fbpx
 

Uma empresa competitiva requer uma boa estratégia de BI

Uma empresa competitiva requer uma boa estratégia de BI

Já falamos aqui no blog e vamos repetir: o cliente tem cada vez mais as rédeas da situação na hora da compra. Insistimos pois este é um tema que precisa ser levado em conta por qualquer empresa que queira manter competitividade no mercado atual, e, para tanto, é preciso munir-se de informações e ferramentas que permitam transformá-las em recursos estratégicos para direcionar ações que conquistem e fidelizem esse consumidor consciente, articulado, cheio de opções e contatos dos dias de hoje.

Nesse mar de informação, o Business Inteligence (BI) surge como um verdadeiro navio carregado de possibilidades de análises que irão suportar uma grande quantidade de dados desestruturados, colhidos de diversos sistemas e fontes, auxiliando na identificação de oportunidades e na criação de estratégias de negócios. O BI é, sobretudo, uma tecnologia amigável, capaz de transformar dados armazenados em informações de forma inteligível para a tomada de decisão em todos os níveis de gestão – do supervisor de equipes, lá na loja, ao presidente da empresa ou grupo de empresas.

No Brasil, a análise de dados vem ganhando força principalmente no varejo. Segundo a consultoria internacional IDC, soluções de Analytics e Business Intelligence devem atingir investimentos de US$ 788 milhões em 2015.

Soluções como as da dinamarquesa TARGIT, com a qual a NL Informática firmou parceria e passou a ser representante, oferecendo uma solução de BI especializada a sua base de clientes, com o respaldo da equipe de profissionais técnicos certificados da NL.

A plataforma de BI amigável da TARGIT combina painéis inteligentes, descoberta de dados, análise self-service e relatórios dinâmicos. Além disso, possui recursos de mobilidade que permitem acessar a ferramenta de qualquer lugar, e notificações de built-in.

Integrada aos projetos de software de gestão da NL, a solução de BI complementa a plataforma, oferecendo facilidade para interpretar dados e obter vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo – itens fundamentais para empresas de qualquer setor do mercado, mas principalmente do varejo, por ser um segmento de ações dinâmicas, movidas pela velocidade do consumidor, que requer a tomada de decisões estratégicas rápida e assertivamente.

Um cenário completo, composto por dados internos e externos seguros, bem à sua frente, em relatórios precisos que permitem analisar o comportamento do seu consumidor e desenhar promoções, controlar estoques, fazer análise de concorrência, promover vendas, entre outras ações que só trazem bons resultados aos negócios. É isto o que a integração entre tecnologia de gestão e de análise permite.

E é nesta integração que mora a base para que sua estratégia de BI dê certo: antes de investir em uma solução desta tecnologia, certifique-se de que seus sistemas de gestão e de base estão alinhados do ponto de vista estratégico, tático e operacional. Identifique quais os indicadores a serem gerenciados e estruture as fórmulas, regras de negócio e cálculos destes indicadores. Além disso, desenvolvimento de metodologias ágeis para desenvolver e gerenciar o projeto, bem como a mensuração de resultados para certificar-se de estar usando todo o potencial das ferramentas contratadas, são fundamentais.

Para tudo isso funcionar, é essencial contar com uma equipe de especialistas, que poderá alinhar a tecnologia à estratégia exata dos seus negócios.

Investir em BI é, sem dúvida, um ganho – em produtividade, redução de desperdícios, identificação de rupturas, praticidade e agilidade, redução do tempo de preparação de relatórios e apresentações, tomada segura de decisões… Resumindo, profissionalização total do negócio.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO