fbpx
 

Transportadora para e-commerce: como escolher a opção certa

Transportadora para e-commerce: como escolher a opção certa

As atividades logísticas desempenham papéis fundamentais e contribui muito para o crescimento e o sucesso de empresas. Escolher uma boa transportadora para e-commerce, portanto, é essencial para que empresas do ramo atendam às expectativas de seus clientes.

O preço do frete e longos prazos de entrega, aliás, são alguns dos motivos pelos quais clientes desistem de comprar online, como comentamos em outro artigo.

Uma loja virtual que consegue se diferenciar nesses quesitos, portanto, tem mais uma oportunidade de conquistar e fidelizar consumidores.

A entrega ágil de produtos, a um custo aceitável, é um dos principais benefícios que uma loja virtual pode oferecer.

No entanto, o abastecimento de estoque também é importante. Afinal, o gasto influencia a precificação dos produtos comercializados e, assim, a competitividade da empresa no mercado.

Embora essa seja uma realidade comum a empresas em geral, escolher a transportadora ideal para um e-commerce pode ser um desafio. Afinal, em geral, o transporte consiste em pequenas entregas e essa dinâmica influencia nos custos.

Acompanhe este artigo até o final e descubra como contratar uma boa transportadora para e-commerce, de acordo com as necessidades logísticas da empresa.

Preços e prazos

O frete tem grande efeito sobre os custos de uma empresa de varejo virtual, especialmente se considerados apenas os gastos com logística. No entanto, a oferta de frete grátis pode ser um diferencial competitivo importante, desde que observada as finanças.

Os custos e prazos de entrega podem variar de acordo com a distância de armazéns, centros de distribuição e das praças atendidas.

A melhor maneira de analisar os preços e prazos praticados pelas transportadoras é realizar uma concorrência.

As empresas apresentam seus preços, de preferência, em uma tabela padronizada, considerando elementos como rotas, o peso médio das cargas e a cubagem dos produtos.

Assim, é mais fácil avaliar propostas diferentes. No entanto, é importante considerar, ainda,  valores extras que podem ser cobrados, como taxas adicionais por coletas, cobertura para serviços especializados e seguro.

Serviços oferecidos

Além dos custos que o novo fornecedor poderá representar, é preciso considerar os benefícios e diferenciais oferecidos, que podem ser oportunidades para superar as expectativas dos clientes.

Verifique o serviço de logística reversa. No e-commerce, o consumidor pode devolver produtos comprados em um período de 7 dias e o parceiro escolhido deve estar apto a atender a essa necessidade e coletar produtos a domicílio pode ser um diferencial importante.

O transporte assegurado contra furto, perda ou danos também pode ser valiosa, especialmente se a loja vende produtos de preço consideráveis.

Ainda com o objetivo de garantir mais segurança, pode ser interessante observar se o parceiro coleta comprovante de entrega.

Um documento assinado pelo recebedor com nome, documento de identificação, data e hora pode evitar problemas com fraudes e comprovar a entrega para fins judiciais.

Em todo caso, é importante que a entrega dos produtos possam ser acompanhados pelo próprio cliente. O rastreamento costuma estar disponível no site da transportadora e permite saber o status e se houve algum atraso.

Aliás, de modo ideal, o sistema deve ser integrado ao e-commerce. Assim, a empresa ganha em agilidade no atendimento, produtividade e evita erros.

Antes de tudo isso, no entanto, é preciso saber se a transportadora tem alguma restrição aos tipos de produtos, pois se sim, não adianta considerar a empresa na seleção.

Destinos

Algumas transportadoras atendem apenas a regiões específicas ou têm preços mais competitivos em determinadas localidades. Isso pode fazer com que seja necessário contratar mais de um fornecedor — o que pode representar uma oportunidade de ter acesso a preços competitivos para diferentes cidades.

Aliás, contratar mais de uma transportadora é recomendável, pois ajuda a atender a demanda em períodos em que um só fornecedor não consegue atender com a qualidade esperada.

É o que pode acontecer em períodos sazonais e promocionais, como a Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo a cada ano.

Essa também pode ser uma maneira de oferecer mais opções de entrega ao consumidor, que pode preferir pagar mais pelo frete para receber sua encomenda com mais agilidade.

É preciso considerar, ainda, que muitas transportadoras não atendem todas as regiões do Brasil.

Como é comum no e-commerce atender a clientes de todos os estados, a possibilidade de utilizar os serviços dos Correios pode ser uma opção interessante, se a loja vende produtos de pequeno porte.

É importante, no entanto, considerar os desafios associados, como greves, horários de funcionamento e atrasos na entrega.

Se a empresa fizer remessas internacionais, o Exporta Fácil dos Correios, também é uma opção. No entanto, pode-se fazer cotações com outras grandes empresas de logística.

Fornecedores alternativos

Em alguns casos, pode ser interessante, ou mesmo necessário, escolher uma transportadora que atenda às necessidades específicas da empresa.

E-commerces que vendem produtos sensíveis, como medicamentos, mercadorias frágeis ou itens valorosos podem precisar de uma transportadora que tenha experiência e que atenda às regras exigidas pelas entidades reguladoras.

Nesse sentido, pode ser necessário, ainda, que o fornecedor faça entregas expressas, em caso de situações de urgência. Nesses casos, aviões e motoboys podem ser opções interessantes.

Soluções de entrega colaborativa ou de convênios entre várias transportadoras, como a Eu Entrego, o Shippify, o Mandâe e o Loggi, também podem ser úteis para atender a clientes geograficamente próximos à loja.

Estrutura e referências

Antes de fechar o contrato, é uma boa prática conhecer a frota disponível para estimar se a empresa conseguirá atender bem as necessidades do e-commerce.

Avaliar a quantidade, o estado de conservação, o modelo e o ano de fabricação dos veículos é uma maneira de entender se a operação acontecerá de forma fluída ou se as necessidades de manutenção podem prejudicar o prazo das entregas.

Essa análise pode ser feito em uma visita ao potencial fornecedor, na qual é possível observar os processos de montagem de cargas, a disciplina, o cuidado com o manuseio dos produtos e outros assuntos internos.

Além disso, converse com antigos e atuais clientes da transportadora com o objetivo de saber mais sobre a qualidade de atendimento, o cumprimento dos prazos e a capacidade da empresa de atender demandas em épocas de muitas vendas, como o Natal e a Black Friday, ou mesmo durante greves nos Correios, devido ao aumento na demanda por esses serviços.

Essas são algumas boas práticas nas quais você pode investir para escolher uma transportadora para e-commerce. Na seleção, é importante considerar as necessidades da loja, considerando aspectos como tamanho dos produtos e periodicidade de entregas, as principais regiões atendidas, serviços oferecidos, como integrações entre sistemas e seguro e, claro, custos e prazos de entrega. Antes de assinar o contrato, no entanto, é interessante, ainda, conhecer a estrutura da frota e colher feedbacks de clientes atuais e antigos.
Agora, que tal conhecer alguns dos seus possíveis futuros fornecedores? Conheça 23 empresas de logística para e-commerce.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO