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Varejo do futuro: Saiba quais são as práticas que devem surgir nos próximos anos

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Varejo do futuro: Saiba quais são as práticas que devem surgir nos próximos anos

Uma mudança significativa imposta pela pandemia da COVID-19 foi a aceleração da implementação do varejo do futuro, fazendo lojistas e comerciantes empregarem novas tecnologias para atender o público consumidor. 

A verdade é que, até mesmo antes da pandemia, varejistas perceberam que a ideia central não está apenas em vender bens de consumo, mas fornecer novos serviços e experiências, junto a tecnologias online e offline. 

Entre algumas das tecnologias que revolucionaram as ditas empresas de varejo do futuro estão:

  • Impressão 3D;
  • Realidade aumentada;
  • Realidade virtual.
  • Reconhecimento facial.

Com tanta especulação sobre como essas tecnologias podem proporcionar aos comerciantes e lojistas, nem sempre é possível determinar quais são mais impactantes, e aquelas que podem ser descartadas. 

Ainda é uma incógnita que precisa ser desvendada, e encontrar maneiras para que o varejo do futuro possa ter tecnologias aprimoradas o quanto antes.

 

Realidade aumentada para atendimento ao cliente

As lojas do futuro oferecerão aos clientes uma série de opções antes mesmo de tocarem em um produto. 

Em uma loja de moda, por exemplo, um cliente pode criar uma roupa completa na tela, que pode ser experimentada em vestiários virtuais. 

Os camarins aprimorados digitalmente já estão sendo testados por varejistas, ainda em fases de testes, mas avançados e com um apelo estético que chama a atenção dos consumidores. 

O varejo do futuro proporcionar uma variedade maior de informações sobre produtos e serviços. Uma pizzaria assis pode contar com uma equipe treinada para usar dispositivos conectados e, dessa forma, educar os clientes. 

Em uma loja de varejo do futuro que disponibiliza eletrodomésticos para o mercado consumidor, as telas instaladas em pontos estratégicos permitem que compradores de uma geladeira possam ler comentários e verificar o consumo de energia. 

Neste ponto, pode ser usada uma foto do ambiente doméstico, diretamente de um smartphone, e verificar como o produto pode ser instalado na própria cozinha de casa. 

Os dados coletados a partir de cartões de fidelidade, dentro dos supermercados, podem ser usados para ajudar os clientes a determinar uma lista de compras e, dessa forma, evitar desperdício ou não esquecer o que realmente falta na despensa.

Com isso, uma pessoa que mora sozinha pode receber o auxílio de balanças inteligentes e comprar produtos frescos para usar no forno de lastro com vapor, e ser o suficiente para durar até a próxima compra. 

Em outro exemplo, se o jantar for a dois, o cliente pode usar um assistente virtual para ajudar na produção de um menu especial. 

Todos os ingredientes podem ser adquiridos diretamente de um aplicativo, e serem entregues na quantidade certa.

Personalização de mensagens a cada cliente

Tanto celulares smartphones, por meio de aplicativos de instituições financeiras, como bancos e corretoras, utilizam a tecnologia de reconhecimento facial. 

Essa mesma tecnologia, dentro do varejo do futuro, pode ajudar varejistas a identificar quando clientes regulares chegam ao estabelecimento comercial, tendo como objetivo oferecer um serviço completamente personalizado. 

A partir do reconhecimento do cliente, as mensagens apresentadas em um menu digital pela empresa de paisagismo, ou em telas disponíveis no ambiente, podem ser alteradas de acordo com as características do consumidor. 

 

Vendedores mais flexíveis e atenciosos

O varejo do futuro não pretende extinguir uma classe trabalhadora tão importante quanto os vendedores, até mesmo porque a humanização da marca pode ser reconhecida por meio de funcionários de lojas e restaurantes. 

No entanto, com a tecnologia disponível, a prestação de serviço pode maximizar a fidelidade junto à empresa e incentivar o retorno continuamente.

Com a introdução de dispositivos conectados em lojas de varejo do futuro, esse serviço deve se tornar popular. 

A equipe de atendimento precisa estar capacitada para orientar, educar e aconselhar os clientes durante toda a jornada de compra, ou mesmo quando precisam de serviços de contabilidade preços, tendo softwares disponíveis para melhor atendimento

Novas tecnologias usadas em conjunto, como realidade virtual e impressão 3D, também possibilitam a produção de itens sob demanda com prazos curtos. 

Por exemplo, um casal pode visitar uma loja para escolher um anel de noivado e sair com um produto sob medida no mesmo dia.

 

O crescimento do varejo do futuro online

Uma nova geração de consumidores cresce em paralelo com as transformações que o varejo do futuro impõe, de maneira inevitável, à sociedade. 

Os consumidores estão se acostumando com as compras digitais, seja utilizando telas sensíveis ao toque, ou então interagindo com assistentes virtuais acionadas por voz para encontrar assistência técnica de Conserto de nobreaks e outros equipamentos eletrônicos

A ida até um supermercado, principalmente com a pandemia que obrigou muitas pessoas a ficarem em casa, tornou essa ação corriqueira em uma ocasião especial. Isso porque os pedidos realizados online são entregues na porta da casa.

O avanço da tecnologia continua moldando a forma como os consumidores definem as compras, proporcionando uma aproximação com o varejo do futuro em um formato que já está presente na rotina de uma pessoa. 

 

Os desafios do varejo do futuro 

Mesmo com a realidade aumentada e a realidade virtual rondando as lojas que se propõem a se adaptar ao varejo do futuro, muitas pessoas ainda duvidam das ferramentas digitais disponíveis. 

Como exemplo, as lojas de perfumaria e cosméticos, que ainda não encontraram uma forma de disponibilizar todos os produtos para que os consumidores possam experimentar, seja o aroma sobre a pele ou a maquiagem empregada no rosto. 

Outro desafio para as vendas online e que o varejo do futuro precisa adaptar é quanto ao tempo e o esforço que os clientes exigem para escolher em um interminável corredor de opções aparentemente ilimitadas. 

 

O papel das lojas físicas no varejo do futuro

Apesar da ascensão do varejo do futuro, as lojas físicas ainda cumprem um papel importante para toda a sociedade, inclusive com a possibilidade de prosperar para um novo patamar. 

Muitos consumidores continuarão a ir aos estabelecimentos comerciais, seja para procurar por uma ajuda profissional sobre Conserto tela samsung, por exemplo, ouvir conselhos, socializar ou, no caso de lojas de cosméticos e perfumaria, para experimentar os produtos. 

De fato, o que os empreendedores devem investir é em tecnologia e uma equipe capacitada e com experiência para atender os clientes modernos. 

Outro fator preponderante nas lojas físicas é quanto à experiência ao adquirir os bens de consumo, em que eles podem selecionar um produto por meio de um aplicativo, pagar por meio de cartões virtuais, ou criptomoedas.

No fim da compra, ele pode passar por um caixa para retirar o que comprou, sem qualquer tipo de fila ou espera.

 

A importância das parcerias comerciais

Tanto varejistas tradicionais quanto os que oferecem produtos online enfrentam desafios nesse novo cenário comercial, em que o varejo do futuro já se faz presente em determinados ambientes. 

Muitas pessoas que empreendem em um estabelecimento comercial físico acreditam ser difícil realizar uma inovação digital com a velocidade suficiente, enquanto muitos varejistas online não possuem experiência em administrar lojas. 

Ainda que encontrem soluções próprias, o varejo do futuro exige que muitos optem por aquisições e parcerias com Consultoria tributária, aumentando ativos, capacidades técnicas de funcionários e promovendo novas habilidades em diferentes patamares de negócios. 

 

Consumidores valorizam um negócio excepcional

Para muitos clientes, fazer compras se torna uma experiência social completa, e se torna um dos principais motivos pelos quais muitos visitam uma região comercial. 

Mesmo que os métodos alternativos e o varejo do futuro, mais conveniente, já estejam disponíveis. 

Pode ser a descoberta de um novo produto, ou a interação com funcionários, vendedores e atendentes de caixa, os clientes trilham uma verdadeira jornada de compra quando procuram por bens de consumo. 

No entanto, muitos clientes valorizam a experiência, muito além da transação comercial. 

Mesmo com todas as novidades tecnológicas e as facilidades que o varejo do futuro pode proporcionar, os empreendedores devem atrair os consumidores para que esses possam ter uma experiência aprimorada e otimizada. 

A ideia principal é oferecer uma experiência de marca que vende Câmara fria para clientes determinados

Em termos de tecnologia empregada no varejo do futuro, a proposta é criar lojas-conceito com foco em transações comerciais que possam ser analisadas, mas também experimentações virtuais com realidade aumentada, levando os bens de consumo a uma experiência sem igual.

 

Conclusão

O varejo do futuro segue por um caminho com um alto nível de penetração online, sem esquecer da experiência sensorial que a visita a uma loja proporciona aos consumidores.

Um fornecedor precisa estabelecer um relacionamento direto com o consumidor, e os varejistas devem se mostrar aptos a atender um público conectado à internet e toda a modernidade que a tecnologia pode oferecer para a sociedade. 

O mercado, em todos os setores, tende a crescer e atender nichos específicos, atendendo aos desejos e necessidades dos consumidores, inclusive respeitando as mudanças de hábito recorrentes. 

Quem for capaz de se diferenciar nesse cenário que o varejo do futuro se encaixa pode dar continuidade aos negócios, e prosperar de forma contínua.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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