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Os erros na gestão de restaurantes corporativos que você deve evitar

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Os erros na gestão de restaurantes corporativos que você deve evitar

Para muitas empresas, manter um restaurante corporativo é altamente benéfico. Na maioria das vezes, trata-se de uma escolha estratégica, capaz de oferecer vantagens fiscais e ainda garantir aos colaboradores refeições de qualidade. Tudo isso gera muitos reflexos positivos, tais como aumento da produtividade, retenção talentos e diminuição de afastamentos decorrentes de má alimentação.

No entanto, como em toda atividade empresarial, é preciso ficar atento aos erros na gestão de restaurantes corporativos para evitar desperdícios, reduzir custos e maximizar todas as vantagens que esse tipo de empreendimento tem a oferecer.

Confira a seguir algumas falhas que devem ser evitadas na condução de um restaurante corporativo!

Não fazer pesquisa com consumidores

A satisfação do cliente deve ser o objetivo principal de todo tipo de restaurante. Para que esse tipo de empreendimento sirva ao seu propósito principal, é indispensável que seu público esteja satisfeito com os produtos que são oferecidos e que, de fato, estejam ali por escolha e não por falta de opção.

Por isso, a pesquisa de satisfação é muito importante, pois permite conhecer o gosto do seu público. A avaliação serve como excelente indicador para avaliar mudanças de cardápio, de tempero, de produtos e muito mais.

Além disso, é por meio da avaliação que você saberá quais itens do seu cardápio possui maior aceitação e, assim, prover opções capazes de agradar seu público.

O ideal é que sejam oferecidas formas de avaliação anônimas por meio de uma escala, tais como “excelente”, “bom”, “razoável” e “ruim”. No entanto, também é importante que sejam oferecidas formas de avaliação mais completas, como um espaço para os consumidores deixarem suas percepções quanto ao tempero, textura, cardápio, etc.

A satisfação dos consumidores é essencial para os objetivos da empresa, uma vez que uma refeição de qualidade influencia diretamente no desempenho diário dos profissionais.

Não ter cardápio flexível

Um dos maiores erros na gestão de restaurantes corporativos é não possuir um cardápio capaz de atender a ocasiões especiais, como a visita de investidores, de um cliente em potencial ou de um novo sócio.

O restaurante corporativo, como todos os outros setores, ajuda a criar a imagem da empresa e, por isso, precisa estar preparado para impressionar, quando necessário.

Portanto, é de suma importância que o restaurante tenha condições para oferecer refeições mais requintadas, quando solicitado, e ter um preparo, em termos de atendimento, para eventos corporativos especiais.

Contar com fornecedores ruins

A qualidade das refeições oferecidas está diretamente atrelada aos produtos que são utilizados em sua preparação. Muitas vezes, para obter melhores preços, as empresas acabam contratando fornecedores que oferecem itens de segunda linha e isso pode ser muito prejudicial para a imagem do estabelecimento.

Esse é um dos erros na gestão de restaurantes corporativos que deve ser evitado a todo custo, pois tem impacto direto na avaliação dos consumidores bem como consequências para a saúde dos trabalhadores.

Além disso, produtos de qualidade inferior aumentam as chances de desperdício e faz com que os colaboradores consumam uma quantidade de refeição abaixo do recomendável. Dentre outras coisas, isso pode causar insatisfação com a empresa e também levar a problemas de saúde em razão de uma alimentação inadequada.

Assim sendo, é muito importante que a gestão do restaurantes busque sim a redução de custos, mas que tenha padrões mínimos de qualidade que devem ser seguidos para todas as compras.

Política para lidar com desperdícios

Em um restaurante, pode haver diferentes causas e formas de desperdícios. Pode, ser, desde um erro de cálculo da quantidade ideal de alimentos, até ausência de conscientização dos consumidores a respeito de tal ato.

Por isso, é muito importante que o restaurante eduque os consumidores quanto aos problemas relacionados ao desperdício de alimentos. Para isso, podem ser criadas campanhas visuais, avisos espalhados pelo restaurante, material encaminhado por e-mail, palestras e muito mais.

Além disso, podem ser implementadas punições para quem desperdiçar alimentos, como cobrança adicional, chamada de atenção e outros métodos aprovados pelo RH.

Os colaboradores também devem ser educados para reduzir ao máximo a perda de alimentos no processo de produção e a gestão deve implementar ferramentas que possibilitem manter dados que ajudem a calcular a quantidade ideal de produtos por dia.

Evitando esses pequenos erros na gestão de restaurantes corporativos é possível obter uma redução significativa de custos por refeição, o que é benéfico para a empresa e para o meio ambiente.

Ausência de um sistema de gestão 

Um dos erros na gestão de restaurantes mais comuns é acreditar que se trata de uma atividade pouco complexa e que a utilização de um bom sistema de gestão é desnecessária.

Muito pelo contrário. Se uma empresa deseja ter sucesso na implementação de um restaurante corporativo, é essencial investir em uma ferramenta que forneça alto poder de controle sobre a operação. 

Por meio de um sistema de gestão, as empresas podem, inclusive, evitar outros erros, como o desperdício decorrente da compra de produtos em excesso. 

Com um sistema adequado, o restaurante corporativo pode utilizar métricas para saber realizar pedidos sob medidas, sejam eles semanais, quinzenais ou mensais. 

Além disso, essa ferramenta ajuda a ter controle preciso de fornecedores, observando os prazos oferecidos, as faturas em aberto e todas as informações necessárias para uma gestão eficiente.

Se você ainda não tem um sistema sob medida para seu restaurante corporativo, então conheça o NL Gestão. Trata-se de uma solução capaz de unificar todos os processos desde a compra, obrigações fiscais e vendas em um único sistema, com informações exatas e confiáveis em tempo real.

Dessa forma, você consegue ter muito mais controle sobre sua operação, maior acuracidade de estoque e consequente redução de custos.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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