fbpx
 

Gerenciamento de logística no varejo – 9 dicas para sua empresa ficar de olho

Gerenciamento de logística no varejo – 9 dicas para sua empresa ficar de olho

O gerenciamento eficiente é a chave para o sucesso, especialmente quando se fala em logística. Isso porque essa área impacta diversos pontos cruciais nas empresas varejistas, como qualidade do produto, níveis de estoque, prazos de entrega, aumento de vendas, etc.

O objetivo principal de qualquer estratégia de logística é entregar os produtos certos aos clientes certos, no momento certo e com o menor custo possível. 

Dessa forma, uma estratégia eficaz pode ajudar sua empresa a minimizar investimentos e outros custos, como devolução, definindo os níveis de serviço nos quais sua organização é mais econômica. 

O resultado é uma situação em que todos ganham: sua empresa se beneficia da eficiência de custos e seus clientes obtêm o que precisam, quando precisam. Portanto, um gerenciamento de logística eficaz também é fundamental para garantir a satisfação do cliente e uma boa experiência de compra.

A seguir, você poderá conhecer algumas dicas que ajudam a melhorar a gestão de logística no varejo. Confira!

A importância do gerenciamento da logística no varejo

Antes de conhecer as dicas que sua empresa deve ficar de olho, é fundamental entender a importância da logística para o varejo. Dentre os diversos pontos, vale citar que:

A logística ajuda a aumentar a satisfação dos clientes

O gerenciamento de logística eficaz ajuda as empresas a prestar melhores serviços aos seus clientes.

Uma boa estratégia conduz a melhores prazos de entrega, garante que o cliente receba os produtos certos e em bom estado de conservação e também garante a correta distribuição nas redes de varejo, garantindo disponibilidade de produtos nas lojas. 

A logística aumenta a transparência na cadeia de abastecimento

Uma logística eficaz permite que as empresas conheçam toda a sua cadeia de abastecimento.

Isso auxilia, por exemplo, a melhorar o planejamento do setor de compras, na definição de metas e elaboração de orçamentos, dentre outras diversas atividades gerenciais. Isso também ajuda a prever eventuais problemas, identificar gargalos, etc.

A logística melhora a eficiência e reduz custos

Um gerenciamento de logística eficaz pode ajudar a reduzir os custos de diversas formas.

Você pode, por exemplo, determinar a localidade mais vantajosa para instalar seus centros de distribuição, delimitar melhores rotas de entrega, montar cargas de modo a otimizar as viagens, dentre outras possibilidades.

Logística traz maior retorno

Uma logística eficaz ajuda a melhorar a satisfação dos clientes. Por sua vez, isso contribui para a fidelização e para o marketing boca-a-boca.

Além disso, um gerenciamento de logística eficaz ajuda a desburocratizar processos, melhora o fluxo de trabalho e oferece informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas.

Por exemplo, uma empresa que deseja expandir suas operações e abrir uma loja em outra localidade pode utilizar as informações da logística para saber as regiões que apresentam maiores demandas.

1. Encontre fornecedores confiáveis

Na hora de escolher seus fornecedores, o custo não deve ser o único fator a ser analisado. Você deve pesar também o risco que cada um deles representa para o seu negócio.

O motivo é simples: sua empresa possui uma dependência dos seus fornecedores para abastecer o seu estoque no prazo certo, para garantir a disponibilidade dos produtos aos clientes.

Portanto, é fundamental avaliar a credibilidade de cada uma das organizações das quais você depende.

Ao lidar com questões como solvência dos fornecedores, histórico de pagamentos, segurança de dados e resiliência da própria cadeia de suprimentos, você pode construir um quadro muito mais detalhado de qualquer risco que eles possam oferecer para seu negócio – e gerenciá-los de maneira adequada.

O mais importante é selecionar fornecedores confiáveis. Isso permite que você garanta a disponibilidade dos produtos e cumpra sua responsabilidade de entregar a melhor qualidade ao seu cliente.

É importante, por exemplo, fazer uma pesquisa completa para identificar aqueles que têm uma forte reputação de manter altos padrões de qualidade, atendimento ao cliente, embalagem e práticas éticas de fazer negócios, além de boa saúde financeira.

Assim, você não corre o risco de “ficar na mão” no momento que mais precisar.

