fbpx
 

NRF 2019: O que encontramos no maior evento de varejo do mundo

NRF

NRF 2019: O que encontramos no maior evento de varejo do mundo

Se para alguns o ano só começa após o carnaval, para nós, começou bem cedo! Já estávamos na fria Nova Iorque no dia 08 de janeiro, garimpando o melhor do varejo (aos nossos humildes olhos, é claro) e aguardando o sempre esperado Big Show da NRF.

Ok, mas vocês só sabem falar disso? Não, mas como somos apaixonados pelo varejo, resolvemos reunir num só post um pouco de toda a nossa experiência, para ajudar você a pensar em como o seu ano pode ser diferente, que inspirações podem vir de NY e como é importante, sim, fazer alguma coisa – a distância e o tempo que demoravam para que uma tecnologia ou inovação do varejo chegassem aqui, quando voltávamos dos EUA, já diminuiu muito. Não dá para ficar esperando não, porque como diz o ditado: “camarão que dorme, a onda leva”. 😉

Então, alguns insights que queremos dividir com vocês:

NRF 2019

Data is the new oil (dados são o novo petróleo) – isso não é novo e ainda estamos longe de entender o potencial dessa afirmação, mas algo precisa ser feito. Não importa o tamanho da sua empresa, os dados são seu principal ativo.

Emite cupom fiscal? Ali tem muito dado. Emite nota fiscal? São inúmeras as informações ali contidas. Troca mensagens com seus clientes pelas redes sociais, pelo whatsapp ou outro meio? Que rico é isso! O que precisa agora é tentar organizar isso tudo – porque só ter o dado e nada fazer, não adianta.

Cruzar informações, preencher um CRM (por mais simples que seja), ter capricho, zelo, cuidado, no cadastro de itens, para poder trabalha-los em estoque, compras, reposição. Isso é muito importante e pode ser o diferencial para um negócio de sucesso. (Dica gold: um ERP, PDV, organizadinhos, bem utilizados, são rica ferramenta na organização e utilização de dados);

Tecnologia

Tecnologia sim, sempre, como meio, não como fim – a tecnologia precisa ser apoio para a execução da estratégia do negócio. Mas ela não pode ser o fim em si. Colocar robô na loja, holograma, pirotecnia, sem atender ao desejo do cliente, ter o produto que ele quer, onde ele quer, ter um bom atendimento (um dos aprendizados da NRF foi: as pessoas querem, sim, cada vez mais, um “bom dia” quando entram na loja, de um ser humano!), não valem de nada.

A tecnologia precisa ser o apoio para garantir o melhor mix de produto, que atenda ao desejo do cliente, que garanta ao varejo a venda no momento em que o cliente está disposto a comprar. A tecnologia precisa facilitar a interação com o cliente, precisa fazer com que o varejista consiga conhecer melhor o seu cliente e entregue para ele a melhor experiência possível.

Tudo é sobre experiência! O cliente está buscando não só produto, mas experiência. A loja é ponto de experiência. Um agrado, atenção. Conhecer o cliente e seu perfil e chamar pelo nome. Um bom site, ou redes sociais atualizadas e informativas. O “casamento” real entre físico e virtual, em que as experiências são complementares e não excludentes.

Onde os preços praticados sejam os mesmos em qualquer plataforma (a menos que campanhas pontuais sejam feitas). Mas o mais importante: precisa ser GENUÍNO. Colar cartaz de coração dizendo “eu amo meu cliente”, mas não agir de acordo, não adianta. Atenção, interesse, genuínos!

– Vimos lojas (e amamos muito o que vimos… mas aqui algumas dicas do “vale a pena ver”!)

Camp

Os americanos adoram os “summer camps” – algo parecido com as nossas colônias de férias. Mas eles levam isso muito a sério! São atividades diversas para as crianças no período de férias de verão. Mas o que fazer em um lugar como a movimentada Manhattan, num período de férias? E se forem férias no frio? A Camp criou uma loja incrível.

À venda, itens diversos para a diversão da criançada. Mas não se surpreenda ao entrar na loja e não “entender” que deve comprar. O objetivo é ter uma experiência incrível. Uma porta mágica se abre e… voilá… um summer camp “indoor” prontinho para a diversão… comprar ou não? Talvez não, ninguém fica atrás de você exigindo isso. Pais, mães, babás, avós, levando as crianças para brincar, aproveitando espaços para fazer seu lanche… e deixar fluir a imaginação. Imperdível!

Zola

Talvez os casamentos e suas festas imponentes tenham perdido um pouco a força no mundo todo, mas o desejo das pessoas de “juntarem suas escovas de dentes” e celebrarem isso com amigos continua vivo, com força! Esse mercado certamente mudou muito com as inúmeras possibilidades criadas pela internet, mídias digitais, redes sociais.

