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O poder do varejista está na análise de dados

Análise de dados

O poder do varejista está na análise de dados

Desde os tempos mais antigos, quem tem a posse de informações relevantes tem a vantagem. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o Reino Unido conseguiu interceptar dados de navegação de transportes militares e mantimentos nazistas, mas não conseguia analisar as informações estratégicas por estarem fortemente codificadas. Foi quando Alan Turing inventou uma máquina que conseguia traduzir estes dados e, assim, os aliados puderam arquitetar contra-ataques, esquematizar ofensivas, abreviar o conflito e poupar milhões de vidas.

E na “guerra” do varejo não é tão diferente assim, pois nas lojas físicas, e-Commerce, Redes Sociais, wearables, beacons também são produzidos inúmeras destas informações, porém, sem uma leitura correta. Algumas empresas ainda não se deram conta que, hoje, o poder do varejista está na análise de dados.

E este poder pode trazer benefícios que são incalculáveis. A partir de um estudo minucioso dos padrões de comportamento dos clientes, é possível criar ofertas personalizadas, sugerir produtos que possam ser interessantes para sua rotina, melhorando sua experiência de compra, facilitando sua vida e criando oportunidades de negócios. Além disso, é possível diminuir erros de prospecção, não enviando ofertas de produtos que serão inconvenientes e que acabam atrapalhando o relacionamento com a marca da empresa.

Uma análise de dados acurada é a chave para identificar possíveis rupturas na cadeia de consumo e planejar ações para diminuir ou até mesmo extinguir estes problemas. A partir do diagnóstico de um mau de desempenho, é possível detectar processos que sinalizem precisar de melhorias, desenvolver programas e estratégias para se reinventar.

E se engana quem pensa que Analytics é papel só da TI. A inovação neste sentido precisa estar presente e integrada em diversas áreas como marketing, atendimento, comercial, trocas, por que a tecnologia sozinha não trará os resultados esperados. E também preciso ter uma infraestrutura para abrigar estas operações e conseguir extrair todo o potencial das informações com segurança e eficiência.

Então é preciso entender que tudo o que é feito no varejo produz dados. E mais do que isso, compreender que eles têm um alto valor, desde que sejam passíveis de serem localizados e usados com finalidades objetivas.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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