fbpx
 

9 dicas para preparar a sua loja para a primavera

9 dicas para preparar a sua loja para a primavera

A primavera se aproxima e, com ela, a oportunidade de atrair mais clientes e melhorar as vendas.

De fato, a mudança sazonal pode ser o momento perfeito para sua loja apresentar novidades, melhorar abordagens e criar experiências de compra inesquecíveis.

Para isso, é preciso elaborar um bom planejamento, com base em informações confiáveis, além de muita criatividade para deixar tudo com a cara da nova estação.

Você ainda não sabe por onde começar? Então confira as dicas que preparamos para você!

  1. Entenda o que a primavera representa para o seu negócio

A mudança de estação (e de temperatura) é um fator que pode interferir diretamente nos hábitos de consumo. 

De fato, há produtos que são mais requisitados nos dias frios de inverno e outros nos dias mais ensolarados de primavera.

Então, antes de começar a preparar sua loja para a primavera, você precisa entender se a mudança de estação impacta sua operação.

Por exemplo, no segmento de vestuário, o início de cada estação representa a troca completa das coleções.

Em outros segmentos, esse impacto pode ser simplesmente o aumento do consumo de determinados produtos. Você pode avaliar se esse fenômeno acontece na sua loja consultando o histórico de vendas em seu sistema de gestão.

Identificar esses pontos é fundamental para elaboração da estratégia da sua empresa para a estação. Por exemplo, se você precisar comprar novos produtos, antes, você terá que liberar o seu estoque.

Mesmo que a chegada da primavera não tenha grandes efeitos na operação, isso não significa que você não possa utilizar essa ocasião para impulsionar suas vendas. Você pode aproveitar a mudança da estação para criar uma ação promocional e atrair mais clientes

2. Realize a liquidação de inverno

Empresas do segmento de vestuário e calçados, geralmente, já estão acostumadas a realizar as liquidações para a troca de coleção.

Essa é uma estratégia muito importante, porque ajuda a liberar espaço físico para as novas mercadorias e ajuda a loja a aumentar o caixa quitar as novas compras.

O que muitas empresas ainda não perceberam é que este é o momento perfeito para encantar seu cliente e, assim, garantir também as vendas de primavera.

Para isso, é preciso que a loja esteja preparada para atender o cliente com excelência.

Isso significa, dentre outras coisas, oferecer um atendimento cortês, amistoso, ágil e valorize a experiência do cliente.

Durante a liquidação, sua loja também deve aproveitar para, com o consentimento, obter dados dos clientes, para comunicações futuras.

Para isso, você pode, por exemplo, oferecer descontos especiais para quem tiver cadastro no app ou site da sua loja. Ou ainda, utilizar totens onde o cliente possa informar seus dados para obter vantagens.

Você também pode oferecer descontos futuros para quem realizar compras no período de liquidação.

As lojas que não vendem produtos sazonais, podem aproveitar a oportunidade para liquidar produtos que estão parados em estoque ou que estão com giro abaixo do esperado.

3. Crie uma excelente experiência de compra

Ainda como parte do encantamento, você deve se esforçar para criar uma experiência de compra inesquecível.

Isso vale para a liquidação de inverno, para o período da primavera e para o ano todo. Cada contato com o cliente é precioso e sua loja precisa estar preparada para surpreendê-lo sempre.

Por isso, é fundamental que você conheça a jornada de compra de seu cliente, para assim, identificar pontos onde é possível melhorar.

Um ponto em que muitas empresas estão investindo na atualidade é a criação de uma experiência omnichannel, na qual o cliente pode transitar entre o ambiente físico e digital de uma forma fluída e contínua, sem interrupção de processos.

Isso significa, por exemplo, que durante o processo de compra, o cliente pode executar etapas na loja física e outras no ambiente digital, da forma que lhe convir.

Assim, torna-se possível, por exemplo, comprar um produto na loja física e retirá-lo na loja. Ou, ainda, escolher um produto na loja e pagar pelo smartphone.

Você pode analisar o caso da Zara, que possui um aplicativo que permite que os clientes interajam com as peças expostas nas vitrines, podendo comprá-las com apenas um clique.

O Carrefour também possui um aplicativo que permite que os clientes consultem preços e informações dos produtos, com agilidade e comodidade.

Outra iniciativa interessante são as soluções de self checkout, que permitem que o cliente realize a compra de forma autônoma. Isto é, ele mesmo pode passar o produto e realizar o pagamento, utilizando cartão de crédito ou utilizando alguma modalidade de pagamento digital.

4. Crie um ambiente de primavera

A chegada da primavera também é uma oportunidade para você mudar o visual de sua loja. Isso pode incluir pintura, mudança de leiaute e decoração, incorporação de novos espaços, etc.

No entanto, nem tudo se resume ao visual. Você deve criar uma experiência sensorial, trabalhando também a audição e o olfato. No momento atual, em que o mundo ainda enfrenta os desafios da pandemia de covid-19, ainda é difícil criar ações públicas que estimulem o paladar.

Você pode, por exemplo, utilizar essências, músicas e cores que remetam à primavera para tornar o ambiente mais agradável e atrativo.

Você também pode criar pontos focais, com decoração primaveril, onde podem ser acomodados novos produtos ou as principais ofertas, para atrair e estimular os clientes a realizar compras.

Se sua loja possui vitrine, esse é o espaço perfeito para dar o tom da primavera. Capriche nas cores, utilize flores e cartazes para atrair a atenção do cliente para o seu estabelecimento.

5. Faça da chegada da primavera um evento especial

Diferente das datas festivas, como dia das mães e natal, a chegada da primavera é um acontecimento que, se não for corretamente trabalhado, pode facilmente passar em branco.

Por isso, é importante que sua loja faça um trabalho de marketing para despertar no cliente o desejo de comprar.

Deixe todos saberem que o início da nova estação será uma data especial na sua loja e não os decepcione. Isto é, você deve oferecer vantagens realmente atrativas.

Isso pode significar, por exemplo, preços competitivos, lançamento de novos produtos, etc. tudo isso somado a uma experiência de compra inesquecível.

Utilize suas redes sociais para divulgar as ofertas de primavera, as novidades da sua loja, os cupons de descontos, etc.

Esse também é o momento perfeito para utilizar outros canais de comunicação de sua loja, como e-mail ou SMS. Assim, você os mantém conectados com sua marca e pode atraí-los para aproveitar as ofertas ou conhecer as novidades.

6. Prepare o seu estoque

Em muitos segmentos, a mudança de estação também representa o momento de renovar as mercadorias ou as coleções.

Para isso, você deve fazer um esforço para se livrar dos produtos “encalhados”, por meio de liquidações.

Você também precisa planejar as suas compras com cautela. Isso porque, você deve garantir um nível adequado de produtos para evitar excessos e indisponibilidades.

A melhor forma de planejar as suas compras é analisar os relatórios gerenciais de estoque, analisando a movimentação dos produtos nos últimos meses e no período de primavera em anos anteriores.

Assim, você pode avaliar se existem produtos sazonais e terá bases confiáveis para determinar os níveis de estoque mínimo de cada produto.

Também é importante relacionar essas informações com projeções internas de vendas e projeções externas, como expectativas de mercado para o setor de atuação de sua loja.

Nessa etapa, também é importante alinhar expectativas com fornecedores, avaliar capacidade de fornecimento de emergência, dentre outros pontos.

Lembre-se que a pandemia afetou consideravelmente a atividade econômica no Brasil. Entre março de 2020 e março de 2021, o país registrou retração de 6,7%, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Isso, dentre outras coisas, pode ter afetado a cadeia de suprimentos de muitos fornecedores, levando-os a diminuir a capacidade de entrega.

Por isso, nesse momento, é recomendável entender o momento de cada fornecedor e, se necessário, efetuar ajustes em suas estratégias de compras.

LEIA TAMBÉM | Relacionamento com fornecedores: 11 dicas que você precisa aplicar

Outro ponto crucial que deve ser observado é que você precisa gerir o estoque da sua loja física e digital de maneira integrada.

Como já mencionado, hoje, uma estratégia omnichannel é fundamental para o sucesso dos negócios. Como tal, a gestão dos negócios precisa incorporar os processos no ambiente físico e no digital.

Com os clientes realizando compras simultâneas no e-commerce e na loja física, você precisa acompanhar o status do estoque de forma consolidada para determinar a necessidade de compras de forma tempestiva.

Nesse sentido, um sistema de gestão que possua integração com plataformas de e-commerce faz toda a diferença.

