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Autoatendimento na loja física: Quais as vantagens deste formato

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Autoatendimento na loja física: Quais as vantagens deste formato

O desenvolvimento de tecnologias cada vez mais rápidas têm causado grandes mudanças na relação entre empresas e consumidores. Exemplo disso é que com essas ferramentas nasceu o autoatendimento na loja física!

O self-checkout é ideal para a nova realidade do varejo, em que o consumidor busca cada vez mais flexibilidade e autonomia na hora de comprar.

Essa tecnologia é perfeita para realizar todas as etapas da operação, como leitura de código de barras, possibilidade de pagamento com cartões de crédito e débito e outras funções que economizam recursos para o lojista.

A seguir vamos apresentar os principais pontos relativos ao autoatendimento e te convencer do impacto positivo desse processo.

O que é autoatendimento?

Os sistemas de autoatendimento são soluções em que os clientes podem realizar suas compras de forma independente. Ou seja, eles substituem o controle tradicional das equipes de atendimento na Empresa de manutenção de equipamentos hospitalares.

Os clientes podem escolher livremente seus produtos, escanear códigos de barras e pagar: tudo isso sem interferências externas.

Hoje, o autoatendimento é comum em supermercados, mas seu uso se expandiu para vários segmentos de varejo.

Existem várias soluções nesse sentido, algumas das quais utilizam máquinas físicas nas lojas especializadas em projeto de sprinkler e outras que permitem que todo o processo seja realizado pelo celular, por exemplo.

Veja o Venda Móvel

Por que os clientes gostam do autoatendimento?

Você provavelmente já teve vontade de dispensar os serviços do atendente do supermercado ou de uma loja de roupas de modo a agilizar .

Essa é uma vontade comum e que ganha possibilidades reais com o autoatendimento. Continue lendo para entender mais sobre o processo.

Menos filas 

Uma grande vantagem das soluções de autoatendimento é a redução de filas no conserto de tv taboão da serra, o que aumenta a satisfação do cliente. 

Elas permitem ao cliente realizar todo o procedimento no seu próprio tempo. Basta passar por uma inspeção ou retirar o produto para concluir o procedimento.  

Nesse sentido, o autoatendimento tem muita vantagem sobre outras modalidades, pois permite que vários clientes façam compras ao mesmo tempo, cada um com seu próprio dispositivo.  

Melhora a experiência de compra 

Por vezes, clientes não querem falar com outras pessoas enquanto fazem compras. 

As soluções de autoatendimento permitem que eles concluam as aquisições de forma independente com o mínimo de interação possível. 

Eles também podem consultar saldos de contas e limites de cartões em seu próprio tempo para escolher a melhor forma de pagamento sem ter de esperar na fila do caixa.

Mais segurança

Durante a pandemia, muitas lojas de varejo tradicionais adotaram métodos de pagamento sem contato para aumentar a segurança de funcionários e clientes. 

Além de serem mais seguros durante a pandemia, esses meios de pagamento ajudam a reduzir o tempo de inatividade, evitando problemas como senha incorreta.

Nesse sentido, as soluções de autoatendimento tendem a ter um forte apelo, pois exigem menos interação entre a equipe de vendas de insulfilm janela residencial e os clientes.

Disponibilidade contínua

O poder do autoatendimento não é limitado pelo número de caixas livres. Assim, quando seus funcionários precisam de pausas, refeições ou outras necessidades, você pode manter o mesmo serviço.

Isso ajuda a aumentar a satisfação do cliente e é uma grande aposta nos horários de pico, pois seus clientes não precisam se preocupar com atrasos.

Dicas para aderir ao autoatendimento

Tem interesse em investir nessa metodologia para a sua empresa de cuidador de idosos? Leia com atenção as dicas abaixo!

Interface de usuário simples e intuitiva

Se o objetivo dos terminais de autoatendimento é agilidade e eficiência, é importante que o cliente encontre o que procura com apenas alguns toques na tela.

Portanto, escolha uma interface de usuário customizada, que forneça seus serviços de forma clara e intuitiva para facilitar o uso dos serviços e a pesquisa de informações. Algumas características que ajudam nisso:

  • Telas sensíveis ao toque;
  • Leitor de cartão inteligente;
  • Pagamentos com cartão de crédito e débito;
  • Leitor de código de barras.

Todas tornam o serviço mais eficiente e aumentam a chance do cliente estar satisfeito com as empresas de energia solar em Fortaleza.

Facilite a comunicação

Sempre que possível, reduza o uso de termos técnicos em seu portal de autoatendimento. Lembre-se que o portal é utilizado por todos e, justamente por isso, deve ser de fácil compreensão para usuários de diferentes perfis.

