fbpx
 

Golpe da máquina de cartão: dicas para se proteger

golpe da máquina de cartão

Golpe da máquina de cartão: dicas para se proteger

Nos últimos anos, muitos lojistas vêm sofrendo com uma prática criminosa, conhecida como golpe da máquina de cartão de crédito. De fato, há uma variação de práticas que têm como alvo as “maquininhas”, mas uma em especial tornou-se mais comum.

O golpe consiste em trocar as maquininhas e, dessa forma, desviar o montante de todas as vendas futuras para uma conta terceira.

Continue a leitura para entender melhor como funciona o golpe da máquina de cartão de crédito e, acima de tudo, conhecer formas de como proteger a sua loja!

Como funciona o golpe da máquina de cartão de crédito

Por meio de gravações de câmeras de segurança de lojas que foram vítimas desse tipo de golpe é possível verificar como os criminosos agem.

Basicamente, eles agem em duplas e entram no estabelecimento se passando por clientes. Na hora do pagamento, eles permanecem em uma posição em que a visão do atendente fique comprometida a ponto de não desconfiar da ação.

Na hora de efetuar o pagamento, é solicitada que seja efetuado com cartão de crédito. Um os criminosos pega a máquina, como se fosse para digitar a senha, só que, de fato, ela passa o equipamento para o comparsa, que efetua a troca por um outro idêntico.

Em seguida, para que seus dados não fiquem registrados na máquina, os golpistas alegam que não foi possível efetuar a transação com o cartão e realizam o pagamento em dinheiro.

A partir desse momento, com a troca da máquina, todos os pagamentos realizados com cartão são depositados na conta de terceiro. O estabelecimento só percebe o golpe quando se der conta que os valores das vendas não estão sendo depositados.

Existe ainda uma outra modalidade deste golpe da máquina de cartão, os criminosos se apresentam como representantes da empresa que fornece o equipamento, inclusive uniformizados e com crachá.

Nesse caso, eles alegam que estão fazendo a troca de todas as máquinas, ou que precisa fazer o update de uma em específico, por motivos de segurança. Em poucos minutos, está feita a armadilha.

Dicas de como se proteger

Existem alguns procedimentos que podem ser adotados a fim de aumentar a segurança no seu estabelecimento e evitar que você caia no golpe da máquina de cartão. São eles:

Conscientização dos colaboradores

Sem dúvidas, é de suma importância alertar os colaboradores sobre o golpe e treiná-los para agir de forma segura ao manusear a máquina de cartão.

No entanto, os criminosos podem adotar abordagens imprevisíveis e, de alguma forma, aplicar o golpe sem levantar suspeitas.

Utilizar máquinas que ficam presas ao suporte

Existem suportes para máquinas de cartão que permitem certa mobilidade e, ao mesmo tempo, não permitem que a máquina seja retirada.

Mesmo assim, esse método recai sobre a mesma ressalva levantada no ponto anterior. Em casos que os bandidos se passam por funcionários da empresa distribuidora do equipamento, por exemplo, essa solução não é eficaz.

Por isso, ela deve ser aplicada juntamente com a conscientização dos colabores e uma clara definição de processos internos que devem ser adotados em caso de trocas verdadeiramente solicitadas.

Conciliação dos pagamentos efetuados por cartão

É fundamental que, ao final do dia, as empresas realizem a conciliação entre o relatório gerado por seu sistema de vendas e o demonstrativo gerado pela operadora de cartão.

Embora esse procedimento não evite o golpe da máquina de cartão, ele diminui os seus impactos, uma vez que é identificado rapidamente.

Solução de venda móvel, da NL Informática

Atualmente, existem opções modernas que podem substituir as máquinas de cartão tradicionais e, assim, evitar golpes, como a solução de venda móvel, da NL Informática.

O Venda Móvel, da NL informática, aceita as principais formas de pagamento realizadas pelos frentes de caixa convencionais. Vendas com cartões de crédito e débito, cupons, vale-presentes e vouchers, tudo em um único equipamento.

Trata-se de um sistema tecnológico moderno e atual, concentrado em um único dispositivo móvel (SmartPOS). Ele realiza impressão, leitura de cartão, além de possuir câmera para leitura de imagens e códigos diversos. Além disso, ele é compatível com as tecnologias 3G/4G e WiFi.

Ou seja, tanto o registro da venda quanto o pagamento acontecem no mesmo dispositivo. Dessa forma, ele estará sempre ao alcance visual do colaborador, o que impede o golpe da máquina de cartão.

Mesmo que os criminosos conseguissem efetuar a troca por um dispositivo idêntico, o que é muito difícil, a fraude seria imediatamente percebida, uma vez que o equipamento possui software proprietário. Isso significa que, na prática, ele só pode ser instalado com autorização da NL Informática.

Outras vantagens do Venda Móvel

Além de ser eficaz contra o golpe da máquina de cartão, o Venda Móvel possui diversas vantagens para as empresas.

Para começar, ele elimina a necessidade de espaço físico fixo para registrar as vendas e agiliza o processo de atendimento, eliminando filas e melhorando a experiência de compra do cliente.

Essa solução ainda possui suporte para e-Commerce e pode ser utilizada em vendas porta a porta e outras modalidades do varejo móvel.

Vale lembrar que o aplicativo está homologado para utilizar as tecnologias SAT, CF-e e NFCe, hoje os padrões fiscais de venda (cupom fiscal) utilizados pelos estados brasileiros.

Quer conhecer mais sobre o Venda Móvel? Então clique aqui e fique por dentro de todas as vantagens e características dessa solução de frente de caixa moderna e inteligente!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO