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Phygital: A tendência do Varejo que veio para ficar

Phygital: A tendência do Varejo que veio para ficar

A lacuna entre a experiência do cliente de varejo físico e digital está desaparecendo. Em seu lugar está surgindo o phygital. Mas, afinal, do que se trata essa nova tendência?

A palavra traz embutida dois conceitos já familiares: físico (physical) e digital. Assim, a ideia de “physical” nos remete às práticas de consumo já consagradas e plenamente difundidas e novos hábitos, incorporados gradativamente pela difusão de novas tecnologias.

É de se imaginar que, em algum momento não muito distante, os hábitos que permanecerem tomarão outra configuração que fundirá experiências online e offline. 

No entanto, este processo ainda se encontra em um momento transitório onde passado e presente se fundem de forma complementar. Por isso, este é o momento exato para os varejistas investirem em inovação e prepararem suas empresas para o futuro!

Uma tendência acelerada pela pandemia

O processo de digitalização se acelera e encontra na pandemia da COVID-19 uma oportunidade para ofertar experiências que sempre foram vistas,  por parte dos consumidores, com certa desconfiança. 

Por exemplo, hoje tornou-se comum fazer compras de supermercado por aplicativo, consultas médicas por videochamada, pagamentos por QR Code e tecnologia de aproximação (NFC), etc.

Avanços que demorariam anos para se consolidar, em poucos meses de isolamento se tornaram rotina nas famílias brasileiras. 

Assim, os números apontam para o crescimento acelerado de tendências de consumo digital. A título de exemplo, o grupo Natura &Co, que reúne as marcas Natura, The Body Shop, Avon e Aesop, registrou aumento de 107% em social selling – vendas que ocorrem a partir de canais de redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp – e vendas por e-commerce. 

A empresa previa que a digitalização iria ocorrer em cerca de metade de uma década. Os anos de 2020 e 2021 aceleraram a expansão de negócios online e isto alterou por completo a relação entre empresas e consumidores.

Outras experiências mais sutis da experiência Phygital já ocorrem em lojas de departamentos, nas quais os consumidores, em troca de um ganho de tempo, têm a opção  de realizar o pagamento utilizando métodos digitais, sem precisar enfrentar a fila do caixa ou ter contato com máquinas de cartão e dinheiro.

Outra possibilidade é que o cliente faça a compra na internet e mais tarde, em seu caminho de volta do trabalho, por exemplo, possa retirar seu pedido presencialmente na loja física. 

Na hora de experimentar a peça, em vez de ir ao provador da loja física, o consumidor pode utilizar recursos de realidade aumentada no smartphone ou em painéis digitais para ver como a roupa fica em seu corpo, evitando o contato com peças já manuseadas por outras pessoas.

Novas experiências para consumidores cada vez mais exigentes

Imagine que seu cliente verifique seu site em busca de um item específico. Eles veem que você tem três em estoque em sua loja física. 

Então ele se dirige até sua loja física e não encontra os itens em lugar nenhum. Claro, ele ainda pode fazer pedidos no seu site, mas agora ele tem que esperar pelo envio e perdeu uma viagem.

O gerenciamento inteligente de estoque é uma parte essencial da experiência Phygital. Como os clientes rotineiramente dividem os pedidos entre as opções digitais, na loja e intermediárias, como comprar online e retirar na loja, as empresas com rastreamento de estoque inteligente serão capazes de oferecer uma experiência melhor.

Soluções modernas de gestão estão desempenhando um papel fundamental para ajudar os varejistas a integrarem experiências digitais e físicas. Isso é importante, pois os consumidores têm preferido, cada vez mais, abordagens omnichannel

Nesse sentido, uma ferramenta de gestão que integre lojas físicas e digitais dão  maior visibilidade do estoque para oferecer suporte a opções de atendimento, como venda online e retirada em loja física.

Tecnologia IoT, prateleiras inteligentes e até mesmo rastreamento de estoque robótico movido por Inteligência Artificial também são ferramentas que os varejistas podem usar para fornecer experiência Phygital aprimorada a seus clientes.

As empresas que não aderirem ao  Phygital podem perder relevância e competitividade

O acentuado processo de digitalização, característica preponderante do momento atual, fez aumentar significativamente o leque de possibilidades para prospecção de clientes, mas também exige velocidade nas iniciativas empresariais para abraçar o futuro.

Neste sentido a pergunta já não é “se” os consumidores irão abraçar a transformação digital e sim “quando”. 

Empresas que se reinventaram no acelerado processo que a pandemia produziu, se não aumentaram suas margens de lucro e produtividade, ao menos passaram pelo doloroso processo de forma mais resiliente, com grande perspectiva de estarem preparadas para lucrarem no pós-pandemia.

O cenário do consumo Phygital impõe aos gestores visão de negócios e coragem necessária para mudança, crescimento e sobrevivência de seus empreendimentos.

Neste momento, o que testemunhamos é uma corrida para se tornar visível e, principalmente, relevante para consumidores que, sem temor, adotam hábitos inovadores em suas relações com o varejo.

A tarefa de renovação Phygital já se encontra em um estágio avançado de desenvolvimento e soluções como sistemas integrados de gestão empresarial (ERP), carteiras digitais, logística, etc.

As bases de negócios conectadas ao agora e de olho no futuro, sem dúvidas, possuem muito mais chances de se manterem competitivas e relevantes.

Phygital – o novo fator de sucesso

Muitos varejistas conseguiram se ajustar às tendências do comércio eletrônico e aproveitaram grandes oportunidades de negócio, oferecendo aos clientes uma loja física inspiradora e uma loja digital que funciona bem. Hoje, para obter sucesso, é preciso ir além e integrar os dois “mundos”.

O novo termo Phygital representa uma estratégia que cada vez mais varejistas adotam para administrar um negócio lucrativo no novo cenário de varejo. 

Para ter sucesso hoje e amanhã, é importante encontrar o equilíbrio e integrar os canais digitais e físicos para oferecer o melhor serviço e experiência possível ao cliente. 

Diante disso, torna-se essencial contar com ferramentas de gestão capazes de integrar os dois mundos em um modelo de negócios único e funcional.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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