realizar a compra online e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa.

Você também pode viabilizar pagamentos por app ou outros meios digitais.

6. Ofereça um serviço de check-out rápido e eficaz

As filas longas e demoradas são verdadeiras inimigas das vendas. Na grande maioria das vezes, elas deixam uma má impressão a respeito do atendimento e são uma das principais causas de abandono de carrinho nas lojas físicas.

Segundo dados do Relatório Varejo 2021 da plataforma de pagamentos Adyen, 74% preferem ir a estabelecimentos sem filas ou onde a experiência de compra seja mais prática.

Nesse sentido, com a expectativa do aumento do fluxo de pessoas na sua loja no Dia do Cliente, essa é uma questão que deve ser considerada.

Você deve, por exemplo, garantir que o maior número possível de atendentes estejam disponíveis nos horários de pico de sua loja.

Você também pode inovar e enriquecer a experiência de seu cliente, implementando pontos de autoatendimento.

Assim, além de não sobrecarregar seus atendentes, você oferece uma opção mais autônoma, para que seu cliente possa ter uma experiência mais personalizada.

Soluções como o Venda Móvel permitem ao vendedor ter diferentes pontos de autoatendimento dentro da loja, oferecendo métodos de pagamento como PIX, QR Code, cartões, etc.

De fato, esse tipo de solução ajuda a melhorar a experiência de compra, agilizando o atendimento, reduzindo filas e valorizando as escolhas dos clientes.

7. Não esqueça do pós-venda

O encantamento do cliente passa por um processo de satisfação e entrega de valor. E quando falamos de valor, não necessariamente estamos falando sobre questões monetárias. Também entram em questão os benefícios que clientes esperam obter ao comprar um produto ou contratar um serviço: tempo de locomoção, entrega, comunicação com a marca e, principalmente, que o valor prometido pela empresa esteja presente em toda jornada do cliente.

A comunicação com o cliente é fundamental para reforçar essa entrega de valor e ela deve ser trabalhada antes, durante e depois das vendas.

O pós-venda, nesse sentido, é uma espécie de conclusão da jornada do cliente. Por isso, ter uma comunicação efetiva nessa etapa é fundamental para definir a relação dos clientes com a marca e garantir o encantamento.

Algumas ações que podem ser implementadas são:

Agradeça a compra

Se o cliente realizou uma compra no Dia do Cliente, aproveite para agradecê-lo e reforçar o quanto sua empresa valoriza esse relacionamento. Você também pode informar os canais de atendimento que podem ser utilizados cada o cliente tenha algum problema com o produto.

Pergunte se o cliente está feliz com a compra

Para manter a comunicação, você pode, depois de algumas semanas, enviar uma mensagem perguntando se o cliente está satisfeito com sua aquisição.

Você pode aproveitar essa oportunidade para pedir sugestões ou feedback sobre o processo de compra, ou, ainda, oferecer cupons ou informar sobre alguma oferta especial.

O pós-venda é uma etapa essencial no encantamento e, quando feito da forma correta, faz com que o Dia do Cliente seja mais que uma data para vendas, mas sim para a construção de uma relação de longo prazo.

8. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia, hoje, faz parte da vida de quase todos. E ela é uma ferramenta essencial no processo de encantamento do cliente, de diferentes formas.

Ela pode ser utilizada, por exemplo, no processo de compras, permitindo que os clientes possam consultar preços, disponibilidade, etc.

As empresas também pode utilizar a tecnologia para criar experiências imersivas, como a utilização de dispositivos de Realidade Aumentada, para aumentar a interação dos clientes com a marca e com os produtos.

Também é possível utilizar diversas aplicações para obter dados dos clientes nas lojas físicas e, assim, conhecê-los melhor. Consequentemente, você terá mais ferramentas para surpreendê-los e encantá-los.

Finalmente, também é importante que você empregue a tecnologia em seus processos operacionais e na gestão da sua empresa.

Um sistema ágil, completo e funcional de frente de caixa é um bom exemplo de como a tecnologia pode ajudá-lo a encantar o cliente na sua loja.

Utilizando uma solução eficaz, você pode, por exemplo, aplicar descontos, realizar cadastros de clientes, aceitar diferentes métodos de pagamento, emitir documentos fiscais, dentre muitas outras funcionalidades.

Dessa forma, você pode agilizar seu atendimento e obter dados de clientes para utilizar em suas estratégias de fidelização.

Já um sistema de gestão pode ajudá-lo a controlar o seu estoque de maneira eficaz, evitando problemas como falta de produtos. 

Conclusão

O Dia do Cliente é uma data importante para a empresa reforçar as relações com seu público, atraí-lo até sua loja e realizar vendas. Também é o momento perfeito para trabalhar a fidelização e o encantamento do cliente.

É preciso ter em mente que nessa data podem ser realizadas diversas ações pontuais, mas que existem muitas outras que devem ser mantidas permanentemente.

Os clientes hoje em dia têm muito por onde escolher. Para fazer com que eles olhem para a sua marca, você precisa se destacar na multidão e oferecer a eles uma experiência inesquecível e uma comunicação constante. 

Isso envolve a fusão de canais físicos e digitais, processos ágeis e modernos e gestão eficaz.

Nesse sentido, a NL Informática oferece soluções inovadoras, como o NLGestão, o NLGestão de Vendas e o Venda Fácil.Quer saber mais sobre esses produtos? Então, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO