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Como o marketing pode tornar o seu serviço mais atrativo?

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Como o marketing pode tornar o seu serviço mais atrativo?

O conceito de marketing é bastante amplo. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele não está focado somente em vendas, embora contribua consideravelmente para o aumento da lucratividade, quando bem implementado.

Assim, podemos entender que o marketing consiste em um conjunto de estratégias, processos e ações, que visam criar, comunicar e entregar algo com valor para o público, incluindo clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Por exemplo, uma estratégia de marketing pode envolver a entrega de camisetas promocionais gratuitas, com o logo de uma empresa. 

Com isso, outras pessoas passam a identificar a marca e, consequentemente, isso colabora com o posicionamento da empresa no mercado (Brand Awareness).

Há muitos outros tipos de campanhas de marketing, envolvendo não só ações presenciais, como também online (também chamado de marketing digital).

Por causa disso, é quase impossível pensar no sucesso de uma empresa sem o marketing. Afinal de contas, ele é o grande responsável por tornar o seu produto ou serviço conhecido, além de promover a sua empresa dentro de um mercado cada vez mais concorrente.

Mas como o marketing pode tornar o seu serviço mais atrativo? O post de hoje tem a intenção de responder a essa pergunta, com dicas de como promover um produto offline e online.

Ficou interessado(a)? Então, não deixe de ler até o final!

3 maneiras de chamar a atenção para o seu produto com o marketing offline

Quando uma empresa de automação comercial ou de qualquer outro segmento de mercado quer atrair mais clientes, ela precisa elaborar uma estratégia de marketing.

A partir desse planejamento, é possível saber quais ações e campanhas são mais eficazes, dependendo do público-alvo, bem como o quanto o seu negócio pode gastar com uma determinada atividade.

Afinal de contas, é necessário considerar que a promoção de um produto ou serviço demanda um custo.

Sendo assim, separamos algumas dicas de marketing offline, que é uma das estratégias mais convencionais, para você aplicar no seu negócio. Confira!

1 – Promova eventos corporativos

Nada melhor que um bom evento para aproximar as pessoas, não é mesmo?

A sua empresa pode promover vários encontros, ou até participar de feiras, apresentações e congressos para apresentar seus serviços.

Por exemplo, você pode usar uma feira empresarial para uma demonstração de montagem de painéis elétricos, se essa for a especialidade do seu empreendimento.

Além da aproximação com o público, os eventos também abrem portas:

  • Para educar melhor a audiência sobre seu produto/serviço;
  • Para firmar parcerias com outras empresas da área;
  • Para conquistar novos potenciais clientes;
  • Para ter mais reconhecimento no mercado;
  • Para observar as estratégias dos concorrentes.

Vale lembrar que os eventos também são parte do planejamento de endomarketing, isto é, da comunicação interna das empresas, uma vez que é preciso promover uma boa cultura organizacional dentro do seu negócio.

Isso porque quando uma montadora de stands, por exemplo, tem funcionários satisfeitos, esse comportamento irá refletir no atendimento ao cliente e, consequentemente, no aumento de vendas.

2 – Invista em propaganda em mídias tradicionais

Embora a gente esteja assistindo um avanço exponencial da internet, não há como negar a importância das mídias tradicionais para a divulgação de produtos e serviços. 

A televisão, o rádio e os jornais são ótimas ferramentas de propaganda, principalmente a massiva.

Quer dizer que, se você quer que a oferta do seu grampeador para madeira chegue a um número grande de pessoas, vale a pena elaborar uma publicidade para os veículos de mídia tradicional.

A televisão é uma das mais concorridas, afinal, é possível trabalhar com um conteúdo audiovisual, que é muito mais atrativo ao público.

3 – Tenha um PDV (Ponto de Venda)

O PDV, ou ponto de venda, refere-se a qualquer lugar físico onde os produtos são expostos durante um determinado período de tempo, com o objetivo de influenciar a decisão de compra dos clientes, bem como contribuir com a identificação de uma marca no mercado.

Vale destacar que, ao investir em um PDV, é recomendável que você coloque etiquetas para código de barras em todos os produtos, uma vez que os clientes podem se interessar pelas mercadorias e já queiram realizar a compra.

Um bom exemplo de estratégia de marketing PDV é a degustação de produtos em supermercados. Por meio dessa ação, o público pode experimentar a mercadoria e, assim, ser estimulado a comprar o item.

Além da degustações, campanhas com totens também chamam bastante a atenção, principalmente quando em conjunto com a tecnologia.

3 maneiras de chamar a atenção para o seu produto com o marketing digital

Com o progressivo avanço da internet, não dá mais para pensar em estratégias de marketing só fora do mundo online. 

É preciso integrar as campanhas offline com as ações digitais, para tornar o seu serviço mais atrativo.

Além disso, investir na internet pode ser extremamente vantajoso para as empresas que estão começando agora, já que o custo das atividades virtuais costuma ser mais barato.

Para te ajudar a elaborar estratégias em marketing digital, separamos algumas dicas abaixo. Acompanhe!

1 – Marketing de Conteúdo

A internet é um grande mar de informações diversas. Quando procuramos um gás para soldar, por exemplo, nos deparamos com inúmeros sites, blogs, pesquisas, páginas de empresas… Enfim, uma série de conteúdos.

Por isso, os usuários da internet querem ser bem informados a respeito de algo e não somente receber propagandas sensacionalistas.

Diante disso, uma das maneiras mais eficazes de chamar a atenção do público online é por meio do marketing de conteúdo, ou seja, pela elaboração de materiais valiosos, com informações pertinentes e relevantes aos usuários.

Vale dizer que o marketing de conteúdo pode ser aplicado em diversos canais, como no próprio site da empresa, um blog, nas redes sociais, entre outras mídias.

Além disso, você pode planejar um material em formatos diversos, como em textos, imagens, vídeos, podcasts, entre outros.

2 – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto de técnicas que, aplicadas no seu site, podem melhorar o rankeamento nos buscadores, em especial o Google.

As vantagens são inúmeras, uma vez que o Google é um dos gigantes da internet.

Pare e pense: se você vai procurar por um gerador industrial, onde fará a pesquisa? Provavelmente no Google – e é esse pensamento que também rege os demais usuários.

No SEO, uma das técnicas mais aplicadas é o emprego de palavras-chaves ao longo do texto. Assim, utilizando os termos mais pesquisados, é possível construir um conteúdo que irá melhorar o rankeamento do website.

Mas não só isso. O SEO também considera:

  • A relevância do conteúdo para o público-alvo;
  • A boa navegabilidade dos site em dispositivos móveis;
  • A credibilidade da informação e da página web;
  • O relacionamento do seu site com o restante da internet.

Portanto, o SEO, por si só, já é uma estratégia que demanda muito planejamento. Apesar disso, os resultados são notórios, como o aumento do tráfego orgânico do site, maior reconhecimento da marca e aumento de vendas para as empresas.

3 – Redes sociais

As redes sociais tomaram conta da internet. Hoje em dia, é difícil conhecer alguém que não tenha, pelo menos, um perfil no Facebook ou uma conta no Instagram.

De acordo com pesquisas em marketing digital, do número de pessoas com acesso à internet no Brasil, mais de 67% são usuários ativos das redes.

Portanto, vale a pena elaborar estratégias de marketing que incorporem esses canais.

Uma maneira simples é pelo compartilhamento de links. Por exemplo, ao produzir um texto no blog da empresa acerca de um produto, você pode compartilhá-lo diretamente no Facebook.

Existem também técnicas voltadas especificamente para as redes sociais, como a produção de materiais para o Instagram, com o uso de imagens e vídeos de curta duração, bem como a atualização dos stories, etc.

Contudo, é importante ressaltar que cada uma dessas mídias possui a sua especificação e é preciso respeitar essas singularidades na produção de conteúdo.

Conclusão

Como podemos ver, há muitas maneiras de se investir em marketing para tornar o seu serviço mais atrativo. O que não dá é ignorar a importância de um bom planejamento para o sucesso da empresa.

A sobrevivência de muitos empreendimentos, principalmente os negócios novos, depende não só de uma boa administração e gestão, mas também, do bom uso do marketing, para o aumento de vendas, fidelização de clientes e reconhecimento da marca.

Além disso, com as inúmeras possibilidades de divulgação, dá para adaptar uma estratégia de acordo com os objetivos da sua empresa e com a disponibilidade de recursos, incluindo o financeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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