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Mídias on e off no varejo: como utilizá-las?

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Mídias on e off no varejo: como utilizá-las?

A maneira como as empresas varejistas promovem os seus produtos e se destacam no mercado evolui com a revolução digital que vivemos atualmente. Com isso, é crescente a importância nos investimentos em mídias on e off.

Antigamente, os canais de mídia offline, também conhecidos como mídia tradicional, eram dominantes e capazes de alcançar os resultados esperados. Entretanto, hoje é possível ampliar ainda mais o alcance das varejistas com estratégias online.

As mídias online e offline se diferem principalmente com relação à forma como os conteúdos de marketing são veiculados e chegam aos consumidores. As mídias offline trabalham a divulgação por meio da impressão de peças gráficas ou desenvolvimento de promoções. Já as mídias online, como as landing pages ou mídias sociais, estão relacionadas às estratégias de Marketing Digital.

Contudo, a questão não é escolher uma forma de divulgação para promover o negócio, e sim encontrar as melhores maneiras de utilizar ambas as opções, possibilitando os melhores resultados.

O que é mídia offline?

A mídia offline está relacionada às estratégias para alcançar clientes que não envolvam nenhuma ferramenta da internet.

Nesse tipo de veiculação de informações, a mensagem alcança os potenciais consumidores de uma maneira simples e fácil, dispensando a necessidade de conexão às redes móveis ou Wi-Fi. Muitas pessoas podem pensar que o impacto ou alcance das divulgações pode ser menor, mas geralmente ocorre o contrário.

Uma empresa distribuidora de espuma, por exemplo, pode alcançar ótimos resultados a curto prazo, com um anúncio no rádio ou na televisão, atingindo milhares de potenciais clientes de uma vez só.

As mídias offline são extremamente relevantes para a construção da imagem das empresas varejistas, pois permitem que as pessoas conheçam os produtos e serviços, mesmo que não estejam procurando. Também é primordial nos casos em que a empresa precisa de credibilidade para impulsionar os negócios.

É o caso da comunicação visual fachada, que tem poder para despertar a curiosidade e o desejo de pessoas que estiverem passando pela região em que fica o estabelecimento comercial. O resultado do investimento em uma fachada atrativa e informativa tende a ser o aumento nas vendas.

A popularidade das mídias online é crescente, mas ainda há situações em que as propagandas tradicionais podem se mostrar mais vantajosas. Durante eventos, por exemplo, um totem ACM ou a distribuição de panfletos podem ajudar na fixação da marca na memória das pessoas.

As mídias tradicionais também podem auxiliar a venda de produtos que os clientes costumam preferir experimentar antes de comprar. A distribuição de brindes e amostras grátis, aumentando a satisfação dos consumidores, também pode ser considerada uma estratégia offline.

Além disso, para o posicionamento de uma nova marca, as mídias offline podem ser bastante eficazes, com o amplo alcance das ações, principalmente em meios como rádio e televisão.

O que é mídia online?

Composta por uma grande variedade de tipos de anúncios, a mídia online depende do acesso à internet e de ferramentas digitais para a sua realização, bem como para a visualização dos clientes e possíveis clientes do empreendimento.

O investimento para a criação de estratégias eficientes no meio online não demanda muito financeiramente, ao contrário da publicidade feita em televisão ou painel luminoso LED, por exemplo.

Dentre as principais opções, as mais populares são:

  • Anúncios de links patrocinados;
  • Landing pages para a captação de potenciais clientes;
  • Promoção dos produtos pelas redes sociais;
  • Criação de blogs para postagem de conteúdos informativos;
  • Envio de E-mail Marketing com ofertas ou conteúdos;
  • Produção de vídeos, e-books, transmissões online, entre outros materiais.

Os consumidores podem acessar  os conteúdos veiculados em mídias online por uma diversidade de tipos de dispositivos, desde smartphones até computadores tradicionais.

Entretanto, os celulares são os aparelhos que mais contribuem para a popularização do meio online.

Outra vantagem das mídias online é o fato de que as empresas podem ser encontradas pelos clientes quando eles fazem pesquisas na internet. Isso é possível mesmo se estiverem em outra localidade, o que não ocorre com mídias offline como um display expositor, por exemplo.

Para as varejistas, as mídias online representam a chance de atingir apenas a audiência com potencial para consumo, principalmente nos casos de negócios segmentados. Isso contribui para melhorar o retorno sobre o investimento das ações.

