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Halloween para a sua Loja – Dicas e promoções para encantar

Halloween para a sua Loja – Dicas e promoções para encantar

O Halloween, tradicionalmente comemorado em 31 de outubro ao redor do mundo, é uma ótima data comemorativa para você pôr em prática algumas boas ideias de marketing, encantar seus clientes e turbinar suas vendas.

E o melhor de tudo: você não precisa de muito esforço. Para comemorar essa data na sua empresa, você consegue envolver e chamar a atenção dos seus clientes de maneiras simples e muito divertidas – e talvez até assustadoras. Mas qual o bônus disso tudo? Será ótimo para a sua loja obter aquele impulso importante nas vendas pouco antes das férias de final de ano.

Ok, você deve estar pensando que no Brasil o Halloween é pouco comemorado e que os gastos são limitados a guloseimas, decoração e fantasias. Saiba que isso não é totalmente verdade, e que através de um marketing inteligente, empresas de todos os setores podem sim se beneficiar e aproveitar a popularidade da data!

É claro que algumas ideias de marketing de Halloween para a sua loja funcionam melhor para alguns tipo de empresas do que outras, mas não se preocupe: neste artigo não faltam boas ideias.

Vamos falar de tudo, do varejo online ao físico, do super elaborado até o mais básico de executar.

Gostou do assunto? Então leia este artigo até o final para conhecer mais sobre o Halloween e conferir dicas assustadoramente fáceis de promoções de Halloween para a sua loja!

Origem do Halloween

Antes de falarmos das dicas para vender mais neste Halloween, vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa festividade que é de arrepiar.

O Halloween, conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, é considerado uma das celebrações mais populares dos Estados Unidos e foi incorporada ao calendário oficial brasileiro em 1980.

De origem celta e britânica, foi graças a imigração de irlandeses e de outros povos para os Estados Unidos que a celebração se popularizou com fantasias e símbolos, como a abóbora e os fantasmas, além da tradicional brincadeira de “doces ou travessuras”.

A brincadeira, que surgiu nos Estados Unidos, consiste em andar fantasiado pela vizinhança e bater de porta em porta dizendo a tal frase à espera de receber doces, caso contrário é feita uma travessura a quem negar dar guloseimas.

Então, o Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas sim no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Como aproveitar o Dia das Bruxas para vender mais

Nos EUA, o gasto total com o Halloween cresceu mais de US $1 bilhão desde 2012, conforme anunciado pela Federação Americana de Varejo. No Reino Unido os gastos com a data chegaram a £ 310 milhões só em 2017 .

Empreendedores brasileiros antenados podem (e devem!) aproveitar a possibilidade de negócios lucrativos em função do Dia das Bruxas. Em São Paulo, por exemplo, só no mês de outubro as vendas chegam a aumentar entre 40% e 60%, graças a essa festividade.

Abaixo, reunimos algumas boas ideias de marketing de Halloween para a sua loja que você pode pensar em implementar desde já. Afinal, faltam poucos dias para a data!

Pronto para o seu Halloween de maior sucesso?

Confira 10 ideias e promoções de marketing de Halloween para a sua loja:

1- Capriche na decoração da sua loja

Para as lojas com localização física, o primeiro passo super simples de entrar no espírito do Dia das Bruxas é enfeitar a vitrine com uma decoração temática de Halloween para a sua loja. Você deve usar e abusar da sua criatividade neste momento. Teias de aranha falsas, abóboras, morcegos de papel, fantasmas, esqueletos e até um espantalho improvisado são maneiras acessíveis e super divertidas de decorar sua loja.

Nos Estados Unidos é fácil encontrar estabelecimentos de variados segmentos, e até casas residenciais, super bem decoradas. Aqui no Brasil, é mais comum vermos lojas de brinquedos, roupas, farmácias, livrarias e escolas investindo em uma decoração rápida e fácil.

Nesta etapa de decoração, você deve fazer, no mínimo, uma vitrine de Halloween para a sua loja com alguns elementos assustadores. Uma ideia simples mas que funciona é desenhar fantasmas e aranhas de giz no seu quadro de calçada.

