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Magazine Luiza e Lojas Marisa: O que esta parceria tem a nos ensinar

Magazine Luiza e Lojas Marisa

Magazine Luiza e Lojas Marisa: O que esta parceria tem a nos ensinar

Em novembro de 2019, a Magazine Luiza e Lojas Marisa anunciaram uma parceria que pode inspirar você, que atua ou pretende atuar no varejo online e offline, a aumentar suas vendas e as chances de sucesso.

A Magazine Luiza, ou Magalu, como alguns gostam de chamar, é uma das principais empresas varejistas do Brasil e admirada por investidores, consumidores e empresários. Não é pra menos: em 2019, as ações da marca valorizaram 98% e, apenas no terceiro trimestre, o lucro superou R$ 235 milhões.

A Lojas Marisa, por outro lado, é uma empresa mais antiga que apresenta uma receita líquida estável de milhões de reais e é uma referência no seu segmento.

Em um cenário como esse, quais benefícios você acha que pode haver para ambas as empresas em uma parceria? Para responder a essa pergunta, naturalmente, você precisa entender o acordo e é sobre este assunto que comentamos neste artigo.

Acompanhe o texto e descubra como funcionará a parceria, suas vantagens e por que essa estratégia pode ser interessante para sua empresa. Confira!

A parceria

Conforme foi anunciado pelas marcas, o acordo consiste na venda de produtos, pela Magazine Luiza, em mais de 300 lojas da Marisa, inclusive em cidades como Rio de Janeiro e Brasília, onde a Magalu ainda não tem estabelecimento físico.

O objetivo principal da empresa é aumentar as vendas de smartphones, outros acessórios eletrônicos, serviços digitais como o Lu Conecta e o Maga Mais, cartões de crédito e seguros.

Esse modelo de parceria é conhecido como store in store — em português, significa “loja dentro de loja” —, e já acontece na Europa, nos Estados Unidos e aqui mesmo no Brasil. A ideia é posicionar uma marca no ponto de venda de outra empresa e comercializar produtos.

Na parceria com as Lojas Marisa, a Magazine Luiza ficará responsável por desenvolver a estratégia comercial, dispor os produtos, gerenciar colaboradores, organizar a logística e cuidar do financiamento e faturamento.

Benefícios para as marcas e os consumidores

A Magazine Luiza aumenta sua abrangência física com a parceria e, assim, pode vender para mais clientes que, até então, não poderiam ser atendidos em lojas físicas e não poderiam utilizar a opção “retirar na loja” ao fazer uma compra online. As vantagens para a marca, portanto, são claras e inegáveis.

As Lojas Marisa, por outro lado, também são beneficiadas com a parceria. A empresa pode ganhar mais clientes, que comparecem a suas unidades para retirar produtos comprados online na Magazine Luiza ou que simplesmente estão em busca dos produtos eletrônicos adicionados ao catálogo. E, tudo isso, sem precisar investir em estoque, contratação e treinamento de vendedores, por exemplo.

Além dos novos visitantes e, possivelmente, do aumento nas vendas, a empresa também pode ganhar com o aluguel do espaço na loja e com percentual das vendas — é claro, se essas forem cláusulas do acordo.

Para os consumidores, os benefícios também são muito claros: maior mix de produtos disponível em Lojas Marisa, oportunidade de retirar um produto comprado online, sem ter que pagar frete ou esperar semanas para recebimento do pedido — o que é especialmente excelente quando há descontos exclusivos para ofertas online —, mais comodidade e até, quem sabe, uma redução nos preços dos eletrônicos na região, devido à nova concorrência.

O que você pode aprender com a Magazine Luiza e as Lojas Marisa

O primeiro ensinamento para qualquer varejista é a possibilidade de adotar um modelo store in store na loja, isto é, posicionar sua marca em outro player de mercado, o que oferece benefícios para ambas as empresas e os consumidores.

A loja “anfitriã” ganha mais visitantes, aumenta o mix de produtos disponível ao consumidor — sem precisar investir em estoque e em outros processos administrativos — pode reduzir custos fixos, com aluguel, por exemplo, e pode até mesmo aumentar sua receita, seja devido ao novo fluxo de clientes na loja, seja por meio de um possível percentual das vendas.

A empresa “hóspede”, que no caso da parceria aqui comentada trata-se da Magazine Luiza, por outro lado, aumenta sua abrangência de atendimento física, economiza custos, já que não precisa inaugurar uma loja e proporciona uma melhor experiência de compra ao consumidor.

Se você já leu nosso artigo sobre e-commerce e experiência do consumidor, sua jornada de consumo e suas exigências por canais de venda e atendimento online e offline são importantes e, por isso, essa parceria também nos mostra como essa estratégia pode ser um sucesso — mesmo se você não tiver uma grande rede de lojas físicas.

Se você tem apenas uma loja virtual e já notou carrinhos abandonados por causa do valor do frete, deve saber quantas oportunidades de venda isso pode custar a uma empresa. Fazer uma parceria store in store, portanto, semelhante à estratégia da Magazine Luiza e das Lojas Marisa, pode ser uma excelente maneira de oferecer ao cliente a oportunidade de comprar online e retirar na loja, experimentar produtos e, quem sabe, solicitar atendimento.

Note que, para o store in store funcionar, é preciso ter organização e planejamento. Não adianta dispor seus produtos em sua loja que não tenha nenhuma relação com o seu público-alvo. Além da completariedade dos produtos, é importante também prezar pela boa relação e a imagem das marcas — devido à associação que o público faz — e gerenciar o novo ponto de venda de acordo com práticas comuns na administração, como planejar, controlar o estoque, treinar funcionários e, é claro, escolher um excelente sistema gerencial.

O que você achou do modelo adotado pela Magazine Luiza e Lojas Marisa? Acredita que uma parceria semelhante pode dar certo na sua empresa? Esta pode ser uma excelente maneira de vender e atender ao cliente no online e no offline, mas para isso você precisa planejar bem a parceria e tomar alguns cuidados básicos de gestão.

Se você quiser entender mais sobre a importância de atender ao cliente e otimizar sua experiência de compra em diversos canais, aproveite e leia o artigo no blog do Cake ERP sobre omnichannel.           

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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