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Controle de Estoque usando RFID: Como Funciona?

Controle de Estoque usando RFID: Como Funciona?

Uma boa gestão de ativos é imprescindível para o sucesso de empresas. A capacidade de evitar desperdícios, a perda de mercadorias e de fazer boas opções de compras pode gerar resultados financeiros muito interessantes.

Nesse sentido, a união entre a tecnologia de RFID e o controle de estoque tende a ser muito benéfico. Ao invés de realizar a gestão manualmente, por planilhas, a solução promete otimizar diversos processos administrativos, como a entrada de produtos no sistema.

A RFID, como citado em outros artigos anteriormente, pode ser utilizada em diferentes contextos, por empresas de varejo, indústrias e até na logística de distribuição. A tecnologia ajuda a lidar com desafios comuns de gerenciamento de estoque, de uma maneira eficiente e automatizada e com conexão com sistemas gerenciais.

Este artigo tem como objetivo esclarecer o que é e como funciona a RFID. Ao longo dos próximos parágrafos, há informações sobre o significado da sigla, sua habilidade de ajudar a gestão de estoque e vantagens e desvantagens.

Significado de RFID

A sigla RFID significa Radio Frequency Identification que, em português, pode ser traduzido como Identificação por Radiofrequência. Como seu nome sugere, a tecnologia funciona por meio de uma transmissão de dados por frequência de rádio.

As tags, ou etiquetas, microchips que contém dados sobre os produtos e sobre o trajeto que estes percorrem, estão no centro da tecnologia. Esta, aliás, pode ser comparada, inclusive visualmente, em alguns casos, aos tradicionais códigos de barras, que identificam mercadorias.

A leitura de um código de barras, no entanto, exige uma aproximação da etiqueta e do sensor a alguns centímetros de distância.

Na RFID, a tecnologia é mais eficiente e a leitura das etiquetas acontece por antenas instaladas em diferentes locais de, por exemplo, uma loja, automaticamente.

Os dados que constam nas etiquetas, aliás, podem ser mais abrangentes do que as informações em um código de barras. Além de identificar cada unidade de um produto, as RFIDs podem indicar, por exemplo, peso, data de fabricação e de vencimento de um item em estoque.

Esse registro é coletado por um computador e processo pelo software gerencial da empresa, o que ajuda muito na análise de dados e na tomada de decisões importantes. Essas informações ajudam, por exemplo, a definir um pedido de compra.

RFID na gestão de estoque

Existem diversas possibilidades de uso da tecnologia do RFID na gestão de estoque. Uma loja de departamento, por exemplo, pode utilizar as etiquetas para controlar a entrada e saída de mercadorias.

Essa atividade, que também pode ser realizada com auxílio dos códigos de barras, ganha benefícios adicionais com as etiquetas RFID. A gestão de estoque é automatizada e mais eficiente.

A instalação de diferentes sensores de etiquetas RFID em uma loja permite acompanhar as movimentações dos produtos nas prateleiras. Além de facilitar a identificação dos níveis de um determinado produto em estoque, isso ajuda a evitar perdas e furtos.

Afinal, é possível acompanhar todo o trajeto que o item faz desde o momento que entra na loja até a sua comercialização ou distribuição logística, sem precisar interromper o fluxo de mercadorias para conferências manuais por muitos colaboradores.

A união entre o controle de estoque e a RFID possibilita, portanto, diversas atividades importantes à gestão, como:

  • entrada automática de produtos ao receber um pedido de compra;
  • monitoramento das mercadorias em espaços, esteiras e gôndolas;
  • análise do giro de estoque;
  • acesso ao histórico de consulta de preços de produtos; e
  • suporte à tomada de decisão de compra.

Assim, a empresa consegue evitar o acúmulo de produtos, identificar mercadorias próximas à data de vencimento, melhorar a eficiência, entre outros benefícios.

Vantagens e desvantagens

Ao utilizar a RFID, empresas podem prevenir perdas, furtos e erros de estoque, reduzir desperdícios, gerar dados importantes para a análise gerencial e aumentar a eficiência do controle e produtividade da equipe.

A simplificação de atividades proporcionada pela tecnologia pode até mesmo exigir menos colaboradores na contagem de mercadorias. Afinal, as antenas são capazes de ler uma remessa com centenas de produtos em segundos.

Essa funcionalidade pode ser muito útil até mesmo no caixa de lojas. As etiquetas de RFID podem ser lidas à distância e, portanto, o consumidor não precisa esperar em filas ou sequer retirar os produtos do carrinho.

Além de facilitar o controle de estoque, assim, a solução proporciona mais agilidade, praticidade e, portanto, qualidade à experiência de compra.

A implementação da tecnologia pode ser, no entanto, um desafio para algumas empresas. As antenas utilizadas para fazer a leitura das etiquetas funcionam em uma frequência e tem um alcance que pode ser reduzido de acordo com o espaço.

Por isso, dependendo do local, a tecnologia pode não funcionar apropriadamente ou no seu máximo potencial. Nesse sentido, é importante, ainda, analisar o tipo de produto a ser rastreado pelas RFID para o controle de estoque.

Empresas que trabalham com itens muito pequenos podem ter dificuldade para instalar as etiquetas porque o chip pode ter maior dimensão do que o produto e, assim, dificultar a fixação dos microchips ou prejudicar a estética da mercadoria.

Existe ainda o fator custo que deve ser analisado pelo empresário. Embora os gastos com manutenção sejam baixos e exista a possibilidade de reutilização das etiquetas para produtos diferentes, a tecnologia exige, além da compra dos microchips, a instalação de antenas e, possivelmente, de um novo sistema gerencial.

É importante considerar, no entanto, que no longo prazo, o investimento pode ser bastante interessante e oferecer uma boa margem de lucro à empresa.

Agora você já sabe o que é e como funciona a RFID no controle de estoque. A tecnologia pode ajudar empresas a inovar muito na gestão, proporcionando mais confiabilidade, eficiência, produtividade e até mesmo uma melhor experiência de compra ao cliente. Embora o custo inicial e a implementação do sistema possa ser um desafio para algumas empresas, no longo prazo, as desvantagens tendem a ser minimizadas e ficam em evidência os benefícios.

NL Check

Esta função do sistema gerencial funciona em um aplicativo, o que facilita o processo de contagem e registro dos produtos por meio de dispositivos móveis.

O software considera as mercadorias e as configurações previamente cadastradas no sistema de gestão.

As informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode monitorar o registro em um painel, desde o seu escritório.

O aplicativo nem sequer precisa de internet durante o processo de contagem, o que viabiliza a atividade em locais sem acesso ou com acesso instável à rede.

A conexão deve ser feita apenas para o envio dos registros e para o recebimento de agendamentos. Aliás, este é outro importante recurso da funcionalidade.

Ao atribuir atividades de inventário de estoque às suas equipes, o gestor pode definir grupos de itens, locais e lotes com prioridade, por exemplo, o que facilita algumas situações e realidades empresariais, como comentamos anteriormente.

O NL Check ainda otimiza o processo com recursos que permitem atribuir quantidade automática a produtos que não têm controle de lote, salvar e sincronizar dados automaticamente, identificar divergências no sistema e outras possibilidades.

Esperamos que este artigo tenha sido útil em esclarecer não só o que é e como é feito um inventário de estoque, mas qual é a sua importância. Entender quais mercadorias estão disponíveis, identificar erros e prevenir o vencimento de produtos é muito importante e essencial para uma gestão logística eficiente e eficaz. Afinal, isso evita prejuízos financeiros à empresa. Esse processo pode ser otimizado com a definição de dias, horários e períodos de contagem, a categorização de produtos prévia e a utilização de um sistema gerencial.

Este é um assunto de interesse na sua empresa no momento e você acredita que pode inovar esse processo? Então, te convidamos a conhecer o NLGestão e a entender como você pode otimizar processos, aumentar a produtividade e a integridade dos dados. Se você quiser ler mais sobre as características e os benefícios do software, clique aqui.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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