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Inovação não é tecnologia, é transformação!

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Inovação não é tecnologia, é transformação!

Inovação significa transformar processos e produtos, por exemplo, e por isso, é um ato muito importante no empreendedorismo. A inovação é um ingrediente essencial para empresas que desejam ultrapassar a concorrência nos negócios e se manter sustentáveis no mercado, seja com a conquista de mais clientes, a redução de custos ou outras estratégias. 

A inovação é, naturalmente, o que move as startups, por exemplo. Afinal, a ideia dessas empresas é alcançar um rápido crescimento sem grandes custos, o que geralmente envolve a criação de soluções disruptivas com tecnologias como aplicativos, Inteligência Artificial e Business Intelligence.

No entanto, esse não é o único caminho para a inovação. Às vezes, simples mudanças no produto ou na maneira como a empresa é gerenciada pode ajudá-la a conquistar mais espaço no mercado, afinal, atender bem às necessidades do consumidor é o que mais importa.

Embora muitos dos cases de inovação coloquem a tecnologia como a grande responsável pelo sucesso, a realidade não é, necessariamente, essa. Empresas como Uber, iFood e Netflix conquistaram muito espaço, mas não significa que isso tenha sido pelo uso de aplicativos e soluções digitais, mas porque criaram produtos mais adaptados às novas demandas e hábitos sociais.

O objetivo deste artigo é esclarecer como a inovação vai além da tecnologia. Ao longo dos próximos tópicos, comentamos a relação entre inovação e soluções digitais, a importância de otimizar a gestão empresarial e de criar uma cultura de incentivo a mudanças. Acompanhe e entenda como você pode melhorar seus negócios sem precisar de muito dinheiro para investir.

Inovação e soluções tecnológicas

Não se pode negar que novas soluções parecem surgir a cada momento, de uma maneira que, muitas vezes, fica difícil acompanhar. Isso pode colocar empresas em uma situação vulnerável, pois é possível que novos players de mercado criem produtos melhores, pelos quais seus clientes se interessarão.

Além da preocupação com a concorrência, naturalmente, essas soluções podem ajudar a melhorar a performance da empresa e reduzir custos, conferindo mais eficiência e eficácia aos processos organizacionais.

Isso não quer dizer, no entanto, que a inovação disruptiva é a única que existe. Empresas não precisam criar um produto totalmente novo ou utilizar alguma nova tecnologia para transformar seus negócios e oferecer ao cliente melhores soluções.

Sim, é verdade que grandes empresas, como a Netflix, o Google e o Spotify, desenvolveram plataformas de sucesso utilizando soluções tecnológicas, como a Nuvem, o Streaming e a Inteligência Artificial.

No entanto, a razão pelo sucesso dessas e de outras empresas pode ter muito mais a ver com os novos hábitos do consumidor, cada vez mais conectado, e com os benefícios agregados ao produto, como o baixo custo e a boa qualidade.

Inovação e gestão empresarial

A transformação é o que mais importa. Buscar novas maneiras de fazer a mesma coisa é essencial para empresas que querem inovar. A Netflix não criou filmes e séries, apenas desenvolveu uma solução mais fácil, interativa e econômica do que locadoras.

Portanto, em muitos casos, atualizar processos e mudar o modelo de negócio é tudo o que uma empresa precisa fazer para conquistar clientes, ganhar mais espaço no mercado e reduzir custos operacionais.

Esses processos de melhoria não exigem, necessariamente, investimentos em soluções tecnológicas. Para inovar, é preciso pensar em ideais de melhorias que agreguem valor, principalmente ao cliente, e que contribuam para marca mais inovadora, com produto e atendimento de melhor qualidade.

O e-commerce é um bom exemplo a ser citado. As empresas que utilizam plataformas online para vender fazem a mesma coisa que uma loja física, mas de uma maneira diferente.

Aliás, muitos consumidores utilizam celulares para realizar compras. Esse é um novo hábito, que não era possível há alguns anos, portanto, empresas de varejo que atuam online podem ser consideradas inovadoras e não precisam de muito mais do que acesso à internet, um computador e um sistema gerencial.

A Amazon, maior e-commerce do mundo, é um bom exemplo de como empresas de varejo podem crescer sem grandes investimentos em tecnologia. A atitude de oferecer frete e retorno de produtos grátis é um dos principais motivos pelos quais a companhia é bem-sucedida hoje, já que eliminou a objeção de consumidores com compras online.

É importante, portanto, pensar de quais maneiras a empresa pode prestar um melhor produto ou serviço ao cliente, mesmo sem uso de grandes soluções de tecnologia inicialmente.

Incentivo à inovação

Implementar uma cultura de inovação na empresa é essencial para inovar. Para isso, é preciso valorizar ideias e colocar as pessoas no centro das mudanças. É importante que todos os colaboradores possam contribuir com sugestões para melhorar a experiência do consumidor, solucionar problemas, melhorar produtos e otimizar a gestão.

Os gestores, por sua vez, devem estar dispostos a ouvir essas sugestões e, mais do que isso, incentivá-las.

Growth Hacking é um assunto também muito comum em startups. Na prática, suas estratégias funcionam exatamente como inovações: ouve-se a opinião de várias pessoas, hierarquiza-se as ideias por importância com base em votos e, assim, faz-se experimentações para otimizar campanhas de marketing.

O Design Thinking e o Design Sprints também são abordagens muito utilizadas por essas empresas. Para encontrar a solução para um problema ou criar um produto novo, em cerca de uma semana, uma equipe se reúne para realizar atividades como análise de mercado, identificação de oportunidades, desenvolvimento de soluções, criação de protótipos e implementação.

Para criar soluções, produtos e modelos de negócios inovadores, portanto, é preciso colocar as pessoas em primeiro lugar. Exige a capacidade de ouvir o cliente e seus feedbacks, entender suas novidades, analisar processos organizacionais e pensar no que pode ser otimizado para servir melhor às necessidades e aos novos hábitos.

Só depois que a empresa entender isso e encontrar melhores soluções, deve pensar em investir em soluções tecnológicas.

A inovação, portanto, tem muito mais a ver com transformar modelos de negócio. Antes de pensar em investir em tecnologia, o empresário precisa entender quais são as necessidades e os novos hábitos do consumidor e analisar como pode adaptar seu produto. Para chegar às melhores respostas, é preciso implementar uma cultura de incentivo à geração de ideais e só depois de criar soluções é que se deve analisar a relevância de soluções digitais.

Se você quiser saber como empresas podem proporcionar boas experiências de compra com o uso de soluções tecnológicas, confira nosso artigo sobre Customer Experience, Humanização de Marcas e Tecnologia.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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