7. Estabeleça metas e prepare sua equipe de vendas

A preparação da sua loja para a primavera tem como objetivo aumentar as vendas. Portanto, é fundamental estabelecer metas, para que você possa avaliar a eficácia de suas iniciativas.

O primeiro passo consiste em avaliar o histórico de vendas do período, as projeções do mercado para este ano e alinhar com as expectativas internas de acordo com os investimentos realizados.

Assim, é possível criar metas realistas e possíveis de serem alcançadas. Se isso não for feito, você pode desmotivar sua equipe de vendas, ao cobrar resultados inatingíveis.

Para motivar sua equipe, é fundamental implementar uma estrutura de comissão atrativas.

Além disso, é sempre pertinente oferecer treinamentos aos vendedores, sejam eles sobre boas práticas de atendimento, produtos, sistemas ou ferramentas pertinentes à atividade de vendas.

8. Valorize e analise os dados

Na era do varejo 4.0, a tecnologia está presente em tudo. Ela  pode ajudar sua empresa a otimizar os fluxos de trabalho, reduzir custos e oferecer melhores experiências aos seus clientes, dentre outras possibilidades.

Para isso, você precisa contar com ativos altamente valiosos: os dados.

Com uma estratégia baseada em dados, você pode, por exemplo, prever demandas de maneira mais eficaz, criar experiências personalizadas, melhorar o direcionamento e a efetividade de suas estratégias de marketing, etc.

Portanto, cada ponto de contato com cliente é uma oportunidade para obter dados, que podem ser utilizados para melhorar a jornada de compra.

Para otimizar essa estratégia, é fundamental investir na digitalização de processos e na utilização de sistemas que possam integrar todas as atividades da sua empresa.

Nesse sentido, um sistema de gestão completo pode ser um grande diferencial, uma vez que ele é capaz de reunir os dados de sua loja em um só lugar.

Assim, você pode acompanhar o desempenho de seus vendedores, atualizar seu fluxo de caixa, avaliar a necessidade de estoque, dentre muitas outras atividades utilizando uma solução única e centralizada.

Você ainda pode emitir relatórios relacionando informações de diferentes áreas de forma simples e rápida, otimizando as atividades de gestão e as tomadas de decisões.

As soluções mais completas, permitem, inclusive, que você possa gerir filiais de forma integrada, o que facilita a consolidação de dados e, consequentemente, permite a aplicação de processos de data analytics de forma mais ágil e confiável.

9. Acompanhe os resultados

Depois de todos os esforços para preparar a sua loja para a primavera, é fundamental que você acompanhe os resultados tempestivamente.

Assim, é possível avaliar se as metas de vendas estão sendo alcançadas, identificar pontos de melhoria ou necessidade de mudança de estratégia.

O acompanhamentos das vendas também é importante para avaliar a necessidade de reposição de estoque, para que sua loja não sofra com indisponibilidade de estoque.

É muito importante que você defina previamente quais são os indicadores importantes para o seu negócio e como é possível medi-los e acompanhá-los.

Conclusão

A chegada da primavera pode ser um período de muito sucesso para sua loja. Com um bom planejamento e ações assertivas, você pode aumentar o fluxo de consumidores e, assim, trabalhar para torná-los clientes recorrentes.

Para isso, é fundamental criar uma experiência de compra inesquecível. Isso envolve desde fatores como decoração, ambientação e layout de sua loja, até estabelecimento de metas, análises de desempenho da loja e projeções de mercado.

Em todas as etapas, você pode incorporar soluções tecnológicas, visando a integração de processos e a captura e análise de dados.

Dessa forma, você consegue obter maior visibilidade dos processos e também informações e insights relevantes para o seu negócio. 

Nesse sentido, a utilização de um sistema de gestão integrado, como o NLGESTÃO, é uma ferramenta fundamental.

Utilizando uma solução completa, você pode ter todos os processos do seu negócio em um único sistema, garantindo a integridade das informações.

O NLGESTÃO unifica todos os processos de compras, vendas, gestão de estoque, obrigações fiscais, etc. em um só lugar. Assim, você pode automatizar uma série de atividades e ainda obter informações exatas e confiáveis em tempo real.

A NL oferece o melhor sistema de gestão para quem procura resultados surpreendentes. Quer saber mais sobre essa solução? Então, solicite contato de um de nossos especialistas agora mesmo!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO