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Tecnologia: Uma aliada na redução de custos no varejo

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Tecnologia: Uma aliada na redução de custos no varejo

A tecnologia, cada vez mais, vem se tornando um elemento essencial nas estratégias de negócio. Com ela, as empresas estão obtendo maior eficiência em suas operações e alcançando melhores resultados. Aliás, ela é uma das grandes responsáveis pela redução de custos no varejo, setor que vem passando por um profundo processo de digitalização.

Nesse sentido, o uso de ferramentas tecnológicas na atividade varejista tornou-se essencial, pois representa uma vantagem competitiva para prosperar e crescer no mercado.

Continue a leitura para conhecer algumas formas como a tecnologia ajuda na redução de custos no varejo.

Logística mais eficaz

A logística é um dos grandes desafios do varejo, especialmente no Brasil, que possui dimensões continentais. Por isso, essa é uma das áreas em que as empresas têm investido em tecnologia na busca por maior eficácia.

Em geral, as empresas procuram melhorar os seguintes pontos:

  • Reduzir o tempo de entrega;
  • Garantir que o produto seja transportado em condições ideais para evitar avarias;
  • Reduzir a logística reversa;
  • Reduzir o custo.

O GIS é uma das soluções que vem sendo adotada pelos varejistas. Com essa ferramenta, as empresas conseguem obter os dados geográficos de seus compradores e, assim, elaborar rotas de entrega mais eficientes, reduzindo o tempo de entrega e, consequentemente, o custo.

A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) é outra tecnologia que auxilia nessas questões. Utilizando dispositivos dotados de sensores inteligentes, as empresas conseguem monitorar uma infinidade de fatores, tais como consumo de combustível do veículo, condições de temperatura e pressão, congestionamentos, etc.

Dessa forma, as empresas conseguem elaborar estratégias de logística muito mais eficazes, o que contribui para a redução de custos no varejo.

Além disso, com a IoT é possível acompanhar a locomoção dos produtos em tempo real. Dessa forma, é possível fornecer previsões de entrega muito mais precisas, além de ser possível comunicar os clientes sobre eventuais atrasos, evitando reclamações e desafogando o setor de atendimento ao cliente.

Finalmente, a IoT e o GIS também ajudam a reduzir os custos com logística reversa. Com essas tecnologias é possível obter um mapeamento de todas as entregas planejadas, bem como a localização em tempo real de todos os veículos que realizam esses serviços. Assim, é possível determinar qual deles está ou estará mais próximo do produto que precisa ser devolvido e, assim, obter maior eficiência nesse processo.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que se desenvolveu e se popularizou muito na última década. Hoje, empresas de todos os tamanhos utilizam soluções na nuvem, em busca de maior escalabilidade, flexibilidade, segurança e, claro, economia de dinheiro.

Mas como essa tecnologia pode ajudar na redução de custos no varejo? Bem, de diferentes formas. A computação em nuvem oferece uma ampla variedade de soluções e cada empresa pode adotar aquelas que fazem sentido para sua operação.

Um dos segmentos da nuvem é a oferta de software como serviço (SaaS na sigla em inglês). Nesse modelo, as empresas não precisam mais comprar, instalar e configurar os softwares. Em vez disso, elas acessam as aplicações pela internet, de forma rápida, fácil e mais econômica.

Na nuvem, não é necessário realizar grandes investimentos iniciais na compra de ferramentas tecnológicas. Em vez disso, você assina planos, que podem ser, por exemplo, mensais, semestrais ou anuais. Dessa forma, é possível, em muitos casos, escolher somente os recursos que fazem sentido para a sua operação, em vez de comprar módulos inteiros que não terão utilidade.

Outro ponto positivo dessa modalidade é que sua empresa não precisa pagar por atualizações e novas versões. Todas as melhorias dos softwares são incorporadas automaticamente, sem gerar custos adicionais para os assinantes. Além disso, na maioria dos casos, os provedores de serviços oferecem suporte gratuito, o que representa mais uma economia para as empresas.

A computação em nuvem ainda pode ajudar na redução de custos no varejo de muitas outras formas. Você pode, por exemplo, migrar toda sua infraestrutura de TI para a nuvem. Assim, você não precisará mais de um data center local, o que significa que não será necessário comprar equipamentos caros, como servidores e no-breaks. Assim, é possível reduzir outros gastos, como manutenção, energia elétrica, além de ser possível contar com uma equipe de TI bem mais enxuta.

Ferramentas de gestão

Otimizar processos é uma das formas mais eficazes para alcançar a redução de custos no varejo. Por isso, o uso de ferramentas de gestão integradas é essencial. Com elas, é possível automatizar diversos fluxos de trabalho o que ajuda na melhoria da qualidade das informações, além de reduzir a necessidade de equipes volumosas.

No varejo, uma das áreas mais sensíveis é a gestão de estoque. Como você deve imaginar, essa é a área que concentra os maiores esforços e, quando não é bem gerida, pode ocasionar diversas perdas.

Utilizando uma ferramenta de gestão, você pode integrar diversos processos, tais como compras, vendas e estoque. Assim, seus registros são atualizados automaticamente, evitando retrabalhos e erros. Além disso, ela permite que você saiba quais mercadorias estão disponíveis, onde estão armazenadas e quantos de cada item você recebeu e vendeu.

Com uma ferramenta de gestão, você tem acesso a diversos relatórios que ajudam você a conduzir de forma mais efetiva suas estratégias de negócio. Você consegue, por exemplo, planejar melhor suas compras com base em dados históricos.

Isso ajuda a sua empresa a atender às demandas de seus clientes, evitando a falta de produtos, bem como impede que você constitua estoque em excesso, o que significaria maior custo de armazenagem e aumentaria o risco de perdas.

Melhora das ações de marketing e da experiência de compra

Investir em marketing é uma estratégia essencial para alcançar novos clientes e vender mais. A tecnologia pode ajudar nesse processo, oferecendo caminhos mais efetivos, o que ajuda na redução de custos no varejo.

Um bom exemplo são as ferramentas de Big Data, que analisam uma imensa quantidade de dados e fornecem insights, padrões e tendências que podem ser utilizadas pelo marketing para atingir seu público-alvo de maneira mais efetiva.

Além disso, atualmente, se você deseja administrar um negócio de sucesso, é essencial ter o foco no cliente. Uma das melhores coisas sobre Big Data é que essa tecnologia permite que as empresas aprendam sobre seu público-alvo mais do que nunca.

Em teoria, isso significa que as empresas têm condições de oferecer soluções sob medida para seus clientes e, assim, conquistá-los por meio de uma experiência de compra incrível.

Resumindo, quanto mais você conhecer sobre seu cliente, mais barato será desenvolver ações para atraí-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo.

Agora você já conhece algumas formas pelas quais a tecnologia ajuda a reduzir os custos no varejo. Aproveite e conheça mais sobre o assunto lendo nosso artigo sobre o uso da Inteligência Artificial no varejo e seus desafios.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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