As mídias online também possibilitam uma comunicação direta e interativa com o público, oferecendo as informações no momento em que ele mais se interessa por elas. A fachada para comércio, como exemplo de mídia offline, até estabelece uma comunicação com quem a vê, mas não permite a interação, com comentários ou compartilhamento, como ocorre nas redes sociais.

Porque integrar mídias online e offline para o varejo?

Muitos empreendedores se perguntam qual é a melhor mídia para a promoção das suas empresas varejistas, mas a verdade é que a resposta para essa questão tende a ser bastante relativa. Geralmente os investimentos em divulgação dependem do público alvo do negócio, da disponibilidade financeira e outras variáveis.

Contudo, hoje em dia se mostra fundamental a integração das mídias online e offline, para de fato aumentar o alcance e reforçar a marca diante dos consumidores.

Nesse sentido, quanto mais integradas as estratégias, mais eficientes elas serão, independente do orçamento para cada uma.

Ideias para integrar mídias online e offline no varejo

Integrar as mídias é um desafio para a maioria das empresas varejistas. O ideal é que tanto lojas físicas quanto e-commerces funcionem de maneira integrada, não só com relação ao conciliador de cartão de crédito, mas também para o atendimento com eficiência e tecnologia.

O importante é que os empreendedores estejam sempre atentos às necessidades do seu público-alvo e personas (personagens semi fictícios que representam os clientes ideais), oferecendo as melhores soluções e ofertas para os consumidores. Tendo isso em mente, algumas ideias para integrar mídias on e offline no varejo são:

Criação de programas de fidelidade em aplicativos

A personalização é uma possibilidade quando se utiliza mídias online para a criação de programas de fidelidade. Uma ideia é a configuração de um perfil, com preferências que são utilizadas para que o varejo ofereça ofertas especiais e relevantes para cada consumidor.

Interação em tempo real

Já que grande parte dos consumidores contam com smartphones enquanto passeiam pelas lojas físicas, as varejistas podem aproveitar para combinar tecnologias (como QR codes, por exemplo) para criar uma experiência interativa durante toda a sua jornada de compra. Desta forma, a empresa consegue oferecer informações e auxiliar os potenciais clientes, além de deixar as compras mais interessantes.

Personalização do “showrooming”

Quando um cliente visita lojas físicas para conferir um produto, mas finaliza a compra pela loja virtual, a prática é chamada de “showrooming”. Embora a prática possa ser bastante negativa para o varejo, a integração de mídias online e offline pode mudar o cenário.

Nesse sentido, as varejistas podem usar informações coletadas sobre o hábito de compra dos clientes para oferecer as ofertas que eles procuram.

Um exemplo é o oferecimento de oferta pelo e-commerce, para um consumidor em potencial que tenha visitado a loja online e demonstrado interesse em determinado produto.

Anúncios personalizados in-store

Uma ideia para a personalização de anúncios é o investimento para a identificação de informações sobre os hábitos de compra dos clientes. Quando uma pessoa retira um item de uma prateleira para dar apenas uma olhadinha, dispositivos podem detectar os movimentos para oferecer, em seguida, anúncios personalizados e segmentados.

Outra opção é a promoção com anúncios segmentados, com base nas compras já realizadas, ou o oferecimento de cupons de desconto para fechar os próximos negócios.

Wishlists integradas

As empresas também podem se aproveitar do fato de que está cada vez mais fácil para os consumidores o compartilhamento de achados com listas de desejos, por meio de aplicativos e redes sociais.

As marcas podem facilitar o compartilhamento das listas de desejos nas redes sociais. Principalmente nas épocas festivas, como próximo do Natal, o varejo se aquece com a compra de presentes.

Atualmente, muito se fala na importância da presença digital, cada vez mais essencial para empreendimentos de qualquer segmento ou dimensão. Entretanto, a integração entre as mídias ajuda os empreendimentos a atingirem o seu público, com consistência e efetividade.

Para isso, é essencial o investimento na contratação de profissionais especializados. Com os conhecimentos técnicos específicos, eles desenvolvem as ações tendo em mente as necessidades de cada negócio, além das particularidades do público-alvo.

Ao final, trabalhando as estratégias de marketing nas mídias online e offline, as empresas varejistas se destacam. Também passam uma imagem mais profissional e confiável para os clientes, ajudando a aumentar significativamente as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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