Assim como aqui no Brasil surgiram portais de listas de casamento e de websites de casamento, não foi diferente ao redor do globo. A Zola é uma dessas empresas. Iniciou seu negócio como um portal de listas de presente de casamento, evoluiu para websites exclusivos para os casais e hoje atua inclusive na parte de papelaria.

Em contato com seus clientes, descobriu que um dos maiores dilemas era justamente criar a sua lista, quais produtos, quais sugestões. Ansiosos por auxiliar seus clientes, saíram do mundo virtual e abriram sua pop-up store (loja que tem prazo de início e fim) em Manhattan para que os casais possam planejar todo o seu casamento em um ambiente incrível.

Ficou curioso? Dá uma olhadinha no nosso vídeo…

 

Dreamery by Casper

Você lembra de sua última experiência de compra de… colchão? A Casper, em suas lojas, busca dar ao seu cliente um atendimento diferenciado, uma experiência única. Se é fato que passamos 1/3 da nossa vida dormindo, escolher um colchão é parte importante do processo.

E como toda experiência pode ser surpreendente, a Casper criou a “Dreamery by Casper”, um espaço para tirar sonecas. Num espaço aconchegante, pequenos quartos podem ser locados por 45 minutos para descansar um pouquinho e, de quebra, logicamente experimentar um colchão da marca. Muita atenção e cuidado ao cliente fazem parte da experiência.

Confira!

 

Ryu

Experiência, tudo o que vimos em Nova Iorque trata de experiência. E no Brooklyn encontramos a loja RYU, que vende roupas de ginástica e por trás disso tem todo um conceito de sustentabilidade. E sabe o mais legal de tudo? Eles ainda oferecem ginástica de graça no final de semana. Vem conhecer a RYU conosco!

 

FAO Schwarz

Lembram do filme Quero ser Grande, do Tom Hanks? E agora, você lembra do famoso teclado que tinha naquele filme? É, ele está de volta na FAO Schwarz, que ficou fechada por um tempo e muitas pessoas lamentaram por isso. É um espaço magico e tem muitas opções para as crianças, vale a pena conhecer!

 

House of Innovation da Nike

Imagine uma loja incrível, agora pense em uma loja super incrível. Essa é a House of Innovation, localizada na quinta avenida de Nova Iorque. O espaço trata de experiência, em conjunto com a tecnologia, é claro. Na House o cliente tem a liberdade de personalizar o seu tênis, isso mesmo, e ainda fazer suas compras através do aplicativo e retirar na loja. Vem conhecer a House!

 

Huckberry

Essa é uma das pop-up stores que visitamos em Nova Iorque. A Huckberry começou com o sonho de dois amigos que era juntar as coisas que eles gostavam – aventura, ambiente, moda – em um único lugar. Conheça a Huckberry e encare os desafios que eles propõem aos seus clientes.

 

Allbirds

Usar os recursos da tecnologia da maneira mais inteligente, foi isso que a Allbirds fez. Aliando tecnologia à sustentabilidade eles criaram uma linha de calçados totalmente sustentável, produzidos a partir de garrafas plásticas, cana de açúcar, sementes e por aí vai.

 

Levi’s

Uma loja linda e moderna, essa é a Levi’s. Dentro da loja tem o Tailor Shop, onde a serigrafia da camiseta pode ser feita no momento em que o cliente está na loja. Através de um iPad o cliente escolhe o que quer fazer e depois os funcionários já personalizam o produto na hora.

 

Amazon

Das muitas coisas boas que encontramos aqui em Nova Iorque tivemos também algumas surpresas não esperadas, como a loja física da Amazon. Confira neste vídeo algumas das dificuldades enfrentadas pela Amazon ao se adaptar a uma nova situação.

 

Glossier

Conheça e Glossier, uma marca que nasceu a partir da análise de dados. A Emily trabalhava como assistente de moda na Vogue e foi quando ela começou a criar um blog que chamava “In to the Gloss” e a partir daí, começou a surgir a Glossier.

 

b8ta

Você conhece o conceito b8ta? B8ta é transformar algumas coisas que já são comuns no nosso dia a dia num conceito de varejo. Você pode abrir um ponto de varejo sem se preocupar com: aluguel, equipamento e treinamento. Conheça a b8ta!

 

Gostou de saber como foi nossa visita à NRF 2019? Confira também como foi nossa experiência buscando o melhor do varejo na China!

 

Grasiela Tesser
Por Grasiela Tesser 
CEO do Cake ERP
Diretora Executiva da NL Informática

 

 

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO