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Venda móvel: como acabar com a filas no caixa

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Venda móvel: como acabar com a filas no caixa

A formação de longas e demoradas filas no caixa é um problema recorrente na sua loja? Então você precisa conhecer o Venda Móvel, solução em linha com as principais tecnologias e tendências do varejo.

O software ajuda lojistas a proporcionar uma melhor experiência de compra que, para muitos clientes, é mais importante do que o preço e as características do produto desejado. 

Se você vende mercadorias comuns no mercado, certamente disputa clientes com muitas outras lojas — online e offline. Por que o consumidor permaneceria na loja esperando por muito tempo, em pé em uma fila, se pode adquirir o mesmo produto na concorrência?

Lidar com o problema de filas grandes, portanto, é obrigação de varejistas que desejam evitar a perda de vendas e promover o crescimento da empresa — e o Venda Móvel pode ser a solução mais eficiente.

Antes de esclarecer o que o sistema oferece, no entanto, é importante entender por que evitar filas no caixa é importante e por que o problema deve ser solucionado o quanto antes. Acompanhe a leitura até o fim e descubra como a tecnologia pode te ajudar nesse sentido.

Por que filas são um problema no varejo

Você se lembra de alguma vez em que foi a um shopping e teve que esperar muito para pagar pela compra? O que você sentiu? Impaciência? Tristeza? Estresse?

Na sua opinião, o que a situação revela sobre a empresa? Falta de organização? Economia na contratação de operadores de caixa?

Os mesmos sentimentos e pensamentos que você teve podem se manifestar em seus consumidores ao esperarem por sua vez em uma fila na sua loja.

Isso é um problema porque prejudica a experiência de compra do cliente e a imagem da empresa, além de, possivelmente, reduzir sua receita. Afinal, desistências podem acontecer enquanto ele reavalia a necessidade pelo produto enquanto espera na fila.

É importante ressaltar que se a experiência de compra não é positiva, além de evitar voltar ao estabelecimento, os consumidores podem influenciar negativamente a opinião de seus familiares e amigos.

Se você ainda não sabe por que a retenção de clientes é importante, confira o artigo ‘Fidelizar clientes é a alma do negócio’.

A aglomeração de pessoas é, ainda, outro problema relacionado a filas em tempos de pandemia, já que o distanciamento social é necessário para controlar a doença.

Importância de solucionar esse problema 

Se você avaliar o momento atual, é clara a necessidade de evitar filas no varejo. Em muitas cidades, a reabertura do comércio está condicionada ao controle da pandemia.

Isso significa que, se a doença avançar, o comércio pode ter que fechar novamente, o que já aconteceu em algumas cidades.

Mesmo após a pandemia, por algum tempo, lojas poderão ter que controlar o fluxo de clientes na entrada, solicitar o uso da máscara, higienizar superfícies e incentivar pagamentos por cartão, aproximação ou meios digitais.

Aliás, em novembro será lançada uma nova plataforma que facilitará pagamentos digitais. Se você ainda não sabe o que é, confira este artigo sobre o PIX.

O crescimento do e-commerce também está relacionado ao problema das filas. É uma preferência comum a muitos consumidores comprar online e retirar em uma loja física.

Essa dinâmica ajuda a reduzir filas e o tempo de espera e está alinhada com a estratégia do omnichannel, que une vendas presenciais e virtuais.

Benefícios do Venda Móvel

Agora que você já entende o mal que filas longas podem causar a sua empresa, podemos esclarecer melhor os benefícios da solução.

O Venda Móvel é um software, que pode ser instalado em máquinas de cartão, tablets e smartphones, para viabilizar a operação do caixa em qualquer lugar da loja — ou mesmo fora dela.

É como se você tivesse uma caixa registradora ambulante, que pode ir aonde o seu vendedor for, o que diminui consideravelmente as filas na loja.

Em lojas que utilizam a tecnologia, o balcão fica principalmente à disposição dos clientes que querem pagar em dinheiro.

O sistema aceita as formas de pagamento mais comuns: Dinheiro, cartão de crédito, de débito, vale-presentes e vouchers, além de emitir notas fiscais e comprovante.

Suas funcionalidades, na verdade, vão além da máquina de cartão de crédito tradicional, devido à integração com o sistema gerencial.

As vendas realizadas por meio do Venda Móvel são registradas automaticamente no sistema e todas as entradas e saídas associadas são geradas automaticamente.

O sistema facilita, portanto, a gestão de estoque e das finanças de uma maneira mais eficiente e os relatórios, atualizados em tempo real, aumenta a produtividade da administração.

Aliás, a integração considera estoques e vendas nas lojas física e virtual, o que é um pré-requisito para que o omnichannel tenha pleno funcionamento.

A tecnologia evita vendas em duplicidade, por exemplo. No momento em que um produto é vendido no Venda Móvel, sua quantidade em estoque é automaticamente reduzida no sistema.

E na falta de um produto no estoque da loja, o vendedor pode fazer uma solicitação instantânea para envio do item direto para a casa do cliente ou para retirada em outra loja.

Você percebe como a solução pode ajudar a reduzir ou mesmo eliminar filas? Muitos brasileiros preferem pagar suas compras no cartão ou em dinheiro e com o Venda Móvel, o consumidor nem sequer precisa levantar-se da cadeira para pagar pelo produto que escolheu.

Nesse momento de pandemia, o uso da tecnologia se faz ainda mais interessante, para agilizar pagamentos atender as pessoas da melhor forma possível.

Assim, evita as filas de caixa que, em muitos casos, causa aglomeração e até desistência de compra por parte dos clientes.

O Venda Móvel é um software integrado a sistemas gerenciais que permite a finalização da venda em qualquer lugar da loja ou mesmo em um ambiente externo.

Além de estar de acordo com grandes tendências do varejo, a solução pode reduzir o tempo de espera nas filas em muitos estabelecimentos, o que contribui positivamente para a experiência de compra e favorece a fidelização, além de beneficiar o distanciamento social exigido (o cliente evita o contato com outros clientes na fila) pelas autoridades para a combater a pandemia do coronavírus.

Você quer saber mais sobre o sistema? Então confira a página do Venda Móvel e leia mais sobre as características do software.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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