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20 ANOS DE INTERNET E 3 TENDÊNCIAS

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20 ANOS DE INTERNET E 3 TENDÊNCIAS

Esta semana, a WorldWideWeb (WWW), mais conhecida como internet, completou 20 anos de existência. Em comemoração, o laboratório nuclear que criou a rede, o Cern, re-publicou a primeira página exibida na internet. Desenvolvida em 1989 pelo físico britânico Tim Berners-Lee, a primeira URL www foi ao ar em 30 de abril de 1993.

A criação da rede foi um marco histórico para a sociedade contemporânea. Ela é vista como um divisor de águas, já que transformou a forma como as pessoas e empresas trabalham e se relacionam. E continua provocando alterações que ainda nem conhecemos.

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Considerando que o Pensando Grande fomenta inovação, tecnologia e exala esse espírito de mudança, não podíamos deixar a data passar em branco, não é mesmo? Para fechar a semana, trouxemos algumas dicas para quem deseja empreender na web do futuro. Confira abaixo três grandes tendências (algumas já realidade) da internet que merecem ser levadas a sério por quem tem seu próprio negócio ou deseja tê-lo.

1-      Nuvem

A computação em nuvem era questão de tempo. Com o crescimento da tecnologia em um mundo já globalizado, seria necessário que, em algum momento, fosse possível acessar dados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com acesso à rede. Isso faz parte do que Berners-Lee, o desenvolvedor da rede, chamou de Web SemânticaSegundo ele, esse modelo está relacionado à colocação de arquivo de dados na web. Mais do que documentos e telas fixas, ele fala em dados, bancos de dados, aplicativos e páginas que possam ser tornados públicos ou dêem permissão a quem tem concessão para acessar de qualquer lugar. Além disso, páginas, bancos e apps devem trocar arquivos entre si. Ou seja, aplicações interconectadas.

Para quem empreende com tecnologia ou não, considerar essa realidade é fundamental. Facilitar o acesso de dados, pagamentos, buscas, dados de clientes e ter tudo isso em um local comum a todos é regra na atualidade. Quanto mais cedo nos acostumarmos com essa realidade, mais fácil será ter sucesso no novo modelo que a internet nos dá para termos um negócio.

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2-      Viabilizar e rentabilizar negócios online

De uma forma sucinta, existem duas grandes formas de rentabilizar um negócio online: mídia ou patrocínio x pagamento por serviços.

O primeiro modelo prevê acesso gratuito a informações, conteúdo e serviços. A forma de viabilizar o negócio, comercialmente falando, se dá por meio de mídia de anunciantes ou de patrocínio de outras empresas que desejam ter seu nome atrelado à sua empresa.

Já o segundo pode até contar com mídia, mas a principal fonte de renda é o pagamento do público-alvo por serviços que o negócio oferece, como no caso de assinaturas, por exemplo. Para quem empreende diretamente com a internet ou oferece serviços online, saber qual modelo de rentabilização escolher – ou se haverá uma mescla de ambos – é fundamental. Isso deve estar atrelado ao DNA da marca e constar no plano de negócio.

 3-      Falta de privacidade

Às vezes, a sensação de se viver em um mundo tecnológico é a de que podemos encontrar qualquer tipo de informação na web, incluindo dados pessoais. Isso quer dizer que, com a tecnologia, não temos mais privacidade? Não necessariamente! Desde a criação da internet, estamos passando por uma transformação na forma como nos relacionamos. Mas as mudanças ainda não acabaram. Isso significa que precisamos nos adaptar a uma nova realidade onde não há como não estar conectado. A maior parte das ferramentas que “escancaram” informações também possui seus próprios mecanismos de proteção de dados. É importante conhecê-los e encontrar um ponto de balanço no jogo de mostrar e esconder.

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No mundo corporativo, a tecnologia permite, cada vez mais, estimular o trabalho colaborativo. Saber como trabalhar dessa forma é uma vantagem estratégica, principalmente para as PMEs. Isso porque, com menos funcionários do que uma grande organização, a integração dos colaboradores é uma das coisas que fará o negócio evoluir.

Já na visão do cliente, vale destacar que existem teorias a respeito da falta de privacidade e do comportamento das pessoas quando isso acontece. Em resumo, alguns teóricos e especialistas afirmam que a grande quantidade de canais para opinar na internet vai fomentar julgamentos mais atrozes e, com isso, a rede poderá se tornar mais preconceituosa. Ou seja, ao misturar vidas sociais, pessoais e profissionais, no futuro, os usuários acabarão optando por opinar ou falar menos publicamente, se preservando. Dessa forma, o mundooffline será o ambiente onde as pessoas poderão se relacionar livremente, em um movimento contrário ao que aconteceu quando a internet surgiu e havia espaço para todos dizerem o que pensavam.  Concorde com a teoria ou não, terá sucesso o empreendedor que for capaz de utilizar a web e promover o encontro do que é dito lá na vida real, desconectada. Algo a se pensar e uma tendência para analisar!

Via: pensandogrande.com.br

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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