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ROI: Como calcular o prazo de retorno de investimento?

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ROI: Como calcular o prazo de retorno de investimento?

Demonstrar o valor de um serviço ou produto e justificar para os clientes a importância do investimento realizado é uma das grandes dores de cabeça dos empresários. O cálculo de ROI mensura os gastos e os benefícios projetados em um determinado espaço de tempo, ou seja: Lucro Líquido – Custo da Campanha = ROI.

Em geral, todo o processo para determinar o retorno de investimento é dividido em três partes:

 

Etapa 1: Início

Em primeiro lugar é necessário mensurar a totalidade do capital empregado. Ou seja, deve ser feito um levantamento da soma de todo investimento realizado na contratação de algum serviço, ferramentas, imóveis… mais o capital de giro de próprio (ou de terceiros), os custos fixos (aluguel de salas/ prédios, salários, despesas de rotina…) e o estoque necessário.

 

Etapa 2: Demonstrativos

É importante compilar o demonstrativo dos resultados obtidos para conhecer o Lucro Líquido do futuro negócio. Com isso, é possível realizar o fluxo de caixa mensal.

 

Etapa 3: Finalizando

A fórmula para calcular o ROI é bastante simples, num primeiro momento. Afinal, como o próprio nome diz, basta avaliar quanto o que foi investido trouxe de retorno, ou seja:

ROI= (Receita gerada) / (Valor investido)

O ROI será obtido através da divisão do investimento total (contando com o capital de giro e o valor do estoque) pelo lucro líquido mensal. Esta operação resultará em uma cifra do valor captado, mas não reflete a evolução do negócio ao longo do tempo de trabalho.

 

Lucratividade x Rentabilidade

A lucratividade é obtida através da divisão do lucro líquido (mensal, anual…), pelo faturamento da companhia. Exemplificando:

Utilizando os demonstrativos (Etapa 2), foi diagnosticado que o faturamento bruto foi de R$ 100.000,00 e o lucro líquido chegou a R$ 5.000,00.

 

LUCRO LÍQUIDO/ FATURAMENTO BRUTO = R$ 5.000,00/R$100.000,00 = 0,05 = 5%

Já a rentabilidade do negócio é o resultado da divisão do resultado do fluxo de caixa, pelo investimento inicial. Exemplo:

O investimento inicial foi de R$ 50.000,000 e o fluxo de caixa realizado mostrou que o resultado médio do período avaliado (neste caso, 12 meses) foi de R$ 2.000,00.

o

RESULTADO FINAL DO FLUXO DE CAIXA ANUAL/ INVESTIMENTO INICIAL TOTAL = R$ 2.000,00/ R$ 50.000,000 = 0,04 = 4% ao ano.

Olhando os números, chegamos à conclusão de que, dentro de 25 meses o investimento realizado será pago. Caso o resultado do fluxo de caixa fosse de R$ 1000,00, por exemplo, este tempo dobraria, chegando a 50 meses, o que tornaria o negócio bem menos atrativo.

De posse de todas estas informações é possível aferir os resultados da companhia e determinar a atratividade dos investimentos realizadas. Lembre-se: se necessário trace novas estratégias e diversifique o emprego dos gastos da companhia.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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