O objetivo é ser o mais auto explicativo possível, principalmente quando for acessado em caso de dúvidas. 

Quanto maior o entendimento, maior o grau de autoatendimento e menor o volume de atendimentos pendentes ou perda de eficiência no processo.

Divulgue o serviço

A não utilização do portal de serviço pode ser devido a divulgação insuficiente. O anúncio deve ser contínuo para que o ambiente de trabalho comece a criar uma auto aprendizagem interna.

Se a ferramenta for nova, divulgue-a ao máximo na consultoria de ti preço, não apenas por meio de mecanismos digitais como e-mail e newsletters na própria central de atendimento, mas também em reuniões internas de executivos. 

Se a ferramenta já estiver em uso, incentive seus colegas de equipe a se comunicarem mais. Enfatize como suas rotinas podem ser facilitadas usando bem a ferramenta.

Otimize o autoatendimento para celulares

Garantir a continuidade do canal é um recurso importante que permite que os consumidores utilizem o autoatendimento por meio de tablets ou celulares.

Não há nada mais frustrante do que uma página de carregamento lento ou uma página que não está configurada corretamente para ser usada em dispositivos móveis.

Invista em serviços multicanais

As ferramentas omnichannel permitem que os clientes entrem em contato com uma empresa por meio de vários canais, como via celular, telefone, chat ou e-mail.

Possibilitar um ambiente onde se sintam confortáveis ​​é uma questão estratégica muito positiva para a empresa que desenvolve projeto de arquitetura de interiores.

Além disso, uma estratégia omnichannel permite alternar entre dispositivos e canais ao longo da jornada de compra do consumidor.

Humanize o atendimento

Mesmo que o cliente esteja procurando um canal de autoatendimento, ele não quer sentir que está falando com uma máquina.

Em um atendimento humanizado, a dor do cliente é considerada em sua totalidade – afinal, foi o que o trouxe ao serviço em primeiro lugar.

Para atingir esse objetivo, vale ressaltar a importância de conhecer o histórico de atendimento e os gostos e preferências dos clientes.

No canal de autoatendimento, entre outros recursos, valorize uma linguagem simples, mais próxima e acessível (mas respeitosa) que ajude a quebrar a barreira entre máquina e cliente. 

Exemplos de tecnologias de autoatendimento

O autoatendimento funciona a partir de um sistema com configurações pré-definidas. Para o processo, as respostas que os clientes procuram devem ser inseridas em um banco de dados.

A partir daí, um software inteligente cruza as informações para atender automaticamente o usuário. 

Aqui estão alguns dos melhores sistemas de autoatendimento disponíveis no momento.

Apps

Muitas marcas estão investindo em aplicativos próprios, como uma plataforma de autoatendimento para seus clientes.

Além de esclarecer dúvidas, os consumidores podem gerenciar sua conta, solicitar novos serviços e procurar por suporte com assistentes pessoais.

Chatbots

Os chatbots mudaram a forma como atendemos nossos usuários. Assim, podem ser integrados em redes sociais, sites e outras plataformas de serviços.

A tecnologia de autoatendimento permite simular atendimento humano com altíssima qualidade e eficiência.

Banco de dados

Um banco de dados pode ser criado a partir de perguntas enviadas pelos canais de atendimento

Ele serve para armazenar perguntas frequentes e respostas relacionadas a elas.

A ideia por trás dessa plataforma é que o cliente possa tirar suas dúvidas sem entrar em contato com a empresa. Ele também atua como um data center para a empresa.

Service Desk

É ideal trabalhar com plataformas integradas para oferecer atendimento ágil ao cliente, coletar informações para personalizar as interações dos usuários e obter insights para melhorar as operações do negócio.

Contudo, uma ferramenta de autoatendimento bem-sucedida depende de outros processos de negócios. Ou seja, é preciso que todos os fluxos e áreas sigam o mesmo nível de otimização da experiência do consumidor.

Com a Service Desk, é possível disponibilizar ao cliente um portal no qual ele pode acompanhar o andamento de suas necessidades, enquanto a empresa tem acesso a dashboards e relatórios sobre os serviços prestados.

 

Considerações finais

O investimento na experiência do consumidor deve estar sempre em primeiro lugar. Pensar no bem-estar do público não é despesa mas, sim, o grande objetivo de empreendimentos robustos.

Nesse sentido, as tecnologias de autoatendimento que abordamos aqui se revelam instrumentais no cuidado com a jornada do cliente.

É sobre usar a tecnologia a favor de todos – e sem tornar o atendimento tradicional obsoleto e ultrapassado, mas qualificá-lo.

O autoatendimento na loja física nada mais é do que um complemento que beneficia os dois lados: clientes e colaboradores.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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