 2. Explore novas tecnologias

Nos últimos anos, o mundo dos negócios testemunhou uma verdadeira transformação digital. De fato, tem sido um período de intenso desenvolvimento tecnológico e, hoje, existem diversas soluções que podem otimizar o gerenciamento de logística no varejo.

Ferramentas como o GIS (Geographic Information System ou, em português, Sistema de Informações Geográficas), por exemplo, é uma solução que pode ajudar a sua empresa a identificar rotas de entrega mais rápidas e com menores custos.

Soluções de rastreamento podem ajudá-lo a melhorar o gerenciamento de logística, ao permitir o acompanhamento das rotas realizadas nas entregas. Você também pode utilizar essa tecnologia integrada a apps oferecidos aos clientes, para que eles possam acompanhar o andamento da entrega e ter maior previsibilidade. Isso, sem dúvidas, pode otimizar a experiência de compra.

De fato, hoje as empresas têm à disposição uma série de soluções tecnológicas que permitem elaborar estratégias mais assertivas, ter maior visualização de todo processo, aprimorar o monitoramento das entregas, dentre outras muitas possibilidades.

O recomendável é que você analise as opções para determinar o que pode agregar valor à sua operação e oferecer vantagem competitiva.

3. Implemente uma gestão Omnichannel

Precisão, rastreamento e visibilidade são atributos indispensáveis para um gerenciamento de logística no varejo. Isso inclui, sem dúvidas, a gestão de estoque.

No entanto, o novo padrão do varejo inclui canais de venda físicos e digitais, o que dificulta a visualização de vendas e disponibilidade de produtos se você não utilizar uma solução tecnológica apropriada.

Por isso, você precisa integrar seus diferentes canais de vendas em uma única ferramenta de gestão que possibilite uma visão consolidada e precisa de seu estoque a qualquer momento.

Assim, você pode prever suas demandas com mais precisão e implementar estratégias de logística que atendam à sua realidade.

Você precisa, por exemplo, consolidar suas entregas referentes a vendas físicas e online para traçar as melhores rotas, a correta distribuição dentre outros inúmeros fatores.

É importante ressaltar que uma gestão omnichannel eficaz não trata apenas de rastrear com precisão as circunstâncias atuais. Também ajuda as empresas a prever a demanda futura do consumidor. 

Somente sabendo o que está vendendo por meio de todos os canais, você pode compreender totalmente as necessidades e desejos do cliente.

Essa previsibilidade de demanda é vital para o gerenciamento de logística no varejo.

4. Otimize o gerenciamento de armazenagem

Dependendo do tipo de mercadoria, uma empresa de varejo deve garantir que os produtos perecíveis sejam bem conservados, enquanto aqueles que requerem menos umidade permanecem secos.

Ao mesmo tempo, os funcionários do depósito devem ser bem treinados para lidar com as mercadorias em conformidade.

Além disso, com a era digital, agora é possível automatizar os processos de warehouse. Quando o estoque do depósito é automatizado, é possível monitorá-lo para evitar que se esgotem produtos sem o seu conhecimento.

Um depósito também deve ser bem organizado para garantir que as mercadorias ocupem um espaço mínimo e para que os funcionários levem o mínimo de tempo para localizá-las. Idealmente, isso é para garantir que um pedido seja despachado no menor tempo possível após ser feito.

A utilização de um sistema de controle adequado possibilita, por exemplo, a organização de estoque conforme curva ABC de venda e, consequentemente, a otimização de todos os processos subsequentes.

5. Tenha um plano de contingência

Não importa o quão bom seja o plano original, cobrir todas as eventualidades é algo impossível. Por isso, um gerenciamento de logística eficaz precisa contar com um plano de contingência para todos os aspectos. 

Os gerentes devem seguir a cadeia de suprimentos em todos os pontos e estar prontos para mudar para um plano de backup, se necessário.

Por exemplo, o que fazer se, em determinado período, a empresa apresentar um número de pedidos muito acima do esperado? Como você pode garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos nessa situação? Como será feita a reposição do estoque?

Os gerentes de logística precisam ter em mente que não podem depender de um único fornecedor ou vendedor e, por isso, precisam de uma ampla rede de fontes de produtos e serviços. 

Ter respostas prontas e planos bem traçados para resolver imprevistos como esses é indispensável para um gerenciamento de logística eficaz.

