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Logística no varejo: quais as tendências para resolver este problema?

logística no varejo

Logística no varejo: quais as tendências para resolver este problema?

O setor varejista vem passando por profundas transformações nos últimos anos, tanto que já se falou, inclusive, que ele, na forma como o conhecemos hoje, estaria chegando ao fim. Dentre as principais mudanças ocorridas, destacam-se uma maior atenção em torno da experiência do cliente e uma abordagem omnichannel. Nesse contexto, a logística no varejo passa a exercer um papel crucial.

Essa afirmação se baseia no fato de que o tempo de entrega de um produto é muito relevante para a satisfação do cliente. Da mesma forma, adotar uma estratégia onde lojas físicas e virtuais estão conectadas para oferecer uma experiência de compra personalizada requer uma gestão eficiente de logística para garantir que os produtos estejam disponíveis na quantidade certa, no momento certo.

O uso da tecnologia tem sido vital para que as empresas consigam aprimorar seu serviço de entrega e tenha maior gestão e eficiência. Continue a leitura para conhecer as principais tendências!

Os desafios e as tendências de logística no varejo

O setor varejista enfrenta diferentes desafios logísiticos. Conheça alguns dos principais, bem como as possíveis soluções para cada problema.

Falta de controle de estoque

Para ter eficiência logística no varejo é preciso, antes de mais nada, ter controle dos estoques. Além de saber exatamente quantos itens estão disponíveis, é primordial saber exatamente sua localidade para que o atendimento ao cliente seja feito de forma adequada.

A última coisa que uma empresa deseja é prometer a entrega no dia seguinte a seus clientes e não conseguir cumprir. Caso isso ocorra, além de perder o consumidor que realizou a compra, a empresa poderá ser mal avaliada em seus canais on-line, o que pode deteriorar a sua imagem.

O controle adequado de estoque pode ser particularmente desafiador, principalmente em épocas com grande fluxo de vendas, como Natal, dia das mães e black friday. Para enfrentar esse desafio, as empresas devem desenvolver um processo eficiente de atendimento de pedidos através do uso de um sistema de gerenciamento de estoque eficiente.

De preferência, seu sistema deve estar integrado com sua plataforma de e-commerce para que você consiga saber de forma rápida e fácil qual a real disponibilidade de produtos em estoque a qualquer momento.

Além de uma visibilidade do estoque em tempo real, um sistema adequado é muito útil para que as empresas consigam desenvolver uma previsão segura de demanda futura e, assim, planejar suas atividades da cadeia de suprimentos.

Dessa forma, é possível manter um nível de estoque apropriado para cada produto, evitando custos desnecessários bem como indisponibilidades. Isso permitirá que sua empresa consiga cumprir os prazos apresentados aos clientes, ponto essencial para uma excelente experiência de compra.

Má visibilidade no estoque em trânsito

A maioria das empresas ainda tem uma visibilidade relativamente baixa do estoque em trânsito, o que leva uma demanda crescente por soluções de rastreamento em tempo real. Por isso, muitas soluções de logística no varejo visam a resolver esse problema.

Além de fornecer maior visibilidade ao processo como um todo, essas soluções também incorporam recursos de otimização e colaboração que facilitam a comunicação e a troca de dados e informações entre parceiros comerciais.

Um exemplo é o uso de sensores de geolocalização que são acoplados aos caminhões das transportadoras e informam a localidade exata de onde o produto se encontra em tempo real.

Outra solução já muito popular são as etiquetas RFID. Trata-se de dispositivos de identificação e rastreamento que funcionam através de um pequeno sinal de radiofrequência. Com eles, é possível não apenas rastrear os objetos em trânsito, como também aumentar a eficiência durante a realização de inventário, no controle de furto de mercadorias, etc.

Ao adotar uma solução de rastreamento em tempo real, as empresas são capazes de fornecer aos clientes um link exclusivo para que ele acompanhe onde o produto se encontra. Da mesma forma, é possível avisar o consumidor caso ocorra qualquer imprevisto que implique em atrasos na entrega e também fornecer previsões mais precisas quanto ao horário que o produto chegará.

Logística Reversa

O processo de devolução de qualquer produto é um dos grandes problemas de logística no varejo. O grande desafio é torná-lo tão contínuo quanto sua entrega inicial. Nesse novo cenário omnichannel, os clientes esperam poder devolver os produtos que compraram on-line na loja física ou mesmo pelo correio.

É improvável que empresas que não oferecem essa facilidade consigam fidelizar os clientes, principalmente os conhecidos millennials. Por isso, a implementação de uma sólida infraestrutura de logística reversa é imprescindível para um bom atendimento ao cliente.

Assim, estabelecer uma política clara e transparente de devolução é algo imprescindível para as empresas varejistas. Mais do que isso, é possível canalizar esforços para que tudo saia de acordo com o prometido para o cliente.

Além disso, é importante traçar estratégias para diminuir o número de devoluções. Isso inclui, dentre outras coisas:

  • Descrição precisa dos produtos vendidos pelo e-commerce, contendo fotos de diferentes ângulos, vídeos e todos os detalhes técnicos, se aplicável;
  • Controles internos eficazes para impedir o envio de produtos errados;
  • Possibilitar a retirada e devolução nas lojas físicas, mesmo quando a compra for realizada pela internet.

Existem outros pontos que podem ser adicionados, a depender da particularidade de cada produto.

Negligenciamento da transformação física

Embora a transformação digital do varejo tenha recebido a maior parte da atenção de analistas e empresas de tecnologia, as empresas devem tomar cuidado para não perder de vista a transformação física.

O método de transportar caminhões de produtos de grandes centros de distribuição para lojas ficou desatualizado. Atualmente, para conseguir maior eficiência logística no varejo, as empresas devem atualizar sua cadeia de suprimentos e redes de distribuição para competir neste novo mercado, no qual a velocidade de entrega e a redução de custo são fundamentais.

As empresas líderes estão testando novas estratégias de distribuição, na tentativa de se tornar mais ágeis e se alinharem melhor às expectativas dos clientes para entregas mais rápidas.

A utilização de ferramentas de geolocalização, como o GIS, traz importantes insights que devem ser levados em consideração. Um dos pontos a serem analisados é a possibilidade de usar armazéns estrategicamente localizados para atender a áreas onde a demanda é maior. Isso, além de aumentar a eficiência e a agilidade na entrega pode gerar uma importante redução de custos de logística no varejo.

Agora você já conhece algumas soluções para lidar com os grandes problemas de logística no varejo. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir nosso artigo intitulado “Digitalização no varejo: como, por onde começar e quais os desafios” e descubra valiosas dicas de como guiar sua empresa rumo ao varejo 4.0.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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