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Pop up store: Como usá-las para impulsionar suas vendas

Pop up store: Como usá-las para impulsionar suas vendas

Abrir uma  pop up store é uma estratégia que ajuda a aumentar o conhecimento da marca, explorar novos mercados, promover os produtos e, claro, vender mais.

Considerando que a compra em loja física ainda é apreciada por todas as gerações de consumidores, o fenômeno da loja pop up deve ser utilizado para proporcionar uma experiência totalmente nova e mais enriquecedora.

De fato, esse tipo de estratégia vai muito além de criar um ponto físico de venda. Representa, antes de tudo, uma excelente estratégia de marketing, a qual adiciona um toque de inovação e originalidade e permite que as marcas possam explorar novos conceitos e ideias.

A seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre pop up store e descobrir como utilizar essa estratégia para impulsionar suas vendas. Confira!

O que é uma pop up store?

Uma loja pop up (também conhecida como loja temporária) geralmente é um pequeno espaço de venda ou divulgação de produtos que funciona por um período determinado de tempo.

Geralmente, são escolhidos lugares inusitados e adota-se uma decoração atípica e chamativa, a fim de atrair a atenção de quem passa pelo local.

Devido ao conceito efêmero da pop up store, muitas empresas utilizam essa abordagem para oferecer produtos limitados e/ou exclusivos, que podem servir como uma prova de mercado para futuros lançamentos.

É comum que as lojas pop up tenham duração de apenas algumas semanas, podendo chegar a até poucos meses, dependendo do objetivo de sua criação.

Apesar de ser uma tendência atual, o conceito de pop up store não é uma novidade. Na década de 1990, essa estratégia foi bastante explorada por empresas, principalmente do segmento de moda, em cidades como Londres, Nova York e Tóquio. 

No entanto, na atualidade, a loja pop up cumpre outros propósitos, como levar a experiência de uma compra em lojas físicas em um mundo onde o digital ganha cada vez mais espaço.

Como utilizar uma pop up store para impulsionar as vendas?

As lojas pop up podem impulsionar as vendas de curto prazo e atender a objetivos de marketing ou marca de longo prazo.

Isso é possível graças às seguintes características:

Senso de urgência

Como já mencionado, uma pop up store é feita para durar um curto período de tempo. Além disso, em muitos casos, elas comercializam principalmente produtos limitados.

Isso gera no consumidor um senso de urgência, uma vez que é uma oportunidade única para conseguir comprar determinado produto.

Experiência única

Por ser um projeto temporário, as lojas pop up representam uma oportunidade única para que as marcas experimentem novos conceitos, produtos e abordagens.

Por isso, muitas vezes, são criadas experiências de compra que fogem do tradicional, o que serve como um chamariz para clientes novos e antigos.

Status de novidade

Uma pop up store não é um ponto de venda comum. Geralmente, as empresas buscam criá-la em lugares inusitados e apostar em design e decoração exclusiva, para valorizar a iniciativa.

Por isso, mesmo clientes que já consomem os produtos de determinada marca percebem a loja pop up com uma novidade e são instigados a conhecer as instalações e os produtos que estão sendo comercializados.

Exclusividade

Em muitos casos, as empresas utilizam a pop up store para realizar lançamento de novos produtos ou testar alguma novidade.

Por isso, para o consumidor, essa é uma oportunidade única para adquirir determinado produto, que poderá não ser encontrado em outro lugar.

Conhecimento da marca

Além de impulsionar as vendas pontuais, as lojas pop up também funcionam como uma estratégia de marketing para aumentar o conhecimento da marca.

De fato, graças ao seu design inovador e seus produtos exclusivos, uma pop up store aumenta as chances de atrair novos públicos e também a probabilidade de engajamento nas mídias sociais.

Em geral, as empresas criam em suas lojas pop up atividades interativas, estimulando o compartilhamento nas redes sociais com hashtags que fazem menção à marca.

Isso além de impulsionar o conhecimento da marca, serve como propaganda para atrair mais pessoas para conhecer a loja.

