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Refeições coletivas: Como melhorar o faturamento da sua empresa

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Refeições coletivas: Como melhorar o faturamento da sua empresa

O segmento de refeições coletivas foi fortemente impactado pela covid-19, visto que muitas empresas aderiram ao trabalho remoto como medida para evitar a propagação do vírus e garantir a saúde dos colaboradores. 

Segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc), em abril de 2020, a queda de receita chegou ao patamar de até 55%.

Agora, no momento de retomada, as empresas  do setor precisam encontrar maneiras de melhorar o faturamento para reverter as perdas do período de restrições.

A seguir, você poderá encontrar algumas dicas de como alcançar esse objetivo. Confira!

1. Conheça seu público

Os restaurantes de refeições coletivas, na grande maioria das vezes, são as opções mais acessíveis para os funcionários de uma empresa, tanto geograficamente como financeiramente. Porém, isso não é suficiente para garantir a adesão de toda clientela disponível. 

Se seu restaurante não oferecer opções atrativas, haverá uma parcela de seu público-alvo que irá preferir se locomover até um lugar mais longe e mais caro para fazer suas refeições.

Portanto, é fundamental conhecer o seu público, mais especificamente suas predileções e capacidade financeira.

Para isso, você pode realizar pesquisas e também consultar dados dos sistemas de gestão, a fim de verificar quais pratos do seu menu possuem maior adesão.

Assim, você terá condições de elaborar cardápios mais atrativos, dentro da faixa de preço que as pessoas estão dispostas a pagar.

2. Diversifique o seu cardápio

Muitos restaurantes corporativos caem no erro de oferecer sempre os mesmos pratos ao longo do ano. Isso faz com que seus clientes acabem enjoando do cardápio, o que os leva a procurar outras opções.

Portanto, para melhorar o faturamento da sua empresa, é aconselhável que você diversifique suas opções, incrementando pratos novos com certa frequência.

Você pode, por exemplo, implementar novos ingredientes de acordo com a sazonalidade, beneficiando-se de um menor custo.

Para garantir o sucesso dessa estratégia, é fundamental que você efetue um acompanhamento minucioso das vendas e dos custos de cada cardápio, a fim de verificar tanto a demanda quanto a lucratividade.

LEIA TAMBÉM: Gestão de cozinhas de refeições coletivas: como acertar nas cotações de fornecedores

3. Ofereça novos métodos de pagamento

Os métodos de pagamento representam uma etapa crucial da jornada de compra dos consumidores e, como tal, são atributos importantes para garantir a satisfação de cada cliente.

Desse modo, ampliar as formas de pagamento em seu restaurante de refeições coletivas também pode ajudar a melhorar o faturamento.

Hoje, muitos brasileiros já aderiram aos serviços digitais, como o PIX. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, essa modalidade de pagamento já é utilizada por 70% dos consumidores.

Oferecer aos clientes as opções de pagamento que eles desejam utilizar é um grande atrativo e pode ser um fator decisivo. Vale lembrar que, devido à pandemia da covid-19, hoje, muitos consumidores têm evitado manipular dinheiro e preferido interações sem toque.

Além disso, os pagamentos digitais ajudam a agilizar o atendimento, o que reduz as filas e, consequentemente, aumenta a satisfação dos clientes.

4. Preocupe-se com a segurança de seus clientes

A covid-19 ainda é uma ameaça presente e os restaurantes precisam lidar com essa realidade.

Vale lembrar que, durante as refeições, os clientes ficam mais expostos, uma vez que precisam retirar as máscaras. Portanto, é importante adotar medidas para que todos sintam-se seguros o máximo possível.

Aqui, vale adotar as recomendações das secretarias de saúde e órgãos competentes. Algumas medidas que podem ser tomadas são:

  • treine sua equipe para falar adequadamente com os clientes em caso de desrespeito das regras de segurança;
  • configure o ambiente para garantir um maior distanciamento entre as mesas;
  • oriente seus clientes a higienizar as mãos e ofereça meios para isso;
  • garanta que todos os funcionários sigam as normas de segurança;
  • ofereça métodos de pagamento sem contato;
  • forneça álcool em gel em diversos locais;
  • utilize displays em acrílico nas mesas;
  • mantenha o ambiente arejado;

Prover um ambiente em que seu cliente se sinta seguro ajudará a atrair um maior público, o que ajuda a melhorar o faturamento.

5. Incremente sua frente de caixa

Caso seu contrato e a infraestrutura permita, você pode incrementar a sua frente de caixa com produtos como balas, chicletes, chocolates e outros materiais de interesse do seu público.

Essa é uma prática comum em restaurantes comerciais e também pode ser aderida pelos empreendimentos de refeições coletivas.

Isso, além de ser uma oportunidade para melhorar o faturamento, ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, que podem encontrar mais opções de consumo em seu restaurante.

6. Crie programas de fidelidade

Para incentivar seus clientes a frequentarem mais vezes seu restaurante, você pode criar um programa de fidelidade que garanta benefícios depois que um cliente atingir um determinado número de refeições em um período estipulado.

As vantagens podem ser descontos, refeições ou sobremesas gratuitas, brindes, etc.

Para isso, você pode utilizar um sistema de gestão que permite a identificação do cliente no momento do pagamento, por meio do CPF, por exemplo.

Isso ajuda  a identificar os clientes mais fiéis, além de aumentar a interatividade com a marca.

7. Avalie a satisfação dos seus clientes

Ter um cardápio diversificado não é garantia de satisfação dos clientes. No segmento de refeições coletivas, o sabor é o mais importante.

Por isso, é importante ouvir seus clientes, para saber qual a percepção que eles têm sobre seus pratos.

Muitos restaurantes de refeições coletivas implementam painéis onde os comensais podem deixar sua avaliação sobre os pratos.

Mas, é possível ir além. Você pode criar um canal específico para ouvir sugestões, reclamações e elogios.

Com base no retorno dos clientes, você pode implementar melhorias, seja no cardápio, no tempero ou no ambiente, a fim de alcançar um maior índice de satisfação.

8. Capriche no atendimento

Para melhorar o faturamento do seu restaurante de refeições coletivas, você não pode esquecer de um fator fundamental: o atendimento.

Uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostra que 69% das pessoas entrevistadas consideram um atendimento de qualidade antes do preço do serviço ou produto.

Portanto, melhorar o atendimento tem grande efeito na fidelização dos clientes e, consequentemente, no faturamento.

Logo, vale a pena investir no treinamento de sua equipe, a fim de oferecer um atendimento de excelência em todos os pontos de contato com os clientes.

9. Melhore a interatividade com seu público

Oferecer o que os clientes desejam é a melhor forma de melhorar o faturamento de uma empresa de refeições coletivas.

Por isso, vale a pena investir em canais de comunicação com seu público, no qual você pode intensificar a troca com seu público e criar uma maior identificação com a marca.

Você pode, por exemplo, utilizar as redes sociais para criar enquetes sobre qual prato pode ser incrementado ao cardápio, pedir sugestões, divulgar promoções, etc.

Também é recomendável que você divulgue o cardápio da semana, a fim de atrair um maior público. Isso pode ser feito nas redes sociais, em um site ou ainda por meio de mailing.

10. Considere oferecer a opção para retirada

Em função da covid-19, algumas pessoas ainda têm evitado realizar suas refeições em locais fechados, com a presença de muitos indivíduos. 

Por isso, elas têm preferido recorrer aos serviços de delivery, para que possam se alimentar em locais mais reservados ou em espaços abertos.

Nesse sentido, seu restaurante pode oferecer a possibilidade de retirar as refeições para serem consumidas fora do seu ambiente.

Porém, antes convém fazer um estudo sobre a demanda e a viabilidade de tal estratégia.

11. Tenha uma estratégia de marketing

Muitos restaurantes de refeições coletivas negligenciam a necessidade de uma estratégia de marketing por acreditar que é um investimento desnecessário.

No entanto, assim como em qualquer outro restaurante, é possível melhorar o faturamento da sua empresa por meio de ações de marketing.

Com a estratégia correta, você pode convencer o seu público sobre as vantagens de utilizar o seu restaurante.

Você pode, por exemplo, divulgar seu programa de fidelidade, as medidas de segurança adotadas para evitar a propagação da covid-19, as novidades do cardápio, informações nutricionais, dentre muitas outras possibilidades.

12. Preocupe-se com a estética

Um restaurante de refeições coletivas também precisa de atrativos estéticos para melhorar o faturamento.

Isso inclui fatores como decoração, organização, disposição dos produtos, etc.

A funcionalidade também é um conceito essencial ao projetar e decorar restaurantes de refeições coletivas. É muito importante não perder de vista a criatividade e a inovação para proporcionar um ambiente inspirador e relaxante para trabalhadores e colaboradores. 

Uma boa alternativa é buscar ideias nas cantinas de empresas que vêm revolucionando o conceito de ambiente de trabalho, como Google e Facebook .

Também a psicologia pode oferecer habilidades e conhecimentos aplicáveis ​​à gestão e ao marketing culinário para melhorar o faturamento. 

Por exemplo, conhecer um pouco melhor a psicologia das cores antes de pintar as paredes o ajudará a impactar positivamente o humor dos clientes. E não se esqueça de escolher uma boa iluminação para dar vida às instalações.

13. Valorize a experiência

Um dos maiores erros de gestão em restaurantes de refeições coletivas é acreditar que o segredo do sucesso consiste apenas em oferecer pratos saborosos.

Na verdade, as emoções e experiências vividas durante a alimentação afetam o estado de espírito do trabalhador e, consequentemente, sua produtividade.

O horário das refeições também é um momento de descontração, de descanso e, muitas vezes, de confraternização.

Por isso, é importante trabalhar para eliminar fatores estressores, como filas e barulho intenso, para garantir aos seus clientes uma experiência positiva.

14. Atente-se à necessidade nutricional  do seu público

Um restaurante de refeições coletivas deve garantir que seus clientes obtenham a quantidade de nutrientes necessários para a execução de suas atividades laborais.

Um funcionário mal nutrido, que fica estressado ou entediado com a falta de qualidade nutricional do refeitório, pode não só ter problemas de saúde, mas também ter um impacto negativo no desempenho da empresa.

Portanto, é importante seguir as orientações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) a fim de suprir a necessidade do seu público.

O ideal é elaborar cardápios levando em consideração os nutrientes de cada alimento e atentar para que eventuais substituições sejam equivalentes.

Muitas empresas utilizam sistemas para gerenciar os seus cardápios de forma mais assertiva.

15. Otimize a gestão 

Para aumentar a lucratividade de seu restaurante não basta apenas melhorar o faturamento. Você precisa também ter uma gestão eficiente para controlar os custos e evitar desperdícios.

Nesse sentido, contar com um sistema de gestão desenvolvido sob medida para o segmento de refeições coletivas faz toda a diferença

O NLGestão, por exemplo, solução desenvolvida pela NL Informática, oferece uma série de recursos  para gerenciamento de todos os processos – elaboração, produção, acompanhamento -, desde a utilização da matéria prima até a venda ao consumidor final.

Com essa solução, você pode consultar o valor de cada item com maior agilidade, acompanhar os custos de cada receita, definir cardápios, controlar receitas e muito mais, tudo em uma única tela.

Você ainda conta com recursos de frente de caixa, como integração com a balança, módulos de convênios, preços diferenciados por grupos e cartões recarregáveis.

Com o NLGestão, você consegue ter um acompanhamento muito mais preciso de sua operação, inclusive com controle e valorização de desperdícios de preparação do insumo e desperdícios de bandeja.

Assim, você consegue ter mais tempo para implementar todas as estratégias para aumentar o faturamento, com controle dos custos e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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