2- Não esqueça de decorar sua loja online também

Se a sua loja for online, é importantíssimo que você lembre de decorá-la também. Isso pode ajudar e muito a aumentar suas vendas.

Algumas pesquisas de psicologia mostram que as pessoas tendem a comprar o dobro de suas necessidades se estiverem de bom humor ou mais satisfeitas com a aparência do site. Incrível, não é?

Se você pretende aumentar as vendas da sua loja online neste Halloween, precisa atrair os seus clientes emocionalmente. Adicione um layout temático no seu site e veja a mágica acontecer!

3- Promova uma festa à fantasia de arrepiar!

Outra boa ideia de marketing de Halloween para a sua loja é dar uma festa. Primeiro de tudo, defina uma data e convide seus clientes e amigos para comparecer fantasiados na sua loja.

Lembre-se de escolher uma boa fantasia para você mesmo e de incentivar a sua equipe de colaboradores a se fantasiar também. É muito bom que seus clientes entrem e vejam todos na sua empresa se divertindo um pouco. Também é uma ótima forma de atualizar as fotos das redes sociais do seu negócio.

Você deve se certificar de que seus funcionários não tenham que gastar muito com suas fantasias. Pensando em retenção de custos, uma boa ideia é customizar apenas os crachás com teias de aranha e desenhos de abóbora.

Para a festa acontecer você precisará de docinhos, salgadinhos, bebidas e uma trilha sonora que combine com o momento.Você pode divulgar a sua festa por mensagem nas redes sociais, com panfletos na vitrine e até mesmo por meio de convites mais elaborados enviados por correio.

4- Promova promoções e descontos especiais para a data

Apenas o ato de dar uma festa de Halloween já é bom para o seu negócio, mas você pode turbinar os seus resultados e atrair mais clientes se oferecer descontos especiais em produtos ou serviços na própria festa! Lembre-se de adicionar essa informação no convite e eu tenho certeza que a sua festa vai bombar.

Outra maneira de fazer isso é oferecer descontos ou promoções na semana do Dia das Bruxas apenas para os clientes que entrarem fantasiados na sua loja. Isso pode ajudá-lo a atrair novos clientes e tornar a sua loja mais festiva e divertida.

Você nem sempre precisa de um motivo para oferecer preços com desconto, mas vincular ofertas a feriados é uma ótima maneira de melhorar os laços com seus clientes e incentivá-los a comprar mais. Essa é uma das ideias de marketing do Halloween que não os assustará!

Oferecer aos seus clientes descontos em torno da diversão do feriado pode, na verdade, levá-los a comprar ainda mais.

5- Desenvolva produtos temáticos para o Halloween

Outra boa dica é criar alguns produtos de edição limitada ou itens de desejo que despertarão o espírito de Halloween em seus clientes.

Se o seu negócio for um restaurante ou café, adicione novos lanches no cardápio e decoração de mesa para combinar com a data. Na semana do Halloween você pode, por exemplo, utilizar a abóbora para fazer novas receitas.

A seguir estão alguns bons exemplos de como você varejista pode adicionar novos produtos de Halloween para a sua loja:

Se você estiver no setor de decoração para casa, considere vender decorações de Halloween. Uma pesquisa mostrou que 74% dos compradores compraram decorações de Halloween em 2018.

Donos de lojas de animais devem pensar em vender fantasias de Halloween para animais de estimação – 18% dos compradores planejavam vestir seus animais de estimação em 2020.

Os varejistas de roupas podem criar fantasias com suas próprias roupas. Vestir manequins com fantasias populares também dará inspiração aos compradores e ajudará a impulsionar as vendas de Halloween para a sua loja.

Nesta etapa você também pode pensar em oferecer descontos para pessoas que comprarem um produto com o tema Halloween.

