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Rastreabilidade dos alimentos: qualidade no serviço e satisfação de quem consome

Rastreabilidade dos alimentos: qualidade no serviço e satisfação de quem consome

Um dos principais fatores que definem o sucesso do setor de refeições coletivas é a rastreabilidade dos processos, principalmente dos alimentos. Ela garante o acompanhamento de todas as rotinas, desde a utilização da matéria-prima até a venda ao consumidor final. Um ERP focado em restaurantes de refeições coletivas permite o cruzamento de informações de quantidades de alimentos em estoque, embalagens, custos, validade, lista de produtos com fornecedores, entre outros itens com uma visualização amigável e informando, inclusive, gastos com receitas, pratos e cardápios.

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) apontou que os consumidores brasileiros têm dificuldades para identificar a origem de pelo menos metade dos produtos que encontram nos supermercados. E, para se ter ideia, só no ramo de refeições coletivas, mais de 11 milhões de pratos são servidos diariamente, segundo a Associação Brasileira das Refeições Coletivas (ABERC). Com base nestes números impressionantes, notamos a importância da rastreabilidade para o setor, não é mesmo?

Com a rastreabilidade, é possível localizar os alimentos através de todas as fases de produção, processamento e distribuição. Em caso de incidentes, ela permite a identificação e a retirada do produto que não se encontra em conformidade. A medida previne maiores prejuízos e, no caso das refeições coletivas, zela também pela saúde do consumidor.

Apesar de não ser obrigatória, facilita o controle de qualidade e vai muito além do cumprimento das normas técnicas, leis sanitárias e de higiene. O cliente também gosta das informações nutricionais e da origem dos produtos disponibilizadas, com a garantia de que está tendo uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade.

E mapear tudo isso é um grande desafio, já que uma equipe de refeições coletivas é bastante complexa e envolve profissionais de diversas áreas, como Nutricionistas, Engenheiros de Alimentos, Médicos Veterinários, entre outros especialistas em culinária e em Segurança dos Alimentos. Um bom sistema de gestão centraliza os dados e o andamento de processos, facilitando o gerenciamento das ações e garante a eficiência dos procedimentos, o que reflete na qualidade do serviço e, claro, na satisfação de quem consome os alimentos.

 

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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