6. Não esqueça da logística reversa

Uma estratégia de gerenciamento de logística sólida deve contemplar os processos de logística reversa, como devoluções ou casos especiais aplicáveis às indústrias que comercializam produtos como agrotóxicos, pilhas e baterias e eletroeletrônicos.

O primeiro ponto a ser considerado em uma estratégia reversa é garantir que ela ocorra o mínimo possível.

Logo, ela deve contemplar processos como separação de pedidos, empacotamento e transporte para evitar envio de produtos errados ou que eles sofram avarias no transporte.

Além disso, você deve estabelecer um fluxo de trabalho capaz de rastrear e identificar problemas, para evitar devoluções futuras. Um suéter danificado parece insignificante, mas dez suéteres danificados em dois dias podem sinalizar um lote inteiro com problemas! Pequenas coisas podem ajudá-lo a evitar grandes aborrecimentos.

Um simples relatório de devoluções extraídos de um sistema de gestão pode ajudá-lo a identificar itens ou lotes problemáticos e, assim, você pode evitar que mais clientes tenham uma má experiência com um produto. Além disso, você elimina a necessidade de prováveis futuras devoluções.

Para além disso, uma gestão de logística reversa também deve se preocupar em como proceder em processos de devolução para atender os clientes de forma rápida e eficiente.

Não subestime o valor de um processo robusto de logística reversa.Uma experiência de devolução de produto satisfatória pode levar a aumentos nas compras e referências futuras de um cliente.

7. Controle seus níveis de estoque

Para uma logística eficaz é fundamental garantir que todos os produtos comercializados estejam disponíveis em estoque.

Por isso, é preciso implementar técnicas de gestão que contemplem previsão de demanda, estoque de segurança, cronograma de fornecedores, etc.

Também é essencial garantir a acuracidade entre o estoque físico e as quantidades registradas no sistema. Logo, é recomendável realizar inventários periódicos.

8. Coloque o cliente no centro de suas estratégias

Os clientes são o ativo mais importante de um negócio. Não apenas eles têm poder de compra, mas suas opiniões têm o poder de influenciar outros consumidores. Portanto, é vital mantê-los como prioridade em todas as suas ações.

Dentro dos limites da estratégia, encontre maneiras inovadoras de garantir a satisfação do cliente.

Lembre-se que seus clientes podem valorizar a comunicação sobre mudanças de status nas remessas mais do que uma entrega mais rápida, e você economiza dinheiro ao fornecer um serviço valioso.

9. Utilize o NLGestão

O NLGESTÃO soluciona os principais problemas enfrentados pelo setor de distribuição, que exige das empresas uma análise mais profunda sobre os seus processos e sobre a logística dos centros de distribuição e armazéns.

Essa solução proporciona maior agilidade e melhoria nos processos de compra e rastreamento de pedidos e oferece recursos avançados sob medida para o setor de distribuição e logística, tais como:

  • Conferência cega de produtos;
  • Estocagem, picking, separação e conferência de pedidos;
  • Organização de estoque conforme curva ABC de venda;
  • Troca de local de estocagem de produtos; dentre outros.

O NLGestão ainda conta com uma série de funcionalidades para otimizar diversos processos da área de logística, dentre os quais pode-se destacar:

  • Validade e lote no DANFE de saída;
  • Reservas de quantidades;
  • Importação de conhecimento de frete;
  • Análise de custo;
  • Coletores de dados para montagem de carga.

Com o NLGESTÃO, sua empresa consegue centralizar todos os seus processos de forma simples e eficiente, solucionando os principais problemas enfrentados pelo setor de distribuição que exige uma análise mais profunda sobre os seus processos e sobre a logística dos centros de distribuição e armazéns.

Dessa forma, essa solução oferece uma série de benefícios ao gerenciamento de logística no varejo, como:

  • Redução do tempo e custo de operação;
  • Precisão e agilidade no fechamento fiscal e contábil;
  • Flexibilidade de pedidos;
  • Precisão na contagem de estoque e mercadorias;
  • Agilidade na gestão de contratos e fornecedores;
  • Registros de inventários;
  • Facilidade para desburocratizar os processos decisórios;
  • Formação de preços;
  • Aumento da produtividade da equipe de vendas;

Dê um salto no gerenciamento de logística da sua empresa. Entre em contato conosco e permita que um de nossos especialistas apresente todas as funcionalidades e benefícios do NLGestão!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO