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Neoconsumidor: quem é ele e como a tecnologia ajuda as empresas a atendê-lo

Neoconsumidor: quem é ele e como a tecnologia ajuda as empresas a atendê-lo

As formas de consumo estão mudando. A maioria dos consumidores ainda é convencional, mas, estimulado pelo varejo eletrônico e pelas novas formas de interação com ofertas, produtos, vendedores e outros compradores proporcionadas pelo crescente uso da Internet, mobilidade e redes sociais, o novo tipo de consumidor cresce rapidamente.

Eles são mais informados e, portanto, mais críticos. Pesquisam mais sobre produtos e serviços, atendimento, preço, pós-venda, e levam em conta principalmente a opinião de outros consumidores sobre a marca. Com isso, têm muito mais poder de decisão do que outrora.

Com este novo cenário, algumas tecnologias despontam como recursos, tanto para o consumidor, quanto para o fornecedor/vendedor. Para as empresas, lançar mão da mobilidade, das redes sociais, da cloud computing e das ferramentas de e-commerce, m-commerce, e-payment, da imensa onda de dados gerada por todas estas soluções, usufruindo dos recursos de Big Data, e de sistemas de gestão para potencializar o backoffice e o frontend, ferramentas de analytics, CRM e Business Intelligence para gerar informação que conduza ações voltadas ao cliente-alvo, é vital para garantir competitividade.

Inserir tais tecnologias às estratégias de negócio, tendo em conta, ainda, cenários de inovação como a crescente tendência da internet das coisas, tem o poder de transformar o relacionamento entre marca e consumidor.

Os novos consumidores estão pressionando o mercado a ter uma nova forma de atuação. É preciso oferecer vantagens, promoções, novos serviços agregados e, principalmente, entender melhor quais as necessidades do cliente.

As novas gerações já são ‘nativas digitais’ e têm este novo perfil com necessidades especificas, e acabam influenciando na compra dos adultos. Este novo consumidor busca venda por mobile, pagamento por celular, comodidade da compra online, e muda a forma de interação com as marcas.

Lá fora, a questão está mais evoluída do que no Brasil. As marcas já percebem o comportamento do consumidor e procuram lançar ofertas customizadas para cada perfil, com aderência das pequenas e médias empresas. Por aqui, embora de forma um pouco mais lenta, este movimento também vem acontecendo.

Para ampliar esta evolução, é preciso investir em novas tecnologias focadas em captar informações sobre o padrão de consumo deste novo mercado. Beacons, RFID, site, blog, campanhas de marketing digital, BOPIS (buy online, pickup on store) são outros recursos estratégicos e tecnologias que ajudam a aproximar o consumidor do produto, a ter uma boa experiência na loja, a criar convergência online e offline, e a conquistar o engajamento do cliente, que passa a se tornar um embaixador da marca.

Cada um requer um tratamento diferente, exclusivo, e as promoções genéricas não possuem o mesmo efeito. É preciso também dialogar com as redes sociais, ao invés de apenas enviar e-mail marketing aos montes.

O cliente não se importa mais só com o produto, ele quer saber a experiência de compra foi agradável, independentemente do canal: online ou offline. As empresas devem entregar valor, ao invés de focar somente o preço. Pensar na comodidade e na satisfação. E a tecnologia está à disposição para auxiliar nesta tarefa.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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