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Relação entre o varejo e a indústria: 5 benefícios da relação entre os dois

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Relação entre o varejo e a indústria: 5 benefícios da relação entre os dois

Durante décadas, os varejistas exerceram um papel de intermediários entre fabricantes e consumidores. Embora esse modelo de negócio persista, nos últimos anos houve mudanças significativas na relação entre o varejo e a indústria.

Trata-se de um movimento que vem acontecendo de ambos os lados. Os grandes varejistas começaram a comercializar marcas próprias e as indústrias estão adentrando o mundo do varejo, oferecendo seus produtos em lojas físicas e on-line?

Mas, afinal, o que muda de fato e quais são os benefícios dessa nova relação entre esses dois setores? Continue a leitura para descobrir!

Valorização da marca

Nos últimos anos, houve grande mudança no perfil dos consumidores. Hoje, eles são muito mais exigentes e prezam pela customização e por uma excelente experiência de compra. Isso faz com que seja necessário uma aproximação entre o setor de manufatura e o público consumidor.

Os consumidores não estão mais dispostos a comprar tudo que lhes é oferecido. Eles anseiam por soluções sob medida que atendam às suas necessidades. As marcas que conseguem atender essas demandas conseguem uma grande vantagem competitiva e dão um importante passo rumo à fidelização.

Para que isso aconteça, as indústrias precisam ter um contato mais próximo com seus consumidores. Por isso, muitas delas têm investido em lojas próprias ou parcerias exclusivas, visando conhecer melhor seu público.

Essa nova relação entre o varejo e a indústria, portanto, acaba por colocar o cliente no centro de suas estratégias de negócio. Isso, por outro lado, faz com que os consumidores valorizem a marca não somente pelo produto oferecido, mas por toda experiência envolvida no processo de compra.

Maior independência

Como dito anteriormente, essa nova relação entre o varejo e a indústria é fruto de movimentos iniciados pelos dois setores.

Ao lançar as marcas próprias, o varejo conta com a possibilidade de praticar preços mais competitivos, bem como desenvolver estratégias para alcançar novos nichos de mercado.

A indústria, por outro lado, ao abrir lojas próprias ou criar parcerias exclusivas, pode usufruir dos mesmos benefícios, além de obter mais informações sobre os consumidores dos seus produtos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing mais efetivas, oferecer produtos a um preço mais competitivo, etc.

Além disso, essa nova relação entre o varejo e a indústria elimina alguns pontos que podem ser problemáticos no dia a dia.

Por exemplo, alguns varejistas não conseguem negociar condições de pagamento vantajosas com os fornecedores de alguns produtos. Ao optar por desenvolver uma marca própria, muitas vezes ela passa a ter, além de maior lucratividade, maior folga em seu fluxo de caixa.

Por outro lado, a indústria que abre sua própria loja amplia seu universo de clientes. Dessa forma, suas finanças não ficam tão dependentes de um comprador específico, que pode gerar problemas de capital de giro caso atrase os pagamentos.

Valorização do produto

Este ponto é válido especialmente para as indústrias pois, ao vender diretamente para os clientes, passam a ter mais controle sobre como seus produtos são exibidos, promovidos, entregues e devolvidos.

No varejo tradicional, todos estes pontos estão à mercê da estratégia do varejista, que possui centenas ou milhares de outros produtos para gerenciar, promover e vender.

Quando o varejista possui uma marca própria, ele tem a oportunidade de priorizar seus produtos no estabelecimento, colocando-os nas chamadas zonas quentes e em lugares de destaque.

Novas oportunidades de negócio

Essa nova relação entre o varejo e a indústria torna mais propício o desenvolvimento de novos produtos que tenham boa aceitação no mercado. Isso porque, ao conhecer melhor seus clientes, os fabricantes podem enxergar oportunidades ainda pouco exploradas.

Por outro lado, os varejistas, já familiarizados com seu público, conhecem bem suas necessidades e, ao optar por uma estratégia de marca própria, são capazes de oferecer exatamente aquilo que seu público procura.

Maiores margens de lucro

Ao efetuar as vendas diretamente para o consumidor final, a indústria consegue alcançar maior margem de lucro em seus produtos. Além disso, o padrão de preço conhecido pelos consumidores é aquele praticado no varejo, o qual já contempla o lucro do vendedor. Dessa forma, a fabricante tem uma boa margem para oferecer um preço competitivo e, ainda assim, obter margens maiores.

Da mesma forma, o varejista que possui seus produtos próprios pode ser mais efetivo no seu processo de fabricação e oferecer produtos de boa qualidade a preços mais competitivos.

Algumas considerações sobre a nova relação entre o varejo e a indústria

Inicialmente, muitos podem pensar que a entrada da indústria no comércio, e vice-versa, é um fator preocupante para as empresas, pois significa a entrada de um novo player no setor.

No entanto, como você pode ver, essa nova relação pode trazer muitas vantagens e o principal beneficiado é o consumidor.

Além do mais, essas novas operações desempenhadas por empresas dos dois setores não elimina a relação que existia anteriormente. Pelo menos por hora, trata-se de apenas mais uma opção de atuação benéfica para todos.

Vale lembrar que nem toda empresa varejista tem interesse em investir em uma linha de produtos próprios. Da mesma forma, muitas indústrias não têm pretensões de fazer um planejamento para varejo.

O ponto importante a ser ressaltado é que, independentemente da estratégia adotada pelas empresas dos dois setores, é muito importante que haja uma maior proximidade da indústria com o cliente. Isso pode acontecer por meio de parcerias estratégicas com alguns varejistas, a fim de desenvolver produtos que estejam mais alinhados com as necessidades dos colaboradores.

Atualmente, colocar o cliente no centro das estratégias de negócio é um ponto crucial para o sucesso de uma organização.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a relação entre o varejo e a indústria, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre o varejo 4.0 e as transformações trazidas pela revolução digital.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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