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T-commerce e Live Commerce: interatividade e novas formas de venda

T-commerce e Live Commerce: interatividade e novas formas de venda

O varejo está passando por grandes transformações. Nos últimos anos, foram introduzidas uma série de tecnologias que modificaram a forma de consumo e também o modo como as empresas operam. 

Desde que embarcaram no processo de transformação digital, as empresas varejistas passaram a empregar uma série de inovações visando a valorizar a experiência do cliente.

Nesse cenário, passou a imperar o conceito de omnichannel, que implica em novas abordagens em diferentes canais de venda. Desse processo surgiram o T-Commerce e o Live Commerce, que, hoje, são apontadas como grandes tendências do varejo.

Mas, afinal, o que são essas novas formas de venda? Como elas podem transformar o seu negócio? Essa e outras respostas você encontra a seguir!

O que é T-Commerce?

Trata-se de uma modalidade de comércio que usa a televisão como canal de vendas. Apesar de não ser propriamente uma novidade, esse é um modelo que começa a dar os primeiros passos no Brasil.

O conceito de T-Commerce surgiu quase que simultâneamente com o sinal digital para televisores. Essa tecnologia possibilitou a interação em tempo real e, automaticamente, uma nova forma de comércio.

No entanto, foi com o surgimento da Smart TV que essa modalidade de venda passou a ganhar mais notoriedade. Isso porque esse tipo de aparelho possui conectividade com a internet, o que abre caminho para muitas outras possibilidades.

O T-Commerce implica que, por meio da interconectividade, o usuário tenha a opção de adquirir o que está aparecendo na tela da televisão, seja por meio de um anúncio convencional ou mesmo dentro de um programa.

Certamente, em alguma ocasião, você viu um apresentador de TV ou uma personagem de novela ou série com uma roupa ou um acessório que te interessou. Com o T-commerce, você pode obter mais informações sobre o produto e até mesmo comprá-lo, diretamente do seu controle remoto.

Por que o T-Commerce é uma opção interessante?

Segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) divulgada pelo IBGE, em 2018 a televisão está presente em 96,4% dos domicílios brasileiros.

Ainda segundo a pesquisa, na maioria dos casos (86,6%) o aparelho possui sinal digital e 23,1% do total estão conectados à Internet.

Apesar de parecer um percentual pequeno, o número de televisores com conexão pode servir a mais de 14 milhões de telespectadores, levando em consideração a média de 2,9 habitantes por domicílio no Brasil.

Além disso, vale lembrar que os dados da última Pnad são de 2018. Logo, hoje o número de televisores conectados deve ser muito maior, visto que em 2019 houve um aumento de 5% da busca por Smart TVs.

Todos esses dados são apenas para ilustrar o alcance de uma estratégia de T-Commerce, o que, por si só, já a torna muito atrativa.

Além disso, podem ser adicionado uma série de outros fatores como praticidade, possibilidade de ver o item em uso, influência, em caso em que celebridades ou personagens utilizam o produto e muito mais.

O que é Live Commerce?

Live Commerce é o termo usado para descrever a combinação de streaming de vídeo e e-commerce. 

Assim como as compras on-line transformaram o varejo há duas décadas, essa tendência promete transformar o comércio eletrônico hoje.

Diferente do T-Commerce, o Live Commerce é um conceito recente e surgiu com a popularização das transmissões de vídeo feitas em redes sociais.

Essa convergência entre vídeo e compras ajuda a melhorar o engajamento, diminuir a lacuna entre o cliente e o produto, impulsionar as vendas e – nos casos em que houver leilão – aumentar o preço médio de venda.

Apesar de recente, o Live Commerce já é muito popular no mercado da China. Taobao – o maior site de comércio eletrônico do mundo – capacita agricultores, proprietários de negócios e empreendedores autônomos com transmissão ao vivo de consumidor para consumidor. 

A plataforma de propriedade do Alibaba permite que os usuários interajam por meio de recursos de transmissão ao vivo e um aplicativo autônomo dedicado. Nele, influenciadores ajudam a elevar a experiência de compra, respondendo perguntas e ensino técnicas de aplicação ou demonstrando recursos dos produtos.

Por que sua empresa deve considerar o Live Commerce?

Hoje, os dispositivos móveis com acesso à Internet estão cada vez mais presentes na vida e na jornada de compra dos consumidores.

Por isso, as empresas devem se atentar a todos os canais de venda possíveis de ser utilizados.

Sem dúvida, os empresários ocidentais ficaram para trás no que diz respeito à fusão de tecnologia e varejo que hoje chamamos de Live Commerce. No entanto, essa nova forma de venda já vem sendo exploradas e é uma forte tendência para os próximos anos.

Gigantes do mercado varejista, como a Amazon, já adotaram iniciativas rumo a essa nova realidade. Em 2019 a empresa lançou o Amazon Live, um canal de vídeo dedicado para vendas de produto.

Nele, você encontra, por exemplo, transmissões ao vivo de jogos, programas de receita, dicas de exercício de ginástica, desfiles e muito mais.

Durante as transmissões, você pode interagir com os influencers responsáveis pela apresentação dos produtos, adicionar itens ao carrinho de compra ou na lista de desejos, enfim, utilizar todos os recursos do e-commerce tradicional.

Após finalizada, as transmissões ficam disponíveis na plataforma, como os vídeos no YouTube, para que você possa ver a hora que quiser.

O que vem por aí?

A popularização de novas tecnologias está permitindo que as empresas, a partir do Live Commerce, crie experiências cada vez mais imersivas. 

Utilizando recursos de 3D e de realidade virtual, por exemplo, é possível permitir que os compradores analisem as roupas durante um desfile a partir de todos os ângulos e experimentem a emoção de estar ao lado da passarela.

A realidade aumentada também promete impulsionar o Live Commerce. 

Imagine o seguinte: depois de comprar uma nova casa, você conta com a ajuda especializada de um designer de interiores que trabalha em sua loja favorita de móveis para casa. 

Dentro de um aplicativo, você pode mostrar ao designer o espaço com o qual está trabalhando. Em seguida, usando a realidade aumentada, você pode experimentar os móveis sugeridos pelo representante para verificar o tamanho e a disposição. 

Basta apontar sua câmera para o espaço vazio e deixar o aplicativo sobrepor a imagem do sofá, mesa ou tapete que você selecionou.

Da mesma forma, um especialista de moda pode dar sugestões de peças e combinações para determinada ocasião e, da sua casa, você poderá “vestir” as peças virtualmente e decidir qual lhe cai melhor.

Como sua empresa pode se preparar?

Sem dúvidas, em um futuro próximo, o T-Commerce e o Live Commerce farão parte da vida de muitas empresas e consumidores.

Nesse cenário, a gestão eficaz das atividades empresariais será um fator fundamental para o sucesso.

Isso porque a adição de novas formas de venda tende a deixar algumas rotinas, como o controle de estoque, muito mais complexas.

Imagine, por exemplo, várias pessoas realizando compras simultaneamente pelo e-commerce, pela televisão, pelo Live Commerce e na loja física. Garantir que não falte produtos ou que não seja vendido mais do que a quantidade disponível será fundamental para garantir a satisfação do cliente.

Por isso, desde já, as empresas devem apostar em ferramentas de gestão robustas e confiáveis, que ofereçam o suporte necessário para que elas possam inovar e implementar as novas tendências do varejo.

Gostou de saber mais sobre T-Commerce e Live Commerce? Então, aproveite a oportunidade para conhecer outra tendência do setor varejista: o uso da Inteligência Artificial e seus desafios!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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