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5 novidades em entregas no varejo

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5 novidades em entregas no varejo

Se você é um varejista, sabe como é essencial colocar os pedidos nas mãos dos clientes o mais rápido possível e que qualquer empecilho na hora da entrega pode gerar um problema maior depois, não é mesmo?

Novas tecnologias estão ultrapassando os limites do que conseguimos imaginar quando pensamos em entregas no setor de varejo, isso tudo pois a gestão de entregas e logística passa por intensas e constantes inovações.

Neste blog, reunimos 5 novidades em entregas no varejo que você precisa conhecer! Se você tem interesse nesse assunto, leia até o final para saber mais.

Confira também: Blockchain: como esta tecnologia impacta no varejo

Você já deve ter percebido que, ao longo da última década, os métodos de entregas no varejo passaram por mudanças fundamentais impulsionadas por avanços tecnológicos, aumento da concorrência e aumento das expectativas dos consumidores.

Muitos varejistas foram rápidos em redefinir estratégias e reestruturar sua logística para encontrar novas maneiras de fornecer uma ótima experiência de compra aos clientes e ganhar sua fidelidade, enquanto outros demoraram a reagir e ficaram para trás.

Para você não ficar desatualizado, listamos neste texto quais são as principais tendências de tecnologia que estão impactando as entregas no varejo.

Mas, antes de tudo, é imprescindível que você saiba o que é, como funciona e qual a importância de uma boa gestão de entregas, pois é a partir dela que a sua logística funcionará da melhor maneira possível.

O que é a gestão de entregas?

Basicamente, a gestão de entregas engloba processos logísticos eficientes, alimentados por ferramentas digitais, que garantem que mercadorias sejam transportadas de forma eficaz e segura de um lugar para outro até chegar ao seu destino final.

Podemos dizer que a entrega é considerada uma das etapas mais importantes no que diz respeito à qualidade da experiência e nível de satisfação do cliente em relação a uma determinada compra.

Quando os prazos de entrega pré-definidos não são cumpridos, gera insatisfação e prejudica a imagem da marca perante seus clientes. Já no cenário oposto, quando a entrega chega dentro do prazo combinado, a satisfação do cliente é garantida e a produtividade da empresa aumenta.
Sabendo disso, nota-se que aderir a uma boa gestão de entregas é um ponto importantíssimo para a fidelização de clientes, porque essa gestão tem um impacto direto na experiência do cliente e na lucratividade da empresa.

Uma gestão de entregas eficiente não se resume apenas ao momento da entrega em si, mas envolve também a automação de tarefas, redução de erros humanos, melhoria no atendimento ao cliente e agilização das operações de armazenamento e entregas no varejo.

Mas afinal, existem outros benefícios diretos da gestão de entregas além da fidelização de clientes? Sim! Muitos! Uma boa gestão de entregas ajuda a:

– Fazer entregas no prazo ou até antes dele;
– Facilita o planejamento eficiente de rotas e o gerenciamento de frotas;
– Permite às empresas visibilidade de ponta a ponta e melhor gerenciamento de pedidos, além da capacidade de automatizar processos repetitivos;
– Ajuda a simplificar as operações da cadeia de suprimentos;
– Melhora o atendimento ao cliente.

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de entregas, vamos finalmente falar das novidades que vêm agitando o setor de entregas no varejo! Confira a seguir tendências de entrega de encomendas que você deve adotar agora mesmo.

5 novidades em entregas no varejo

1. Drones e robôs 

A cada segundo, 3.248 pacotes são enviados ao redor do mundo e, se as previsões se confirmarem, o volume global deverá dobrar até 2026.

Acompanhar os crescentes volumes de encomendas e as demandas dos consumidores requer uma abordagem moderna, por isso é tão essencial que os donos de negócios adotem novas tecnologias e soluções inteligentes para as entregas no varejo .

Por esse motivo, um segmento crescente de varejistas e transportadoras está começando a experimentar a entrega robótica na forma de veículos autônomos, drones e robôs de entrega autônomos.

Embora possa soar um pouco como ficção científica, essa tecnologia está chegando em um futuro próximo. Ou melhor, já chegou para alguns. A gigante do comércio eletrônico Amazon já investiu cerca de US$ 530 milhões em uma startup de carros autônomos para mudar a forma como os pacotes são entregues.

E essas experiências não estão começando agora. É desde 2016 que a Amazon vem desenvolvendo seu projeto de drones de entrega e foi em 2021 que a empresa concluiu com sucesso sua primeira entrega de drone Prime Air para dois clientes em Cambridge, no Reino Unido.

Embora ainda tenha sido um teste preliminar, a empresa deseja expandir seu sistema de entrega de drones mais cedo do que o previsto originalmente.

Os drones de entrega são capazes de manusear e automatizar o transporte em diferentes volumes, tudo sem intervenção humana. As vantagens do envio automatizado para e-commerce são muitas. Confira alguns:

– Agilidade no tempo de entrega;
– Redução de custos de frete;
– Redução de acidentes;
– Diminuição do erro humano;
– Redução das emissões de CO2;
– Satisfação do cliente.

Recentemente no Brasil, o iFood, em parceria com a empresa Speedbird Aero fez testes para entregas comerciais por drone. Agora o iFood poderá realizar delivery de produtos em todo o território brasileiro.

O drone poderá realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3km, inclusive em ambientes urbanos, dentro das margens de segurança estabelecidas no projeto. A aeronave não tripulada não pode sobrevoar pessoas, deve respeitar as alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.

Embora os robôs de entrega ainda estejam se desenvolvendo, teremos que nos acostumar com o fato de que o entregador desaparecerá em um futuro próximo.

Leia também: Social commerce: Confira algumas dicas de como utilizar no varejo

2. Veículos autônomos de entrega

Os carros autônomos, que dirigem sozinhos, também compõem a lista de veículos de carga automatizados que devem se popularizar no futuro.

Entre os benefícios dessa tecnologia, podemos destacar que os veículos autônomos de entrega podem reduzir consideravelmente o tempo de entrega de pedidos online, pois possuem capacidade de executar e entregar produtos de forma independente ao longo do dia, ao contrário das entregas tradicionais que necessitam de uma mãozinha humana.

Além disso, as entregas autônomas ajudarão os varejistas a reduzir os custos de mão de obra, pois, só nos Estados Unidos, mais de 75% dos custos de envio estão relacionados à mão de obra.

Embora os varejistas tenham se esforçado para incorporar veículos de entrega autônomos para reduzir custos e aumentar a eficiência de entrega já há algum tempo, foi a pandemia do Covid-19 que acelerou o processo e trouxe uma necessidade urgente de incorporar processos de entrega sem contato.

Por exemplo, ao longo de 2020, a Amazon expandiu o uso de seu carro autônomo de entrega para aproveitar seus recursos de entrega sem contato após a pandemia.

3. Entregas flexíveis como padrão de entrega

Os consumidores sempre querem escolher onde, quando e como os seus pedidos são entregues. Como resultado, a demanda por entregas realizadas no mesmo dia está crescendo rapidamente e estima-se que as entregas feitas de modo instantâneo atingirão um percentual de 25% de todo o mercado de entregas até 2025.

Para fazer uma compra, o consumidor atual quer escolher entre entrega no dia seguinte, entrega sustentável ou até mesmo entrega no dia estabelecido. Os dados são de um estudo de consumo realizado pela empresa Sendcloud.

Para atender a essa demanda, as operadoras estão oferecendo cada vez mais serviços de entrega premium. Algumas transportadoras ao redor do mundo começaram a entregar aos domingos, outras lançaram aplicativos a fim de entregar a mercadoria aos clientes o mais rápido possível.

O Mercado Livre, principal marketplace do país, utiliza o Mercado Envios Flex. Ele é um sistema de entregas no mesmo dia, ou, no máximo, no dia seguinte.

Através dessa plataforma, os vendedores realizam suas próprias entregas, ou seja, podem utilizar seus veículos próprios ou contratar motoboys e transportadoras para levar os produtos até os clientes.

Essa tendência de entrega flexível não pode mais ser ignorada.

4. Uso de inteligência geográfica 

Com o aumento do volume de pacotes, os erros de entrega estão se tornando um problema crescente. A incapacidade de entregar um pacote não só causa frustração para consumidores e entregadores, mas também tem um custo significativo.

Para equilibrar a relação custo-serviço, os transportadores de encomendas precisam controlar os custos de entrega no nível do cliente: quais entregas e clientes são realmente lucrativos?

A inteligência geográfica ou “inteligência de endereços” pode ajudar a identificar redes e opções alternativas de entrega (e devolução) para áreas específicas. Por exemplo, no centro de São Paulo a maioria das casas está vazia durante o dia, então não faz sentido enviar um entregador durante o horário comercial. Com base na inteligência geográfica, é mais eficiente oferecer entrega noturna nessa localidade.

Algumas das principais vantagens que a inteligência geográfica traz para a logística de um negócio são:

– Ajuda a planejar rotas mais interessantes: ao visualizar a localização de seus clientes no mapa, os entregadores poderão traçar um roteiro otimizado para as viagens, de maneira que as entregas sejam feitas com o máximo de aproveitamento de tempo e combustível;

– Melhor relacionamento com o cliente: a inteligência geográfica facilita a criação de campanhas de marketing mais focadas e direcionadas ao público, o que aumenta as vendas do negócio;

– Torna o monitoramento e rastreamento de veículos mais eficaz: as informações obtidas por meio da inteligência geográfica permitirão que as transportadoras tenham um maior controle de cargas e de frota em tempo real. Isso ajuda a evitar problemas como o roubo de cargas.

5. Delivery sustentável 

O ecodelivery, ou delivery sustentável, tem sido um tema abordado há anos. No entanto, a busca por métodos de entrega sustentáveis é mais urgente do que nunca.

Atualmente, cerca de 79 milhões de toneladas de lixo são produzidas todos os anos, por isso, tornar os serviços de entrega em um modelo de delivery sustentável é a única forma de obter desenvolvimento econômico que esteja em equilíbrio com o Planeta.

Desta forma, o delivery sustentável se tornou um diferencial competitivo capaz de fazer um negócio se destacar diante dos consumidores que têm consciência ambiental.

Mas, o impacto ambiental do delivery ultrapassa as embalagens. A Agência Nacional de Petróleo, em pesquisa publicada em 2010, apontou que o transporte é o setor que mais causa poluição do ar.

Além do mais, em julho de 2021, com a assinatura do pacto European Green Deal, os países europeus concordaram em se esforçar para alcançar uma redução de 55% nas emissões até 2030. Esse foi um primeiro passo para a neutralização de carbono, prevista para o ano de 2050. Uma das formas de atingir essa meta é reduzir em 50% as emissões dos caminhões de entrega. Por isso, algumas transportadoras da Europa estão investindo em caminhões e carros elétricos.

Existem diversas maneiras de realizar um delivery mais sustentável. Veja algumas delas:

– Aplicativos de entrega: Um aplicativo que centralize e realize a disposição das viagens da forma mais eficiente possível, diminuirá também a poluição. Isso porque a distância entre o cliente o produto também diminuirá.

– Carro x Moto: As motos continuam sendo a maneira mais sustentável e rápida para entrega pois consomem menos combustível, se comparado a carros.

– Entregas de bicicleta: as entregas de bike são ótimas para locais de curta distância. Esse é um modelo super sustentável pela baixa emissão de poluentes.

A escolha do tipo de transporte deve ser realizada de acordo com as suas necessidades e as dos seus clientes. Buscar inovar com propósito e transparência, nesse sentido, é o que garantirá destaque ao seu modelo de negócio.

Um outro ponto essencial, é elaborar uma boa gestão de entregas (como dissemos no início do texto) para evitar problemas e erros!

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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