6- Organize um concurso de Halloween

Organize um concurso ou distribuição de brindes para os clientes em suas contas de mídia social ou anuncie em sua loja física. Todo mundo adora a chance de ganhar algo, especialmente se for divertido e relacionado ao Halloween!

Um cartão-presente para os produtos ou serviços da sua loja é uma das ideias de marketing de Halloween para a sua loja que envolve dar algo, mas que no fim pode acabar gerando mais negócios para você. Estatisticamente, quando as pessoas compram com um cartão-presente, elas acabam gastando mais do que ele vale, o que é ótimo para você como proprietário de uma loja.

7- Lembre de atualizar e enfeitar todas as suas mídias digitais

Transforme seus avatares, fotos de perfil, layout e cabeçalhos com um tema próprio do Halloween – faça isso desde o seu Facebook até o seu e-mail. Você pode até criar uma #hashtag voltada para o Halloween relacionada à sua loja que os clientes possam postar e compartilhar.

Não precisa ser nada exagerado. Você pode simplesmente usar os adesivos online e outras decorações virtuais de Halloween para a sua loja. Mostrar fotos da sua loja decorada, anunciar sua festa e as promoções que estão por vir também é uma ótima maneira de fazer isso.

Sua plataforma de ecommerce também deve ter adicionais de Halloween. Caso não consiga fazer isso a tempo, explore as diferentes fontes disponíveis para você em seu site e apenas adicione um avatar assustador ao seu logotipo para o mês de outubro.

Não se esqueça de compartilhar notícias de todas as suas ofertas de Halloween online nas suas redes sociais também – essa é uma dica muito importante de Halloween para a sua loja.

8- Execute uma campanha temática de Halloween de marketing por e-mail

Se você já descobriu os benefícios do marketing por e-mail, também sabe que pequenas mudanças temáticas em sua campanha por e-mail também podem aumentar as vendas ou aumentar o conhecimento da sua marca.

Para muitas empresas, conectar seus serviços a uma celebração como o Halloween não é fácil, mas pelo menos você tem a chance de compartilhar um conteúdo valioso – e com uma leve pegada de Halloween – com seu público.

Segmentos que envolvem saúde podem, por exemplo, compartilhar postagens sobre os riscos de muitos doces de Halloween ou o tipo de doce que as pessoas devem evitar.

Se você compartilhar dicas por e-mail marketing, inclua uma imagem dimensionada para compartilhar nas redes sociais que contenha uma ou duas dessas dicas – tornando mais fácil para as pessoas compartilharem com sua família, colegas ou amigos. Não esqueça de incluir o logo de sua marca.

Aqui, você também pode incluir uma oferta exclusiva para um ou mais de seus produtos ou serviços.

9- Crie uma campanha por delivery assustadora e deliciosa

Use um serviço de delivery para enviar sacos de doces, cupons de descontos com o tema do Dia das Bruxas ou outras táticas de engajamento. Isso fará com que seus clientes se sintam especiais e os ajudará a entrar no espírito do Halloween.

Nesta etapa, você pode até mencionar alguns dos eventos ou brindes mencionados acima, se você decidir fazer algum deles.

10- Doces ou travessuras?

Qual a melhor maneira de aumentar o tráfego de pedestres em sua empresa do que fornecer doces grátis? Inclua essa ação de Halloween para a sua loja e veja seu estabelecimento físico lotar!

Dar uma guloseima aos seus clientes pode deixá-los com uma visão positiva do seu negócio. Um pequeno presente pode ajudar muito e oferece a você a chance de ficar um pouco mais cara a cara com seus clientes ou oferecer a eles uma oferta para a próxima visita.

Outro tema a considerar

Se algo “assustador” realmente não estiver de acordo com sua marca ou as metas de sua empresa, saiba que outubro também é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Uma boa causa e uma grande oportunidade de ganhar visibilidade de forma filantrópica.

Pense em como sua empresa pode apoiar a conscientização sobre o câncer de mama – forneça fitas rosa, decore com fitas ou placas rosa em sua loja ou aceite doações em nome de uma organização de sua escolha em sua empresa.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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