Por sua vez, à medida que a marca se torna mais conhecida, aumenta-se as chances de crescimento de vendas futuras.

Teste de localidade

Uma loja pop up também pode ser utilizada para testar possíveis localidades onde uma empresa deseja abrir uma loja permanente.

Para isso, basta criar lojas pop up similares em diferentes localidades e avaliar o desempenho de cada uma delas ao longo do tempo.

Assim, você pode garantir que sua futura loja física obtenha o melhor retorno do investimento.

Novos mercados

Muitas lojas estão situadas em determinadas regiões e, por isso, são acessíveis a clientes de outras cidades ou estados somente pelo e-commerce.

No entanto, muitas vezes, questões como frete e prazo de entrega são empecilhos para que determinados clientes concretizem a compra.

Ou ainda, muitos clientes ficam receosos em realizar a compra por nunca terem experimentado um contato direto com o produto.

Nesse sentido, as lojas pop up representam uma excelente estratégia para levar seus produtos a novos mercados de maneira econômica.

Assim, ao ter a experiência de uma loja física, os consumidores podem não só realizar as compras na pop up store, mas também se tornarem clientes recorrentes da marca.

Quais as outras razões para criar uma pop up store?

É verdade que fazer mais vendas é uma boa fonte de motivação para que sua empresa crie uma pop up store. Mas, também é possível obter uma série de outros benefícios a longo prazo. 

O caráter efêmero desse evento é, de fato, uma forma de despertar a curiosidade. Dá a impressão de que há novos produtos, itens ou serviços exclusivos em exibição e não demora muito para se criar burburinho em torno de sua loja pop up.

Para os clientes habituais, esta é uma oportunidade de reforçar o seu compromisso, pois se deparam com uma mudança, uma novidade, algo que todo consumidor procura. 

Quanto aos clientes potenciais, o primeiro contato ocorre em um ambiente quase excepcional, com todos os efeitos atraentes e uma experiência de compra que, na maioria dos casos, excede as expectativas. Assim, as chances de transformá-los em clientes são maiores.

Verifica-se também que uma experiência de compra em lojas pop-up é mais agradável e única e, portanto, tem um bom reflexo na marca.

Por último, o facto de comprar num estabelecimento físico onde é possível ver, tocar, experimentar e reconhecer a qualidade dos produtos no local representa uma vantagem irrevogável em relação às plataformas de e-commerce.

Como criar uma loja pop up de sucesso?

Para criar uma pop up store de sucesso, você deve apostar nos elementos certos. Portanto, é necessário levar em consideração alguns parâmetros, como:

Público-alvo

É fundamental que você conheça seu público-alvo e saiba quais são seus hábitos de compra e expectativas. Somente assim, é possível criar uma experiência de compra sob medida e criar um ambiente capaz de surpreendê-los positivamente.

Localização 

Embora temporária, uma pop up store deve estar bem localizada para ter um melhor alcance e, consequentemente, melhores resultados. 

Nesse sentido, é fundamental saber se seu público-alvo prefere se deslocar pela cidade ou fazer compras em sua própria vizinhança. 

Loja individual ou parceria

É mais comum que as lojas pop up sejam criadas de forma independente, para que a iniciativa não seja atribuída a outras marcas. 

No entanto, em alguns casos, pode ser interessante fazer uma parceria e criar uma loja pop up dentro de outra loja maior. Essa estratégia pode ser adotada por empresas que vendem produtos complementares.

Divulgação

Uma loja pop up de sucesso deve gerar expectativa em torno do seu lançamento. Assim, você atrai a atenção de mais clientes em potencial e aumenta as chances de concretizar mais vendas.

Por isso, construa uma estratégia sólida em torno de sua loja pop-up e torne-a ainda o coração de sua estratégia de comunicação.

Aqui estão alguns exemplos do que você pode turbinar a divulgação nas redes sociais:

  • Organize uma contagem que você exibirá, por exemplo, no Facebook ou Instagram;
  • Crie um evento no Facebook;
  • Crie uma hashtag dedicada;
  • Trabalhe uma estratégia de marketing de influência que faça sentido para o seu negócio;

Estratégia omnichannel

Uma pop up store é a forma ideal de divulgar a sua marca e consequentemente o seu e-commerce e outros canais de venda digital, se houver. Você se beneficia de uma maior visibilidade e, assim, trabalha no reconhecimento de sua marca e sua estratégia omnichannel.

Você pode, por exemplo, utilizar sua loja pop up como ponto para demonstração dos seus produtos e oferecer condições especiais, como cupom de desconto, para aqueles que efetuarem a compra online.

Vale lembrar que sua loja pop up tem um tempo de vida curto. Por isso, é interessante direcionar seu fluxo de vendas para canais permanentes, utilizando a pop up store como chamariz.

Sistema de pagamento 

Uma loja pop up geralmente é um espaço pequeno, que conta com grande tráfego de pessoas. Por isso, é importante oferecer um checkout ágil, para evitar filas e a sensação de espaço muito cheio (isso pode afastar compradores em potencial).

Para isso, nada como uma boa solução de frente de caixa para administrar suas vendas da maneira mais fácil e prática.

Logo, é fundamental um sistema que entrega agilidade, que seja de fácil operação e que possa ser configurado para operar conforme as demandas da sua loja.

É igualmente importante que a solução de vendas conte com integração com o sistema de gestão, permitindo o acompanhamento em tempo real das vendas e do estoque.

Da mesma forma, funcionalidades como o cadastro de clientes em programas de fidelidade criam a oportunidade de transformar um cliente pontual em cliente recorrente de sua marca. Isso porque você pode obter um canal de contato, que pode ser utilizado para enviar ofertas especiais, cupons de desconto e outras iniciativas de marketing.

Além disso, é importante considerar que em uma pop up store, os vendedores precisam se concentrar em seus clientes tanto quanto possível. Por isso, ferramentas de autoatendimento são uma excelente alternativa.

Algumas soluções de self checkout, como o Venda Móvel da NL Informática, ainda permitem que o cliente utilize diferentes métodos de pagamento eletrônicos, como PIX, QR Code ou ainda cartão de crédito. 

Gestão eficaz

Assim como as lojas físicas tradicionais, para o sucesso de uma pop up store, é fundamental que ela seja gerida de forma eficaz.

Isso significa, por exemplo, ter um controle em tempo real do estoque, para garantir que nenhum produto fique indisponível.

Vale lembrar que uma pop up store geralmente conta com pouco espaço para armazenamento de produtos. Por isso, ter um controle aprimorado é ainda mais importante.

Por mais que uma loja pop up trabalhe com o conceito de produtos limitados, não é interessante ficar com uma escassez de itens enquanto ela estiver em operação. Isso, além de representar a perda de uma oportunidade de venda, pode gerar uma experiência negativa para os clientes.

Portanto, o ideal é ajustar seu estoque à demanda, levando em consideração o tempo de duração da loja. 

Para isso, é fundamental contar com um sistema que permita o acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real, e permita a automatização de rotinas de compra, dentre outras funcionalidades.

Conclusão

Seja para desenvolver sua visibilidade, testar seus produtos, seu público-alvo ou aumentar suas vendas, uma pop up store é uma estratégia que oferece muitas vantagens significativas.

Porém, ao investir nessa estratégia, você deve garantir que sua loja ofereça todos os elementos que a torne um investimento de sucesso, o que inclui uma gestão eficaz.

Nesse sentido, você pode contar com a NL Informática, para obter um sistema de gestão moderno, que permite gerenciar toda sua operação, incluindo e-commerce, lojas físicas e loja pop up, de forma centralizada e em tempo real.

A NL Informática também oferece uma solução de PDV moderna e completa, para que você consiga ter um atendimento ágil e ainda oferecer opções de autoatendimento aos seus clientes. Esses fatores, são fundamentais para criar uma experiência de compra positiva e que exceda as expectativas dos seus clientes.

Quer saber mais sobre as soluções da NL Informática? Então, entre em contato e fale com um dos nossos consultores!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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